A Sky Airline é uma empresa aérea do segmento low cost com operações no Chile, Peru e Uruguai. Fundada no Chile, a empresa costuma oferecer tarifas competitivas, mas como toda low cost, é preciso ter muita atenção – e uma dose de sorte – para evitar problemas. Neste post eu mostro como é voar com a Sky Airline e se vale a pena.

***

Atualmente, a Sky voa de Lima para São Paulo. De Santiago para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e Salvador. A Sky também voa de Montevideo para Florianópolis e Salvador.

O meu voo foi dentro do Peru, de Lima para Cusco, a porta de entrada para Machu Picchu, operado pela divisão peruana. Viagem que foi um festival de problemas, mas vamos por partes.

Como é voar com a Sky
Vídeo: como é voar com a Sky Airline

Como é voar com a Sky Airline

Eu decidi voar com a Sky por duas razões: primeiro, eles tinham o horário que eu precisava, para chegar cedo em Cusco e aproveitar melhor o dia e segundo, para trazer aqui para vocês uma experiência de voo em uma empresa diferente, que ainda não tinha mostrado aqui no blog e no canal do Vou na Janela no Youtube.

Mas os problemas com a Sky começaram muito antes do dia da viagem. Eu comprei uma passagem com saída de Lima às 14h30 no voo 5015. Porém, poucos dias antes da partida o voo foi cancelado e fomos realocados no voo 5017 às 19h15.

Voo cancelado

Por conta disso, tive que mudar os meus planos e passar o dia em Lima. De volta ao aeroporto, achando que os meus problemas se resumiam a um cancelamento, encontrei o aeroporto mergulhado no caos.

A maioria dos voos da Sky estavam atrasados e o nosso voo para Cusco nem aparecia nas telas espalhadas pelo terminal. Os funcionários não sabiam dar qualquer explicação e o jeito foi esperar. Com duas horas de atraso, anunciaram o embarque. Mas… não tinha avião! 

Como é voar com a Sky
O caos no Aeroporto de Lima

O golpe da Sky

A funcionária da Sky passou por todos na fila pedindo para as pessoas medirem as suas malas de bordo no gabarito da empresa.

Por padrão internacional, as malas de bordo devem medir 55 cm x 35 cm x 25 cm. Menos na Sky, onde as malas da maioria dos passageiros não couberam no gabarito. Eu viajo com essa mesma mala desde 2019 e nunca tive problemas, nem na Ryanair, Easyjet ou até mesmo na AirAsia. A solução? Despachar a mala!

A minha reserva garantia o despacho de bagagem, como vocês podem ver pelo meu cartão de embarque abaixo.

Cartão de embarque da Sky

Mas, a Sky se recusou a despachar a mala no portão e disse que não despacharia no balcão, pois ela estaria fora dos padrões. Mas existe padrão para bagagem de porão? Ninguém soube responder.

Preço? 40 USD para despachar a mala, que no fim das contas, após o pagamento, eles deixaram que eu a levasse a bordo. E isso tem um nome: extorsão!

Isso mesmo que vocês entenderam, cobraram 40 USD para despachar uma mala que já tinha esse direito garantido na compra da passagem e depois deixaram a mala ir na cabine.

A cobrança abusiva da Sky

A aeronave e o voo

O voo foi operado por um Airbus A320neo bem novinho. Eles podem levar até 186 passageiros. E como nas low costs, ele é todo classe econômica e as poltronas são iguais, a diferença é que as primeiras três filas, assim como a fila número 13 possui um pouco mais de espaço para as pernas.

Como é voar com a Sky
Como é voar com a Sky? Apertado!

As poltronas são bem simples e o espaço para as pernas é mínimo, são bem duras e desconfortáveis. O estofamento também é quase inexistente, quem voou recentemente no A320neo da Avianca vai saber do que eu estou falando. Também não possuem apoio de cabeça ou qualquer item de conforto.

O ponto positivo, talvez seja um dos poucos, é a presença de tomadas elétricas, duas tomadas para cada 3 poltronas. Além do suporte para tablets e celulares. O serviço de bordo é vendido e os preços são salgados. Cheguei em Cusco por volta das 11 da noite depois de tantos atrasos e muitas dores de cabeça.

Como é voar com a Sky Airline? É melhor evitar!

A Sky voa para o Brasil com este mesmo avião. Já pensou ficar mais de 5 horas ou mais preso nesse aperto? Somando todos os problemas que eu tive, a cobrança abusiva dos 40 USD e os atrasos, eu definitivamente não recomendo voar com eles, pois se mostrou uma empresa em que não dá para confiar. Resumidamente, SKY para mim, nunca mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.