Manaus

Eu nunca tive muita vontade de conhecer Manaus e a região norte, mas por conta de uma boa oportunidade de voar no novo Airbus A350 da TAM, acabei vindo parar aqui. Manaus me surpreendeu, amei a cidade e sobretudo as pessoas. Cordialidade, gentileza e educação são só alguns adjetivos para explicar o que é o povo manauara.

Eu descobri uma cidade linda, com seus casarões coloridos e bem conservados, sua beleza natural que atrai gente de todos os cantos do mundo, comida maravilhosa e experiências únicas. Eu vi um concerto no Teatro Amazonas, nadei com botos e tive uma experiência em uma aldeia indígena. Onde mais eu poderia viver tudo isso?

Se agora você ficou com vontade de conhecer Manaus e o Amazonas, ou se já estava planejando fazer uma viagem, abaixo eu listei 6 coisas que você precisa saber antes de visitar Manaus.


6 coisas que você precisa saber sobre Manaus


É realmente quente

Você já deve ter ouvido falar que Manaus é quente e talvez o que eu diga aqui não seja nenhuma novidade para você a menos que nunca tenha vindo pra cá. Por mais que a gente esteja preparado para o calor, nada se compara ao que a gente sente aqui. Manaus é realmente muito quente, aquele calor que te abraça, é como uma leitora do Vou na Janela comentou no Facebook, “é como uma toalha quente e úmida no rosto”.

Você já sai do banho transpirando, sente o suor escorrer pelo rosto andando na rua e não adianta correr para a sombra, lá vai estar quente também. Ar condicionado é artigo de primeira necessidade, eu diria, vital para a sobrevivência.


Chove a qualquer momento

A região norte tem duas estações do ano, quando chove (o inverno) e quando não chove (o verão) e como Manaus está perto da linha do Equador, quando é verão em quase todo o Brasil, aqui em teoria é o inverno. Por conta disso, pode chover a qualquer momento, até mesmo o dia todo.

Do jeito que a chuva vem, ela também vai embora. Nos dias em que eu fiquei aqui, choveu torrencialmente todos os dias por volta das 13h. Durava uma meia hora e vinha o sol forte de novo.


O trânsito é caótico?

Antes da viagem, me disseram que o trânsito de Manaus era caótico. Se você é de São Paulo ou Rio de Janeiro, vai achar o trânsito de Manaus de boa, afinal, a gente está acostumado a centenas de quilômetros de congestionamentos sempre. Eu peguei um taxi dia desses e o taxista disse “Manaus já esta tendo até congestionamento”, juro que eu achei que era brincadeira, mas ele falava sério.

O trânsito é um pouco carregado sim, mais pela falta de largas avenidas do que pelo volume de carros.


Fique no centro

A rede de transporte urbano aqui não é a mais confortável para usar, os ônibus andam bem cheios e as vezes demora um monte para passar o próximo. Por conta disso, se hospedar próximo ao Centro Histórico, no entorno do Teatro Amazonas é a melhor opção. Dá para fazer tudo a pé, sem depender de ônibus ou táxi, que também não são caros.

A região tem uma boa oferta de restaurantes, mercadinhos, farmácias e outras comodidades.


A comida é ótima

Manaus está no meio da bacia amazônica, por conta disso, a oferta de peixes é absurda. Comer um prato com pirarucu, tucunaré ou tambaqui é muito barato. Caro aqui é comer carne de boi ou frango. E vai tudo com farinha, é você vai gostar.

Esqueça aquele açaí que você comeu no sul ou no sudeste, o açaí daqui é o verdadeiro e completamente diferente daquela coisa que comemos. Não deixe de provar os sorvetes da Glacial, a sorveteria típica daqui com sabores de Buriti, cupuaçú, graviola, pupunha, taperebá e tucumã.


Tudo gira em torno do rio

É verdade que existem estradas que ligam Manaus a outras partes do país, mas as grandes estradas do norte são os rios e o frenesi das idas e vindas fica evidente no porto de Manaus. Barcos e mais barcos com passageiros indo para Belém, Santarém ou alguma pequena comunidade igarapé a dentro. Embarcações cheias de carga que vão viajar mais de uma semana rio acima para levar suprimentos para alguma comunidade esquecida ou cruzeiros de luxo que atracam diariamente no porto.

Falando em rio, o que passa por Manaus não é o Rio Amazonas, é o Rio Negro que se junta ao Solimões alguns quilômetros abaixo e juntos, formam o Rio Amazonas. O famoso “Encontro das Águas” e falando em Rio Negro, ele tem o PH ácido e por conta disso, não tem tantos mosquitos nessa região, mas nunca deixe o repelente de lado.



Como na maioria das cidades brasileiras, Manaus não tem rede de metrô ou trens, por conta disso, um hotel de boa localização é fundamental para quem pretende visitar a capital do Amazonas. E existem duas regiões muito procuradas em Manaus, o centro histórico e a Ponta Negra

Falando do centro, que foi onde eu fiquei, Hotel Villa Amazônia bem no centro da cidade. O hotel tem uma localização mais do que excelente, ele está a apenas 2 minutos da Praça São Sebastião, coração do centro histórico da cidade com seus belíssimos casarões conservados e o magnífico Teatro Amazonas.

Outro hotel bom e barato nessa região é o Hotel Saint Paul, que fica muito perto do Teatro Amazonas. Pertinho dele ficam os ótimos Seringal Hotel e o Aldeia Hostel, para quem quer economizar.

Já em Ponta Negra eu recomendo de olhos fechados o Tropical Executive Hotel, os quartos são grandes e super confortáveis, a piscina e vista do Rio Negro são de tirar o fôlego. Além do Tropical Executive na mesma região.

Ponta Negra é uma região muito bacana, a desvantagem de ficar lá é a distância para o centro histórico.


Teatro Amazonas: uma viagem ao Brasil do ciclo da borracha
As cores de Manaus
Como é a vida dos ribeirinhos
Como é a visita a uma aldeia indígena
5 coisas que você precisa saber antes de visitar Manaus










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


12 thoughts on “6 coisas que você precisa saber antes de visitar Manaus

  1. Que legal, Fabrício. Sou amazonense que mora em Manaus e, só li verdades. Bom é assim, a pessoa conhece a cidade e depois fala com propriedade, sem estereótipos. Sucesso com o Blog! e fique a vontade p/ voltar a Manaus. Abraços.

  2. Manaus é um orgulho para o povo brasileiro,que cidade mais linda,as pessoas são encantadoras,a comida é deliciosa!!! o calor abraça a gente!!! o sol é diferente!! e os passeios!!??/ para mim foi uma experiência encantadora!! continue assim,Manaus sua lindaa!!!

  3. Oi Márcio, é isso mesmo. Manaus é muito quente. É quente no verão e quente no inverno.( chamamos de chuverno), por que chove no verão e no inverno. Mas no geral, é bom viver aqui.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.