Conheça o novíssimo Museu Nacional da Civilização Egípcia no Cairo. Veja como visitar o museu do Egito com 22 múmias de reis e rainhas.

O Museu Nacional da Civilização Egípcia é atualmente o mais novo museu do Egito e foi inaugurado em 2021. A notícia da inauguração foi ventilada na mídia internacional com a imagem emblemática do desfile que levou as múmias dos reis e rainhas desde o antigo Museu Egípio para o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia.

Entretanto, antes de aprofundar no post, não devemos confundir o Museu Nacional da Civilização Egípcia com o Grande Museu Egípcio (ou Museu de Gizé) que será o maior museu do gênero no mundo e que devia ter sido inaugurado no ano passado, mas ainda não existe previsão de abertura.

***

Se você procura mais informações para organizar a sua viagem ao Egito, como visto, transfer, questões de segurança e hospedagem, recomendo ler este post ou eu faço um resumão.

Também recomendo o vídeo que eu publiquei no canal do Vou na Janela no YouTube com o meu roteiro no Egito e dicas de segurança.

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Roteiro e dicas do Cairo

Museu Nacional da Civilização Egípcia


Se você já visitou as Pirâmides de Gizé e outros sítios arqueológicos como as Necrópoles de Saqqara e Dahshur e se impressionou com o assédio, lixo e aspecto de abandono, o Museu Nacional da Civilização Egípcia é totalmente o oposto disso.

O novo museu é organizado e moderno, um amplo espaço que guarda alguns dos mais importantes tesouros do Egito, incluindo as suas maiores riquezas: as múmias de 18 reis e 4 rainhas de várias dinastias, junto com os seus sarcófagos e vários artigos pessoais.

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Museu Nacional da Civilização Egípcia

O museu é dividido em duas partes: no subsolo – remetendo às antigas tumbas no interior das pirâmides – fica a ala das múmias e no piso principal fica um imenso salão com todas as peças em exposição.

Atualmente cerca de 1.600 peças estão em exibição, entretanto o museu possui um imenso acervo de cerca de 50 mil peças.

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Vista da parte externa do museu

Ala das múmias

Comece a visita indo direto para a ala das múmias. Na entrada vemos um imenso salão circular com telões de led nas paredes e no piso, imagens das múmias são projetadas. Este é o momento de fazer as suas fotos, já que lá dentro, é proibido fotografar ou fazer vídeos.

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Entrada da Ala das Múmias

O lugar é um pouco escuro e tem o ar pesado e fúnebre, todas as múmias estão expostas em caixas de vidro. Alguns têm um impressionante estado de conservação, conseguimos ver os detalhes do rosto, cabelos soltos ou trançados, unhas e os dentes. 

É algo que pode chocar muitas pessoas e de fato é comum as pessoas se sentirem mal. Afinal, estamos cara a cara com cadáveres, mas o fato de alguns terem até 3 mil anos, nos distancia ainda mais de que aquele corpo já foi um ser humano como nós.

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Os telões exibem imagens em alta resolução das múmias

Das 22 múmias, talvez a mais importante seja a de Ramsés II, com seus cabelos amarelados com o tempo. Os detalhes das mão, as feições… é algo realmente muito impressionante.


Do Egito antigo ao atual

O Museu Nacional da Civilização Egípcia, como diz o nome, narra a evolução da civilização egípcia dos seus primórdios até os dias atuais. E no piso principal fazemos uma viagem por essa história. 

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Salão principal do museu

Passamos pelo período pré-histórico, o faraônico, a época greco-romano, o cristão e chegamos a era islâmica e aos dias atuais.

Entre estátuas, esculturas e esfinges, algumas peças chamam a nossa atenção, como um kit de dentista de mais de 3 mil anos. Não é atoa que a civilização egípcia foi uma das mais avançadas. 

Museu Nacional da Civilização Egípcia
Alguns artefatos que ajudam a contar a história da civilização egípcia
Museu Nacional da Civilização Egípcia
Sarcófagos com até 5 mil anos de idade
Museu Nacional da Civilização Egípcia
Hoje estão em exposição cerca de 1.600 peças…
Museu Nacional da Civilização Egípcia
Entretanto, muitas peças foram resgatadas de outros museus na Europa e EUA
Museu Nacional da Civilização Egípcia
As peças com até 5 mil anos impressionam pela conservação

Como visitar o Museu Nacional da Civilização Egípcia


O museu fica ao sul do Cairo e se você não estiver com um guia, a melhor forma de chegar lá é de táxi. Mas aqui precisamos ter muito cuidado pois os golpes são frequentes. Como os carros não possuem taxímetro, é preciso negociar muito bem o valor antes de entrar no carro e mesmo assim é bem comum os taxistas mudarem o valor da corrida ao chegar ao seu destino. O Uber é uma opção, mas são poucos carros e uma dificuldade é identificar as placas pois elas estão escritas em árabe.

A entrada custa 200 libras egípcias (cerca de 42 reais) e pode ser comprada na hora. Se você estiver com um guia, normalmente eles já se encarregam de comprar as entradas.

Assim como em todos os lugares no Egito, precisamos passar por um detector de metal na entrada e uma revista. As bolsas precisam ficar no guarda-volumes.

Conforme coloquei no título, visitar o Museu Nacional da Civilização Egípcia é fundamental para compreender a evolução da civilização do país, mas sobretudo para ter a oportunidade de ficar cara a cara com 22 múmias de reis e rainhas, algumas das mais importantes do Egito.


Reserve aqui os seus passeios



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.