O que fazer em Quito

Centro histórico de Quito

Os equatorianos se orgulham em dizer que seu país tem quatro mundos em um: a região da floresta amazônica, os andes, a costa e Galápagos. E a capital, Quito, encravada do meio da Cordilheira dos Andes é o ponto de partida para explorar esse país incrível. Neste post eu vou te mostrar o que fazer em Quito em um roteiro de 4 ou 5 dias.

***

Há pelo menos cinco anos eu penso em visitar o Equador, mas apesar da curta distância para o Brasil, eu nunca encontrei tarifas favoráveis entre São Paulo e Quito. No fim de 2018 a Gol passou a voar direto para o Equador, talvez tenha sido por isso que, pela primeira vez, eu encontrasse tarifas favoráveis para Quito em outras companhias aéreas.

Quito foi para mim uma bela surpresa, eu fiquei encantado com centro histórico ricamente preservado, igrejas e catedrais belíssimas, os vulcões e lagoas cor de esmeralda. Mas algo que me deixou apaixonado foi a gentileza e educação do Equatoriano, que reflete no tratamento com os estrangeiros e na cidade limpa e bem cuidada.

O que fazer em Quito: Vulcão Cotopaxi

O que fazer em Quito


  • Explorar o centro histórico mais bem preservado da América Latina.
  • Visitar a Catedral do Voto Nacional e subir até a a Torre do Condor.
  • Subir no Vulcão Cotopaxi, o terceiro vulcão ativo mais alto do mundo.
  • Visitar o Vulcão Quilotoa e a sua lagoa cor de esmeralda.
  • Conhecer a Cidade da Metade do Mundo, onde passa a Linha do Equador.
  • Conhecer o Mirante da Virgem do Panecillo.
  • Curtir a noite em La Mariscal, o bairro mais boêmio da cidade.
  • Visitar a cratera do Vulcão Pululahua e se surpreender com a vila dentro de um vulcão ativo.
  • Conhecer o Mercado Central de Artesanias e levar uma das tradicionais máscaras para casa.
  • Se apaixonar por uma infinidade de igrejas coloniais.
  • Subir de teleférico até o mirante do vulcão Rucu Pichincha.

Centro histórico de Quito

O Centro Histórico de Quito é reconhecido como o maior e mais bem preservado das Américas. São mais de 5.000 construções preservadas entre, predinhos, casas, casarões, palácios e igrejas centenárias que se espalham por ruas e becos que sobem e descem as ladeiras dessa parte da cidade. E mais de uma centena dessas construções são tombadas como Patrimônio da Humanidade. As construções coloniais coloridas dão a sensação de que estamos em alguma cidadezinha do interior.

O que fazer em Quito
Centro Histórico de Quito

Eu reservei 1 dia para conhecer o Centro histórico de Quito e não deu nem para o começo, confesso que me senti até um pouco frustrado pois eu deveria ter reservado 2 ou 3 dias para explorar bem essa região linda da cidade. Mas ficou a vontade de voltar e certamente eu voltarei.

O que fazer em Quito
Centro Histórico de Quito

Basílica do Voto Nacional

A Basílica do Voto Nacional é a construção mais imponente de Quito, a igreja em estilo neogótico – por vezes remete à Catedral de Notre Dame em Paris – é a maior das Américas neste estilo.

Ela começou a ser construída em 1892 e só foi finalizada em 1979 com a doações dos fiéis, que incluíam de tudo, desde dinheiro até pedras.

O que fazer em Quito
Basílica do Voto Nacional

Ela é linda por fora e por dentro, isso não resta dúvidas, só que o que mais impressiona é a vista que nós temos da torre central da basílica. A entrada custa 2 dólares, a primeira etapa é de elevador, neste ponto já existe um mirante, mas a melhor vista é também a mais difícil.

Vista da Torre do Condor

Entramos por uma portinha e depois atravessamos a extensão da basílica em uma passarela de madeira entre o teto abaulado da basílica e o telhado. No fim, uma escadinha de madeira estreita e muito íngreme. Dá uma agonia que vocês não tem noção, eu fiz vários Stories mostrando, vocês podem ver aqui.

Pensa que acabou? Não! Ainda faltava a pior parte. Uma escadinha super estreita e íngreme na parte externa da basílica, a mais de 80 metros de altura. Dois lances depois e muito suor frio, chegamos a Torre do Condor, de onde temos esta vista da foto anterior.

Rindo, mas era de nervoso

É perigoso, não tenha dúvidas, se você tem medo de altura, fique no primeiro mirante. Jamais leve crianças e tome muito cuidado, pois não existe ninguém da administração da basílica para organizar a subida e a descida e é comum rolar uns congestionamentos pavorosos. Mas vale a pena.

Basílica do Voto Nacional

Igrejas e mais igrejas

Andando pelo centro histórico de Quito você vai encontrar praticamente uma igreja em cada esquina. Não é exagero, essa região da cidade abriga mais de 60 igrejas, capelas, monastérios e conventos. Todos oriundos do período colonial e refletem muito a riqueza arquitetônica daquela época.

Destaque para a Basílica do Voto Nacional, que eu já falei dela mais acima, a Catedral Metropolitana de Quito, Igreja Companhia de Jesus, Convento San Agustín, Convento Santo Domingo de Guzmán e Convento de San Francisco.

As fantásticas igrejas de Quito

Vulcão Cotopaxi

O Vulcão Cotopaxi é o mais visitado do Equador e não é pra menos, ele é o terceiro maior vulcão ativo do mundo. Isso mesmo, ativo!

O Cotopaxi fica dentro do Parque Nacional Cotopaxi, aproximadamente 60 km desde Quito e seu cume está a 5.897 metros acima do nível do mar. Eu subi no Cotopaxi e cheguei até os 4.870 metros e foi uma experiência única na vida. Caso você tenha disposição e preparo físico, é possível pernoitar no Refúgio Jose Rivas no meio da montanha antes de se aventurar até o cume.

Leia mais sobre o Cotopaxi aqui

Cotopaxi O que fazer em Quito
Cotopaxi

Vulcão Quilotoa

O Vulcão Quilotoa está a 3.914 metros de altitude e fica a 180 quilômetros de distância de Quito. Ele é considerado inativo, sua última explosão foi há mais de 800 anos foi aí que surgiu o lago famoso lago cor de esmeralda em seu interior. Esse lago é o ponto alto da visita, é possível visitar caldeira de diferentes pontos e inclusive descer até lá embaixo.

Leia mais sobre o Quilotoa aqui

Vulcão Quilotoa
Vulcão Quilotoa

Cidade da Metade do Mundo e a Linha do Equador

A história da Linha do Equador e do monumento da metade do mundo começa em 1736 quando o Equador, que na época fazia parte do Império Espanhol, recebeu um grupo de estudiosos franceses que tinham a missão de comprovar o formato da terra. E que aquele ponto na América do Sul, representaria a latitude 0°0’0″. Depois de muitos estudos ao longo de 8 anos, eles determinaram que ali sim era o meio do mundo.

A Linha do Equador é uma linha imaginária de 40 mil quilômetros que dá a volta ao redor do globo terrestre. Cruzando oceanos e 13 países, incluindo o Brasil.

A Cidade de la Mitad del Mundo é um grande parque que fica distante 13 quilômetros de Quito ou cerca de 25 quilômetros do centro histórico da cidade.

Leia mais e veja como chegar aqui

Linha do Equador O que fazer em Quito
Linha do Equador

Mirante da virgem do Panecillo

É um mirante no topo do Cerro del Panecillo, onde fica a estátua da Virgem que abençoa Quito. Lá de cima, a você terá a vista panorâmica de toda a cidade, praticamente em 360 graus.

Não tente subir a pé, a mirante fica a 3.000 metros acima do nível do mar e em Quito a gente sofre um bocado com os efeitos da altitude. Pegue um táxi ou Úber, é bem baratinho em Quito.

O que fazer em Quito
O mirante se destaca no meio da cidade

O que fazer em Quito: planejando a sua viagem


calendario

Quando ir

Em qualquer época do ano. A estação chuvosa vai de dezembro a maio e a estação mais seca vai de junho a setembro. As cidades mais altas, como Quito são bem frias, enquanto no litoral faz calor tropical.

 

carro

Como chegar

A Gol opera um serviço direto entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo e Quito. Mas você pode chegar até lá fazendo conexão em Lima (Avianca/Latam), Santiago (Latam) Bogotá (Avianca/Latam) ou na Cidade do Panamá (Copa Airlines).

 

icon1

Imigração

Tudo o que você precisa saber para chegar em Quito: Visto, imigração, e transporte do aeroporto para o hotel (clique aqui).

 

icon2

Que moeda levar

A moeda oficial do Equador é Dolar Americano, mas apesar da cotação não ser nada favorável para nós, brasileiros, o Equador é um país barato, onde o dinheiro rende bastante.

 

icon3

Como se locomover

A melhor forma de se locomover por Quito é de táxi ou Úber, que tem um ótimo preço. Por exemplo, uma corrida de La Mariscal até o Centro Histórico vai custar no máximo 3 3 dólares.

 

icon4

Onde se hospedar

Aqui no blog tem um post super completo onde eu explico os melhores lugares para ficar em Quito, recomendo a leitura aqui. Ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com. Clique aqui.


Mais posts sobre o Equador


Dicas para planejar a sua viagem para o Equador
Chegando em Quito: visto, imigração e transporte até a cidade
Onde ficar em Quito, dicas de hospedagem
Efeitos da altitude no Equador: o que fazer para combater
Vulcão Quilotoa, como visitar e o que fazer
Cotopaxi, a experiência no terceiro maior vulcão ativo do mundo
5 vulcões para visitar perto de Quito
Como visita a Linha do Equador e a cidade da metade do mundo


Onde se hospedar em Quito


Aqui no blog tem um post super completo onde eu explico os melhores lugares para ficar em Quito, recomendo a leitura aqui. Ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.

Ou confira as promoções na caixa aqui embaixo:



Booking.com


Reserve um passeio em Quito



Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


15 thoughts on “O que fazer em Quito, Equador (roteiro de 4 ou 5 dias)

  1. Acompanhei a viagem pelo Instagram e estava aguardando essa lista de o que fazer em Quito no Equador. Depois de te acompanhar mudei minha ideia sobre o destino e agora pretendo visita-lo, assim que possível. Seu artigo vai ajudar muito.

  2. eu tinha lido numa revista da latam sobre quito e já fiquei interessada e agora com esse post rapaaaa que cidade linda!! maravilhoso o interior da igreja. quero voltar a viajar pela america latina, sdds

  3. Eu sempre falei em visitar o Equador mas nunca me dispus de verdade. O fato é que, realmente, estou perdendo de conhecer um belo país! E sobre as dicas do que fazer em Quito, estou simplesmente encantada! 😘

  4. Que destino surpreendente e maravilhoso, exótico e vibrante ao mesmo tempo, quero muito conhecer e já incluí na minha lista de desejos. Tenho muita curiosidade sobre esta cidade e este país, arrasou nas fotos!

  5. Quanta coisa bacana para fazer em Quito no Equador. Taí um lugar que eu nunca tinha pensado em ir, mas fiquei bem curiosa. Principalmente com o centro histórico e com a Basílica do Voto Nacional que parece muito bonita!

  6. Fomos em julho de 2018 e gostamos muito. Realmente surpreendente. Ficamos no centro histórico e fizemos tudo por conta, sem agência (Quilotoa, Cotopaxi etc). Muito barato e agradável, certamente voltaremos. Ah, o Intiñan é muito mais interessante que o Mitad del Mundo.

  7. Olá! Adoreeeiiiii seu blog!! É muito difícil dicas tão detalhadas! Parabéns!
    Estou pesquisando sobre o Equador, mas temos 5 dias somente para viajar em fevereiro. Vc acha pouco?

    1. Olá, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Para Quito, 5 dias é suficiente sim. Você vai conseguir aproveitar bastante a cidade.

  8. Oi!

    Lindo o artigo de vocês! A gente não teve a sorte de visitar Cuenca ou Guayaquil, mas conhecemos Quito e amamos a cidade! Cada canto dela e tudo que tem pra fazer perto também!!!!

    A gente tb adorou Otavalo e algumas montanhas que fizemos ao redor de Quito, como o Illiniza Norte e o Cotopaxi!

    A gente tb tem alguns artigos do Equador no nosso site:

    — This content was automatically edited against spam —

    Grande abraço!

  9. Eu já visitei muitos países na América do Sul e há tempos ando namorando o Equador. Eu adorei esse texto e de saber que Quito vale mesmo alguns dias como eu bem imaginava. Quando pudermos viajar novamente, pretendo tirar o Equador do mundo dos sonhos e ver o país de perto. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.