ônibus de dois andares

O que fazer em Londres

É impossível pensar em Londres e não fazer uma associação da cidade com seus tradicionais ônibus de dois andares.

É impossível pensar em Londres e não fazer uma associação da cidade com seus tradicionais ônibus de dois andares. Os routemaster começaram a circular no pós guerra, lá na década de 50 e foram aposentados em 2005, pois os anos deixaram os ônibus vermelhos obsoletos e ultrapassados.

Desde então, os Routemaster foram substituídos por novos modelos de visual futurista e também de dois andares. Os antigões foram para museus e muitos para operadores de turismo que oferecem o passeio por um bom punhado de libras, os preços giram de £40 a £55 libras dependendo do horário, uma pequena fortuna para o nosso bolso.

Mas o que pouca gente sabe é que duas linhas operadas pelos tradicionais ônibus de dois andares foram mantidas, a linha 15 que vai da Tower Hill a Trafalgar Square e a linha 9 que vai da Trafalgar Square até o Albert Hall passando por Buckingham e o Hyde Park.

Ou seja, por £1.50, que você pode pagar em dinheiro ou pelo Oyster Card, você faz um belo passeio em um autêntico ônibus londrinho de dois andares por um roteiro que passa por lugares incríveis de Londres.

Os novos Routemasters
Os novos Routemasters

Roteiro pelos ônibus de dois andares


Linha 15 – Tower Hill a Trafalgar Square

A linha 15 parte de um ponto pertinho da Torre de Londres e a melhor maneira de chegar até lá é de metrô. Saindo na estação Tower Hill (District ou Circle Line), vire à direita, atravesse a rua pela passagem subterrânea, suba a escada à esquerda e você já vai ver o ponto de onde sai a linha 15.

Os ônibus passam a cada 15 minutos entre as 9h30 e 18h30, a viagem da Tower Hill a Trafalgar Square dura exatamente 25 minutos, claro, pode acontecer um atraso vez ou outra mas sabe a pontualidade britânica? É isso aí.

Linha 15
Linha 15

Como essa linha é muito usada também pelo pessoal que trabalha na city, area mais “business” de Londres, o routemaster reveza com os ônibus convencionais, mas é só esperar um de dois andares aparecer.

A linha passa pelo grandioso Port of London Authority Building, a Torre de Londres, logo mais a frente a gente vê a All Hallow Church, a igreja mais antiga da cidade que foi construída em 675 (isso mesmo).

O ônibus segue pela city, passando pertinho do Gherkin, aquele prédio em formato de pepino, mais a frente o The Monument, uma coluna e que lá de cima a gente tem uma ótima vista dessa região de Londres (leia mais).

Routemaster clássico por dentro
Routemaster clássico por dentro

O busão entra pela King William Street, que fica pertinho da London Bridge, mais a frente fica a Catedral de St.Paul e eu recomendo muito a visita. De frente a igreja fica a Millennium Bridge, a ponte que atravessa o Tâmisa e vai até a Tate Modern.

Logo a frente fica outra igreja, a St.Bride’s Church, as antigas sedes dos jornais Daily Express e The Telegraph. Entrando pela Strand vem o Temple Bar Monument, mais igrejas lindas, o Somerset House que é um museu muito bacana.

Antes de chegar na Trafalgar Square o routemaster ainda passa em frente ao Savoy Hotel, o mais luxuoso e caro de Londres.

Chegada na Trafalgar Square
Chegada na Trafalgar Square

Antes de pegar o ônibus número 9, vale fazer um passeio pela Trafalgar, visitar a National Gallery e fazer um lanchinho no Café in the Crypt, que fica no portão da igreja de St.Martin.

Ou se você quiser uma opção mais barata, embaixo da National Gallery fica o Café on the Square que eu super recomendo também.


Linha 9 – Trafalgar Square ao Albert Hall

Na linha 9, os ônibus de dois andares saem da Trafalgar Square e vão até o Albert Hall, mas essa mesma linha também é operada por veículos mais novos que saem da Aldwych Somerset House, passam pela Trafalgar e vão além do Albert Hall, até Hammersmith. É só ficar ligado.

Saindo da Trafalgar Square, a linha 9 passa pela parte mais “Real” de Londres, o palácio de St.James, perto do Palácio de Buckingham, atravessa o Green Park, vira na esquina do Hyde Park e segue pela lateral do parque passando pertinho da Harrods em Knightsbridge.

O ônibus segue por essa parte linda (e muito muito rica) de Londres, passa pelo Victoria and Albert Museum e termina no Albert Hall. Os ônibus normais ainda passam pelo Palácio de Kensington antes de chegar ao ponto final.

Linha 9 em frente ao Albert Hall
Linha 9 em frente ao Albert Hall

Descendo no Albert Hall, vale visitar o lugar, quando possível, pois se estiverem preparando algum espetáculo a entrada fica proibida. Em frente ao Albert Hall fica o memorial do Príncipe Albert dentro do Hyde Park.

A minha dica é explorar essa área do parque e logo na frente ficam os Jardins de Kensington. É até redundante dizer que essa é uma região linda de Londres já que tudo lá é absurdamente bonito, mas é de cair o queixo.


Onde ficar em Londres


Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar em Londres e onde evitar. Clique aqui.

Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.
Veja aqui a relação completa de hotéis em Londres



Booking.com



Onde ficar em Londres
Como usar o metrô de Londres
Imigração no aeroporto de Heathrow
10 dicas para iniciantes em Londres
Como chegar a Stonehenge


O que fazer em Londres (roteiro de 4 ou 5 dias)
O que fazer em Londres sem gastar nada
30 coisas para fazer em Londres
7 parques e jardins em Londres para conhecer
Um passeio por Canden Town
Como andar nos ônibus de 2 andares de Londres
Londres e a Agulha de Cleópatra
Como é o passeio pela London Eye
Um passeio pelos subterrâneos de Londres
5 lugares para ver Londres de cima
Troca da guarda no Palácio de Buckingham










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


2 thoughts on “Passeio econômico nos ônibus de dois andares de Londres

  1. Tô boba com esta dica! Nunca pensei que os ônibus de dois andares pudessem ser assim tão em conta.
    Vou tentar fazer estes passeios e seguir este seu roteirinho na minha viagem em agosto 2018.
    Depois te conto.
    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.