Internet no Laos: que operadora usar, vale a pena comprar um chip?

Internet no Laos

Apesar do Laos ser um dos países mais pobres do mundo, usar a internet no Laos foi mais fácil do que em muitos países mais desenvolvidos, como a Indonésia e Malásia. Claro, vamos levar em consideração que o Laos é um país onde a infraestrutura tecnológica e turística é bem precária, mas a facilidade de conseguir um chip de internet no Laos me surpreendeu.

Eu cheguei no Laos vindo da Tailândia e desembarquei na cidade de Luang Prabang (leia mais aqui). Já no desembarque, depois das áreas de visto e imigração, mais precisamente em frente as esteiras de bagagem ficam 3 balcões das companhias que oferecem telefonia e internet no Laos.

Aí bate aquela dúvida né? Qual delas escolher e eu não tinha pesquisado nada a respeito. Bom, considerando que o preço delas era o mesmo, esse já não seria um fator de determinante para a escolha.

Do meu lado tinham alguns cidadãos do Laos desembarcando e lá fui eu perguntar qual das operadoras eles me recomendavam e eu acabei optando pela ETL (etllao.com), uma companhia pública que oferece telefonia e internet no Laos.

Tinham vários pacotes por dias de utilização e velocidade 3G, não existe rede 4G no Laos. Por um pacote de uma semana eu paguei 300 Bahts – sim, eles aceitam a moeda da Tailândia –  e esse pacote na prática custou menos de 30 reais para uma semana e dados ilimitados, alguns minutos de ligação local e um pacote de SMSs que nem pensei em usar, na verdade, quem ainda usa isso?

No próprio balcão o funcionário instalou e configurou o chip, na maior facilidade e já saí dali usando a internet.


E como é a internet no Laos?


Bom, resumidamente, dá para usar, postar uma ou outra foto no Instagram mas a velocidade é ruim. Tentei postar alguns Stories no perfil do Vou na Janela no Instagram mas demorava uma eternidade para o vídeo de 10 segundos ser enviado e mais uma pequena eternidade para ser carregado.

Para usar o Google Maps funcionava bem, claro, o app do Google não exige muita banda, mas usar o Facebook era quase impossível. Aí eu fui conversar com outros turistas – que usavam outras operadoras – e a reclamação era a mesma.

Vale dizer também que nem no hotel a internet era boa. Dava pra usar, mas lembrava uma internet discada melhorada.

Internet no Laos é precária, mas quebra um galho. Para quem tem necessidade de se manter conectado, dá pra usar, mas não espere muita coisa.

***


Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.

Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.

Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.

Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.

Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.


Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang


O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas


O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.