O que fazer em Marrakech Onde se hospedar em Marrakech

Marrakech

Marrakech é uma cidade com muitos lugares interessantes para visitar, quem quiser sair da cidade, ainda existem vários tours pelo...

Marrakech é uma cidade com muitos lugares interessantes para visitar, quem quiser sair da cidade, ainda existem vários tours pelo deserto que são vendidos em qualquer esquina da cidade e até mesmo os hotéis podem arranjar um tour de última hora.

Mas se você, assim como eu, resolver ficar na só na cidade, existem vários lugares interessantes para conhecer.


O que fazer em Marrakech


Medina

A Medina é a parte mais antiga das cidades árabes e o coração de Marrakech. Um aglomerado de casas, riads, comércio de todo o tipo distribuídos em um labirinto de ruas, becos e vielas. Tudo isso cercado com grandes muralhas que protegiam as cidades séculos atrás.

O melhor lugar para começar a sua visita por Marrakech é na Medina, melhor ainda se você se hospedar em um tradicional riad no centro da cidade antiga.

Muros da Medina
Muros da Medina

São milhares de lojas e tendas que vendem de tudo, do mais tradicional artesanato marroquino até as mesmas quinquilharias chinesas de qualquer camelódromo. Muitas opções de comida, pães maravilhosos e doces. O marroquino come muito doce e eles são ótimos. Vale provar também o tradicional chá marroquino de hortelã.

Mas na Medina precisamos ter cuidado com os golpes, preços abusivos e muito cuidado para não ser atropelado pelas motos, bicicletas e carroças que passam pelos becos estreitos se espremendo entre as pessoas.

Lá dentro é um labirinto
Lá dentro é um labirinto

Praça Jamaa el-Fnaa

No centro da Medina fica a praça principal da cidade, é na Jamaa el-Fnaa onde a loucura que é Marrakech fica mais evidente. No centro dela ficam as barracas vendendo artesanato, frutas, comidas e artigos de beleza, como os famosos óleos de argan.

No entorno dela ficam os becos que levam até os Souks, os mercados mais antigos da cidade e em muitas partes só frenquentados pelos marroquinos. Na praça Jamaa el-Fnaa ficam também alguns cafés com ótimos terraços que proporcionam uma excelente vista da cidade e bem afastados da muvuca.

Alguns becos indicam a direção da praça
Alguns becos indicam a direção da praça

Na praça você vai ver também muitos macacos acorrentados esperando os turistas para tirarem uma foto. Os animais claramente desesperados com as correntes e muito agressivos.

Também vi um homem com várias corujas em uma gaiola com as asas cortadas, além dos domadores de cobras com suas najas “hipnotizadas”.  A exploração animal é algo realmente muito triste no Marrocos.

Alerta de golpe: alguns comerciantes tentam te enrolar para não devolver o troco de alguma compra, tentam te fazer comprar mais e mais. Seja firme e exija seu dinheiro.

É uma praça, mas carros, motos e charretes passam livremente
É uma praça, mas carros, motos e charretes passam livremente
Praça Jamaa el Fna
Praça Jamaa el Fna

Souk

Nos Souks mais tradicionais a gente consegue ter uma imagem mais crua da tradicional vida marroquina. São quilômetros de lojas, mercados, trânsito caótico de motos e bicicletas, além da sujeira e do esgoto.

O Souk não é o tipo de lugar que agrada a todo tipo de turista, mas para quem quiser se aventurar, ligue o botão do desapego.

Alerta de golpe: Se você tirar uma foto onde apareça alguma banca ou loja, é bem provável que o comerciante venha atrás de você pedindo dinheiro.

maroccos05
Souk
maroccos04
Cuidado pra não ser atropelado

Mesquita da Koutoubia

A Mesquita da Koutoubia é o principal cartão postal de Marrakech, é como se fosse a Torre Eiffel deles. Um templo religioso construído no século XII imponente e em perfeito estado de conservação. De vários pontos da cidade a gente consegue ver o minarete, que é a torre da mesquita, e um ótimo ponto de referência para se localizar.

A entrada só é permitida para muçulmanos, mas dá para passear na praça no entorno da mesquita e nos jardins que ficam atrás e do lado esquerdo dela.

Alerta de golpe: na frente da praça ficam uns caras vestidos com roupas tradicionais que se oferecem para tirar fotos e depois tentam extorquir uma pequena fortuna.

marrocos07
Mesquita vista do jardim que fica atrás dela
marrocos06
Minanete

Palais de la Bahia

Esse foi o lugar mais bonito que eu visitei em Marrakech, o Palais de La Bahia fica dentro da Medina e é um sopro de sossego no meio do caos da cidade.

O palácio foi construído no século XIX e todo no estilo arquitetônico conhecido como árabe-andaluz, com muitos padrões de azulejos de zellige coloridos revestindo o piso e as paredes do palácio. Os tetos são de madeira com ricos detalhes entalhados e muito ornamentados.

Pátio do riad
Pátio do riad

O Palais de la Bahia tem 150 cômodos, entre salas, salões e quartos e a gente consegue visitar os muitos deles.

Logo após a entrada tem um pátio lindo, muito decorado, com uma fonte e muitas plantas de um verde surreal.

Outro ponto alto é o pátio central, enorme e todos em ladrilhos azuis e com detalhes de madeira em amarelo. Passando por ele chegamos a um belíssimo jardim, com várias salas ricamente decoradas no seu entorno.

A entrada custa 10 Dirhams (1 Euro) e abre todos os dias das 8h às 17h.

Leia mais:
Palais de la Bahia, o lugar mais bonito de Marrakech

Pátio traseiro
Pátio traseiro

Jardim de Majorelle e Yves Saint Laurent

Para mim, é o segundo lugar mais bonito de Marrakech, o Jardim de Majoelle foi criado pelo pintor francês Jacques Majorelle quando em uma visita ao Marrocos ele se apaixonou pela cidade e comprou uma área onde construiu uma casa no estilo mouro e seu belíssimo jardim.

Depois da morte dele nos anos 60, o estilista francês Yves Saint Laurent em visita a Marrakech com o então companheiro Pierre Bergé, compraram a propriedade para evitar que ele fosse destruída para a construção de um hotel.

Cactus gigantes
Cactus gigantes

Saint Laurent passou a morar na casa e cuidar e ampliar o jardim, que ganhou espécies de todo o mundo, inclusive do Brasil. É lá que fica o memorial ao Yves, onde parte de suas cinzas foram espalhadas e o lugar é marcado por uma coluna romana.

Os jardins são lindíssimos e a casa é pintada em um tom de azul incrível com janelas amarelas e detalhes em outros tons de azul. Existem lagos, canais, muita sombra e cactos gigantes.

Hoje parte da casa pode ser visitada, o estúdio de Jacques Majorelle foi transformado em museu da arte berbere, com muitas peças que foram do Saint Laurent.

A entrada custa 70 Dirhams para visitar o jardim e 30 Dirhams para visitar o museu. O Jardim de Majorelle abre todos os dias das 8h às 17h30 (entre 01 de outubro e 30 de abril); das 8h às 18h (entre 01 de maio e 30 de setembro) e das 9h às 17h durante o Ramadan.

Leia mais:
Jardim Majorelle e a casa de Yves Saint Laurent em Marrakech

Jardim Majorelle
Jardim Majorelle

Ensemble Artisanal Marrakech

Pertinho da Mesquita da Koutoubia fica um complexo com dezenas de lojas de artesanato marroquinho mantido pelo governo e onde não existe o assédio dos vendedores e o preço praticado é muito barato.

Tudo que é vendido ali é original, muitas peças são produzidas ali mesmo, na nossa frente. Eu comprei um tapete lindo de 2 metros por 15 euros. Incrível!

O lugar funciona em um prédio antigo, com uma entrada lindíssima cheia de padrões em azulejos e um pátio com cafés e restaurantes. Ele não aparece nos guias e talvez por conta disso, seja tão tranquilo e agradável.

Ensemble Artisanal Marrakech
Ensemble Artisanal Marrakech

Medersa Ben Youssef

O lugar é uma antiga madrassa, uma escola muçulmana considerada uma das mais bonitas do Marrocos e que hoje funciona como museu. A escolha foi construída em 1570, passou por algumas reformas nos séculos seguintes, fechou nos anos 60 e reabriu como museu em 1982.

Pela entrada, uma porta simples em uma das vielas da Medina, a gente não imagina a beleza escondida em seu interior. Ao passar pela porta choque visual do pátio principal com azulejos verdes, uma fonte em mármore e muitos detalhes esculpidos em madeira embaixo de um céu incrivelmente azul fazia aquilo brilhasse ainda mais.

Pátio principal
Pátio principal

O silêncio em contraste com o barulho intenso da Medina faz com que a Madrassa seja um oasis no meio de Marrakech. Andamos por corredores, antigas salas de aula, chegamos a um grande salão de orações com teto abobadado, ricamente decorado com inscrições islâmicas, azulejos de zellige nos padrões mais bonitos e os tetos de estuque que parecem como estalactites.

O melhor horário para visitar a Madrassa é de manhã, quanto mais cedo melhor para evitar o maior movimento de turistas.

A entrada custa 20 Dirhams (2 Euros) e abre todos os dias das 8h às 17h.

Site: medersa-ben-youssef.com/en

Detalhe de um dos corredores
Detalhe de um dos corredores

Túmulos Saadianos

O lugar é um grande cemitério, com um complexo de túmulos do final do século XVI da antiga dinastia do sultão Ahmad al-Mansur Saadi e curiosamente ficaram fechados por séculos e só foram descobertos em 1917.

Em frente a região dos túmulos fica um jardim onde todos os antigos guerreiros e serviçais do sultão foram sepultados. Diz a lenda que após a morte do sultão, todo o seu séquito foram mortos para acompanhar o sultão no pós morte.

A entrada custa 10 Dirhams (1 Euro) e o lugar fica aberto das 9h às 16h45.

Túmulos Saadianos
Túmulos Saadianos

Deserto do saara

Quem vai a Marrakech pode extender a viagem para conhecer a parte marroquina do Deserto do Saara. A cidade de Merzouga, ponto de partida para conhecer o deserto fica distante cerca de 560km de Marrakech. Não é uma viagem de bate-volta, mas é possível fazer e o blog Caminhos me Levem tem um post explicando tudinho.


Onde ficar em Marrakech


Eu escrevi um post onde eu explico detalhadamente quais as melhores áreas de Marrakech para se hospedar. Dentro ou fora da Medina e as melhores opções.

Entretanto, coloco aqui embaixo alguns riads e hotéis que eu recomendo em Marrakech.

Eu me hospedei no Monriad e eu fiz um post detalhado sobre a minha estadia lá, vocês podem ler clicando aqui.

Pertinho da Praça Jamaa El Fna fica um dos Riads favoritos dos brasileiros, o Riad ILayka. Extremamente confortável, é uma verdadeira experiência em um Riad marroquino. Recomendo de olhos fechados.

No coração da Medina e em uma rua bem segura, o destaque é o fantástico Riad Zolah. Ele é um pouco mais caro que os dois anteriores, porém você terá um Riad com conforto de hotel 5 estrelas, recomendo de olhos fechados. Assim como o Riad Camilia, que é famoso pela hospitalidade impecável.

Fora da Medina, eu recomendo o La Maison Arabe Hotel, um das acomodações que e recomendo fora da Medina. Ou o Hotel & Ryads Barrière Le Naoura, que inclusive tem uma belíssima piscina para os dias de calor marroquino.


Reserve um passeio em Marrakech



Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Dicas do Marrocos para a sua primeira viagem
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar
Como é viajar de trem pelo Marrocos
10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei


O que fazer em Marrakech
Guia de Marrakech
Onde ficar em Marrakech
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Palais de la Bahia
Jardim de Majorelle casa de Yves S.Laurent
Compras nem Marrakech
Medina e o Souk de Marrakech


O que fazer em Casablanca


Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


1 thought on “O que fazer em Marrakech, no Marrocos em 2 dias

  1. Uma experiência tão incrível. O guia de turismo foi tão adorável e acessível, vimos muito em nosso caminho e foi uma boa maneira de conhecer pessoas. A primeira noite é um lindo hotel com piscina e a segunda noite é no acampamento no deserto. Lá tínhamos o pessoal marroquino tocando bongô e dançando sob a luz da lua. No geral foi tão incrível que eu recomendo a ninguém. Obrigado Mohamed nosso motorista e guia turístico, obrigado por Your trip in Morocco pelo excelente serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.