Elevador de Santa Justa e o melhor pôr do sol de Lisboa

Santa Justa Imigração em Lisboa

Lisboa é conhecida também como a cidade das sete colinas, verdade que andar por Lisboa pode ser um sobe e desce sem fim e por conta disso, a cidade conta desde o final dos anos 1800 com alguns elevadores que ligam a parte baixa aos bairros altos e um deles é o Elevador de Santa Justa.

O elevador também é conhecido como Elevador do Carmo, pois ele liga a rua de Santa Justa na baixa ao Largo do Carmo, no bairro alto.

Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa foi inaugurado em 1902, um projeto neogótico do engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, por muitas vezes foi associado a Gustave Eiffel, mas historiadores defendem que nunca existiu nenhuma ligação entre a construção do elevador lisboeta com a famosa torre parisiense.

O elevador é lindo, um cartão postal, a viagem dura poucos segundos, nem tem muita graça, a não ser pela cabine antiga de madeira nobre que preserva a história de uma época distante.

Mas o que torna Santa Justa especial é o mirante de onde a gente consegue ter uma vista incrível de Lisboa, a minha favorita e ainda o pôr do sol mais bonito da capital portuguesa, e essa é a dica, vá mais pelo fim do dia e você não vai se arrepender.

Lá de cima, a gente tem uma vista de toda a Baixa-Chiado, Praça da Figueira, Alfama, Castelo de São Jorge e do Rio Tejo.

A vista

Vista da passarela que une o elevador ao Largo do Carmo

Vista da passarela que une o elevador ao Largo do Carmo


A foto clássica

A foto clássica


Igreja da Sé

Igreja da Sé


Rio Tejo

Rio Tejo


Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge


Praça da Figueira

Praça da Figueira


Rio Tejo

Rio Tejo


Escadinha vertiginosa

Escadinha vertiginosa


Alfama

Alfama


Quanto custa


A viagem ida e volta com acesso ao mirante custa 5 euros, você pode até achar caro, mas a vista compensa e o melhor é que ele não fica abarrotado de gente. Só o acesso ao mirante custa 1,50 euro. Só a subida do elevador por ser paga com os cartões Viva Lisboa e Lisboa Card, mas não dão acesso ao terraço, que é onde está a graça.

O elevador da Santa Justa funciona todos os dias das 7h30 às 23h (de março a outubro) e 7h30 às 21h (de novembro a fevereiro). Já o mirante funciona das 9h às 23h (de março a outubro) e das 9h às 21h (de novembro a fevereiro).


Como chegar ao Elevador de Santa Justa


Para quem está na baixa, basta seguir até o fim da Rua de Santa Justa, no centro de Lisboa. Não tem erro, de longe a gente vê o elevador. Fica perto das estações de metrô do Rossio e Baixa-Chiado.



Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.