Vá com Seguro Viagem – Saiba Como Escolher a Melhor Cobertura!

Família comprando seguro viagem online

Este artigo foi criado pela equipe TripHero para uso exclusivo do blog Vou na Janela.

Viajar é uma das melhores coisas do mundo, certo? Mas, ir sem um seguro viagem pode deixar com que o seu passeio se torne uma grande dor de cabeça.

Afinal, ao planejar uma viagem, muitas pessoas priorizam a compra da passagem, escolha da hospedagem ou programação do roteiro, e acabam deixando para pesquisar sobre o seguro de última hora.

Além disso, ainda existem aqueles viajantes que não se preocupam com o seguro e, muitas vezes, embarcam sem contratá-lo, o que pode tornar a viagem muito arriscada. 

Apesar de que ninguém viaja esperando que imprevistos aconteçam, ficamos suscetíveis a situações inesperadas que podem prejudicar o desenvolvimento da aventura. 

Então, neste artigo, trazemos 5 dicas de melhores coberturas e valores para o seu seguro viagem, além de apontarmos a diferença entre seguro viagem via cartão de crédito e seguradora. 

Tudo isso para deixar o seu passeio mais seguro e tranquilo. Confira!


5 Dicas para Escolher o Melhor Seguro Viagem


1. Verifique as Regras e Exigências do País ou Estado de Destino

O primeiro passo para contratar um seguro viagem, é pesquisar quais são as regras e exigências de entrada no país de destino. 

Isso porque cada país pode determinar se o seguro viagem é obrigatório ou não. Além disso, também é possível que eles determinem quais são as coberturas e valores necessários para ingresso.

Assim, muitas vezes, a própria seguradora pode te ajudar nessa etapa, oferecendo um pacote que já contemple todas essas obrigatoriedades.


2. Compare Diferentes Pacotes e Coberturas

Depois de saber quais são as exigências básicas de ingresso em cada país ou estado, comece a pesquisar e comparar diferentes coberturas para, assim, inserir os adicionais necessários.

Nessa etapa, é muito importante que sua escolha não seja guiada apenas pelo preço. Avalie o custo-benefício de cada seguro viagem antes de contratá-lo.

Veja, a seguir, a lista de coberturas básicas e adicionais do seguro viagem TripHero:

Coberturas Básicas:

  • Despesas médicas e hospitalares
  • Despesas odontológicas emergenciais
  • Regressos e traslados
  • Invalidez e morte

Coberturas Adicionais:

  • Perda, roubo, dano ou extravio de bagagem
  • Cancelamento da viagem
  • Despesas farmacêuticas
  • Assistência jurídica
  • Seguro Covid-19
  • Cancelamento ou atraso do voo

3. Leve em Consideração as Características da sua Viagem

Para escolher um seguro de viagem adequado, é necessário que você leve em consideração as características da sua viagem. Por exemplo, a data de embarque e retorno, meios de transporte para deslocamento e o tipo de atividade que você pretende realizar.

Além disso, faça uma pesquisa rápida de quanto custa as despesas médicas e hospitalares no local de destino. Assim, fica mais fácil escolher uma cobertura com valor adequado ao país ou estado que você vai visitar, sem precisar arcar com as diferenças de preço.

Por exemplo, se você vai viajar para os Estados Unidos e lá, a média de gastos hospitalares é de 15 mil dólares, é importante que a cobertura “Despesas Médicas e Hospitalares” do seu seguro viagem garanta esse valor ou mais.

Esse levantamento de informações também é importante na hora de definir o pacote, já que é isso que vai determinar as coberturas e seus preços e garantir tranquilidade ao seu passeio.


4. Gravidez ou Doenças Preexistentes

Caso você vá viajar grávida, a atenção na hora de contratar um seguro precisa ser redobrada! Por isso, verifique se o seguro viagem contratado oferece as coberturas específicas.

Além disso, os planos podem determinar um limite de tempo de gestação ou de idade da mulher grávida. Esteja atenta a todos esses detalhes antes de contratar o seu seguro.

O mesmo vale para quem vai viajar e possui doenças preexistentes. Afinal, nem todos os pacotes cobrem esses casos específicos. Por isso, leia a apólice completa do seu seguro viagem e tenha certeza sobre seus direitos


5. Disponibilidade de Cobertura para COVID-19

Casal viajando com seguro viagem COVID-19

Imagem: Unsplash (Gabriella Clare Marino)

Desde que as fronteiras reabriram, diversas medidas foram determinadas para que os viajantes pudessem voltar a viver suas aventuras com segurança. 

Por isso, agora, a maioria dos países exige uma cobertura específica para tratamentos para COVID-19 durante a viagem. Então, verifique qual é o valor de cobertura estipulado pelo seu destino e lembre-se: a cobertura para COVID não está incluída nas Despesas Médicas e Hospitalares.

Por isso, seu seguro deve conter uma cláusula exclusiva para esta situação, com o respectivo valor estipulado pelo país discriminado no documento.

Mesmo que o seu destino não exija essa cobertura, recomendamos que você peça para incluí-la no pacote. Assim, fica mais fácil se proteger e também cuidar das pessoas ao seu redor.

Mas, fique atento, o seguro viagem COVID-19 cobre apenas as despesas e testes realizados após um diagnóstico positivo detectado no seu destino. Assim, não cobre as despesas com os testes PCR exigidos para ingressar em alguns países.


Seguro Viagem via Seguradora ou Cartão de Crédito?


Alguns cartões de crédito oferecem pacotes deseguro viagemgratuitos. 

No entanto, cobrem somente 30 dias de viagem e não são personalizáveis como os oferecidos pelas seguradoras. Isso significa que, o seguro oferecido pelo cartão, pode não ser o ideal para a sua viagem.

Além disso, é necessário ter um tipo específico de cartão e utilizá-lo para comprar a passagem aérea.

Por isso, o mais recomendado é contratar o seguro através da seguradora. A empresa será capaz de te orientar quanto às exigências do país e te oferecer as coberturas ideais para o tipo de viagem que você pretende realizar. 

E então? Ficou mais fácil saber o que considerar ao contratar o seguro ideal para você? E, o mais importante, não embarque sem o seu seguro de viagem! 

A equipe do TripHero está à disposição para tirar outras dúvidas e te enviar um orçamento. Faça uma cotação em 30 segundos!


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.