Coronavírus: Não é a hora de pensar em viajar, fique em casa!

O mundo parou! A frase é forte, porém, legítima. A pandemia do Coronavírus fechou fronteiras, isolou países, deixou em solo centenas e talvez milhares de aeronaves em esfera global. 

Enquanto eu escrevo esse post, diversos países já tomaram medidas rigorosas para reduzir  a propagação da doença. O Estados Unidos limitou a entrada de pessoas vindas da Europa, o Canadá pretende fazer o mesmo. Por sua vez a União Europeia pode fechar as fronteiras por 30 dias. Países da América do Sul como Argentina, Chile, Peru e Equador fecharam as suas fronteiras e a tendência é que a lista aumente significativamente.

Não é racional manter planos de viagens a curto e médio prazo. Não é inteligente viajar agora, mesmo para países que continuam abertos, pois tudo pode mudar a qualquer momento. Estamos acompanhando grandes mudanças no mundo em tempo real, as regras chegam sem aviso prévio e todos podem ser pegos de surpresa.

Não é a hora de pensar em viajar, fique em casa!

Museus, atrações e restaurantes fechados são situações contornáveis. Mas fronteiras fechadas, interrupções de voos e até a imposição de quarentena ao desembarcar em algum país são possibilidades reais. 

Não sabemos quando tudo isso vai acabar, porém, quando o Covid-19 for contido, o estrago será grande, principalmente para o setor de viagens. Adiar uma viagem e não cancelar ajudaria o setor, se possível, faça isso. Tal medida ajudaria empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos. O problema é que algumas empresas, principalmente muitas companhias aéreas, que insistem em não flexibilizar as remarcações. 

Não planeje nenhuma viagem pelo menos até meados de maio. Mantenha-se informado sobre a situação no Brasil ou nos países que pretende visitar. 

O momento é para ficar em casa e se cuidar para
ajudar a conter a propagação do Covid-19 no Brasil.
É o papel de cada um, no esforço de todo mundo. 

Eu tinha várias viagens planejadas para o primeiro semestre deste ano: Argentina, Uruguai, Romênia, Itália, Nepal e Butão. Todas foram canceladas. O Vou na Janela é o meu trabalho, eu dependo dele para pagar os boletos, que continuarão chegando. Mas seria irresponsabilidade minha estimular qualquer tipo de viagem no momento em que estamos vivendo.

Ninguém gosta de interromper os planos de uma viagem tão esperada, porém é o mais importante a ser feito agora.


E não custa dizer


O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas básicas de higiene e a principal delas é lavar bem as mãos até o pulso com água e sabão. Secar preferencialmente com toalhas de papel e nunca levar a mão suja ao rosto.

Álcool gel serve para quando a gente não conseguir lavar as mãos, que também pode ser usado para limpeza de superfícies e objetos. Para a limpeza doméstica, a recomendação é o uso de produtos de limpeza, preferencialmente a água sanitária (uma parte para 9 partes de água).

Máscaras são recomendadas somente para quem apresenta os sintomas. Cobrir boca e nariz ao espirrar e lavar as mãos imediatamente. Outra recomendação é utilizar lenço descartável para higiene nasal.

E o mais importante neste momento é evitar aglomerações, a viagem, o barzinho com os amigos, a baladinha podem esperar.

***

Pessoal, estamos vivendo em uma situação nunca antes vista. Não é momento para baixar a guarda, mas não precisa ter histeria. Estocar coisas como papel higiênico não vai ajudar em nada e pelo contrário, vai aumentar a histeria desnecessária. É hora de pensar no coletivo e manter o consumo consciente, não é o momento para comportamentos egoístas.

Força e vamos passar por essa =)


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder março 17, 2020

    Deivson

    Só queria dizer que você é orgulho demais do sobrinho ♥️

    • mm
      Responder março 17, 2020

      Fabricio Moura

      Precisamos ser responsáveis sempre <3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.