Malba: Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires

Malba

O Malba já foi muito comparado com o Museu de Arte Moderna de Nova York devido a sua importância, mas claro, o museu argentino está bem longe em termos de dimensões e de obras do MoMA, mas ambas as instituições tem o mesmo discurso: trazer o que há de mais importante em termos de arte moderna, movimentos vanguardistas e sem deixar de lado os clássicos.

O prédio do museu foi inaugurado em 2001 e foi o primeiro prédio construído na cidade com a finalidade de abrigar um museu. E junto da abertura, vieram um turbilhão de críticas pois milhares de dólares foram gastos num momento em que a Argentina vivia a sua pior crise.

Fachada do Malba

Fachada do Malba

Mas os anos passaram, a situação da Argentina melhorou e o Malba se firmou com um dos principais museus de arte da América Latina. Em seu acervo tem Frida Kahlo com Autoretrato con Chango y loro de 1942, é o surrealismo mexicano muito bem representado nesse autorretrato com os temas favoritos de Frida: pássaros e macacos.

Fernando Botero é bem representado com Los Viudos, de 1968, além de Ernesto Deira, Guilhermo Kuitca, Antonio Berni e o nosso Abaporu, de Tarsila do Amaral. O Malba sempre exibe grandes mostras e exposições, além de um ótimo cinema que funciona de quinta a domingo exibindo clássicos, cults e filmes argentinos.

O prédio não é dos maiores, mas bem completo, muito bonito e iluminado. São três pisos no total, dá para visitar todo o lugar em umas 2 horas. A entrada custa 57 pesos, aproximadamente 12 reais.

Mais informações www.malba.org.ar/pt

malba1

Átrium principal do museu

malba2

Frida Kahlo

malba3

Instalação com espelhos

malba4

Botero

malba5

Tarsila do Amaral

malba6

Galeria permanente


Como chegar ao Malba


O MALBA fica entre o Museu Nacional de Bellas Artes e o Jardim Japonês, na Avenida Figueroa Alcorta 3415, Bairro de Palermo.

Horários: de quinta a segunda-feira e feriados de 12 a 20 hs. Quarta-feira até 21h. Fechado às terças-feiras.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder dezembro 5, 2016

    Josiane Bravo

    Encantada com essa bola amarela Fabrício (minha cor favorita rs). Lendo sobre esse museu só aumentou a minha vontade de voltar a Buenos Aires, pois acredita que não fui ao Malba, e não foi por falta de tempo, foi aquele pequeno equivoco de deixar para ir na última hora e depois não dá certo (fiquei 1 mês em BA este ano). Muito lindo e ainda conta com o acervo de uma mulher que é pura inspiração para mim, a querida e eterna Frida Kahlo 🙂

    Abraços

Deixe uma resposta