Teatro Colón em Buenos Aires: um dos mais belos do mundo

capa

Sim, o Teatro Colón em Buenos Aires é um dos maiores do mundo, mas esse título não diz respeito só ao tamanho monumental dele, mas também a sua elegância, riqueza em detalhes e acústica perfeita que coloca o Colón como uma das maiores casas de ópera do mundo.

Um dos maiores orgulhos dos portenhos, o Teatro Colón representa um passado distante de riqueza e prosperidade do país. Quando ele foi aberto ao público mais abastado em 1908 com a ópera Aída de Verdi, a fama correu oceanos e ecoou pelas ruas de Nova York e Paris.

Escadaria principal

Escadaria principal

 

Hall de entrada

Hall de entrada

Grandes óperas passaram a incluir o Colón em seus roteiros, colocando Buenos Aires e a América do Sul no mapa cultural do mundo.

Visitar o Colón é um retorno a esse passado de glórias, a viagem começa no saguão principal, com suas colunas neorromânticas com quatro tipos de mármores vindos da Europa que reveste o piso, paredes, colunas e atinge o teto com um belíssimo vitral da cúpula.

Subindo as escadarias, passamos pela salão dos bustos, El Salón de Bustos e El Salón Dorado com bustos de Wagner e Beethoven observando o vai e vem de pessoas por mais de 100 anos. Que viu os mais ricos e hoje vê a democratização do lugar, com gente de todas as classes econômicas passeando por ali.

colon4

Sala de espetáculos

colon3

Detalhe do palco

Mas apesar do público em geral visitar o teatro, e de os ingressos serem super acessíveis, ele ainda reserva seus camarotes de luxo para os mais ricos, políticos e chefes de estado. Na visita guiada a gente passa por eles.

Só que por mais luxo que nossos olhos já tenham visto, nada se compara a sala de concertos do Teatro Colón. São 2.500 poltronas de veludo vermelho, não existem lugares ruins, La Sala foi projetada para oferecer uma boa visão e excelente acústica de qualquer ponto.

Para um teatro com mais de 100 anos, o Colón tem poucas alterações arquitetônicas, mas uma das mais marcantes é a pintura da cúpula da sala principal, que sofreu deterioração pela falta de conservação e foi refeita nos anos 1960.

colon6

Olha a riqueza de detalhes do Teatro Colón

colon5

Maravilhoso, não?


Como visitar Teatro Colón


Gostou da ideia de visitar o Colón, então vou te dar uma dica melhor ainda: Sabia que em alguns dias especiais o teatro disponibiliza entradas por apenas 2 pesos? No site oficial não diz nada a respeito, mas é só mandar um email para eles perguntando as datas.

Imagina só, assistir uma ópera em um dos maiores teatros do mundo pagando o equivalente a 0,44 centavos de Real?

Mesmo que você não consiga comprar o ingresso a 2 pesos, o Colón tem lugares nos camarotes por 50 pesos, aproximadamente 10 reais.

Já a visita guiada, ela acontece diariamente das 9h às 17h e custa 250 pesos, o equivalente a 54 reais e pode ser comprada na hora ou pelo site: http://www.teatrocolon.org.ar/pt


Como chegar ao Teatro Colón


O Teatro Colón fica na Calle Cerritos, 628. Uma rua que corre junto com a Avenida 9 de Julho.

Imagens: divulgação


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar