Mercadão de São Paulo: um passeio para comer, beber e admirar

Mercadão de São Paulo

O Mercadão de São Paulo é programa obrigatório tanto para quem vem visitar a maior cidade da América do Sul, quanto para quem mora aqui. Ele fica encravado no centrão de São Paulo, uma região famosa pela degradação e abandono, mas dentro do mercadão a atmosfera é outra.

O edifício que faz parte da história da cidade, é um projeto do engenheiro Felisberto Ranzini, que foi chefe do escritório de Ramos de Azevedo e que também é responsável pelos projetos do Teatro Municipal e da Pinacoteca.

Detalhe da fachada do Mercadão de São Paulo

Detalhe dos famosos vitrais

O Mercadão de São Paulo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para ser um centro de distribuição de vegetais. Mas muito antes de distribuir frutas e verduras, abrigou munições e pólvoras até o fim da Revolução Constitucionalista de 1932.

Os 55 vitrais do Mercadão de São Paulo foram criados pelo alemão Conrado Sorgenicht. Ele trazia os vidros coloridos da Europa e os montavam aqui no Brasil. As imagens retratadas nos vitrais foram inspiradas em uma viagem do alemão pelo interior do Brasil e retratam a vida no campo.

Mercadão de São Paulo

A barraca que ficou famosa na novela A Próxima Vítima da Globo

Mercadão de São Paulo

Olha a variedade de temperos e condimentos

Vai uma azeitona aí?

Em 2004 o mercadão passou por uma grande reforma, onde foi construído o mezanino que hoje abriga vários restaurantes. É lá que a gente encontra o famoso sanduíche de mortadela que é marca registrada do Mercadão de São Paulo. Preço dessa maravilha? R$ 15 reais e apesar do preço salgado, dá para dividir por dois, se você não for guloso.

O famoso sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo

Mas a dica é não ficar limitado ao sanduíche, não deixe de comer os pastéis, bolinhos de bacalhau e tomar os caldos em dias frios.

E claro, no mercadão a gente encontra a maior variedade de queijos, frutas (amo as frutas cristalizadas) e temperos de todos os cantos do mundo. Mesmo pra quem não vai comprar, ou comer, é um passeio muito bacana.


Como chegar ao Mercadão de São Paulo


O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306, ao lado da famosa Rua 25 de Março. Dá para chegar até lá de metrô pela Estação São Bento (linha azul). Pegue a saída da Ladeira Porto Geral (respire fundo pois você vai cruzar a 25 de março). Entre na Rua Comendador Afonso Kherlakian e siga em frente até o Mercadão.

Postado em:
22 de agosto de 2017


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar