Lençóis Maranhenses: lancha no Rio Preguiças até Caburé

Rio Preguiças

Quem vai visitar a região dos Lençóis Maranhenses e já fez os principais roteiros pelas dunas e lagoas, existem outros bons passeios que podem ser feitos e um deles é o tour de lancha pelo Rio Preguiças até a localidade de Caburé, na foz do rio com o Oceano Atlântico. Caburé é um desses lugares perdidos no meio do nada e reza a lenda que a Ana Maria Braga visita a localidade pelo menos uma vez por ano.

Passeio pelo Rio Preguiças até Caburé

A lancha sai de Barreirinhas por volta das 8h30 da manhã e seguimos pelo Rio Preguiças em direção ao mar. A viagem até lá demora mais de 1 hora de barco e estamos falando de uma lancha que vai a uns 80km/h. É uma boa distância.

A paisagem é assim, super intocada

A paisagem é assim, super intocada

Durante o percurso, a gente fica impressionado com a exuberância da mata intocada nas margens do rio que vai ficando cada vez mais largo a medida que nos aproximamos do mar.

Antes de chegar a Caburé, fazemos uma parada na localidade de Vassouras na região que é chamada de Pequenos Lençóis, só para que você possa entender melhor, a foz do Rio Preguiças separa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses da região dos Pequenos Lençóis, que é um prolongamento das dunas e lagoas, mas que está fora do parque.

Macaquinhos em Vassouras

Macaquinhos em Vassouras

Pequenos lençóis em Vassouras

Pequenos lençóis em Vassouras

Vassouras é esse povoado com várias dunas e algumas lagoas também. A parada lá durou uns 40 minutos, dá para andar nas dunas, dar um mergulho em uma das lagoas e tomar uma água de coco. O lugar é cheio de macacos e faz a alegria da turistada.

Em um único lugar a gente encontra mata, dunas, lagos, rio e mar

Em um único lugar a gente encontra mata, dunas, lagos, rio e mar

Depois de Vassouras seguimos para o vilarejo de Mandacaru. Lá fica o Farol Preguiças ou Farol de Mandacaru como algumas pessoas se referem. É um povoado bem simples, com ruas de areia e muitas lojinhas de artesanato. O farol estava fechado para reforma, mas normalmente poderia ser visitado.

Mandacaru e seu icônico farol

Mandacaru e seu icônico farol

O farol está passando por uma reforma e por isso não está aberto a visitação

O farol está passando por uma reforma e por isso não está aberto a visitação

Peixe secando ao sol em Mandacaru

Peixe secando ao sol em Mandacaru

Do lado oposto a Mandacaru já fica Caburé, a travessia demora uns 5 minutos e atracamos na areia mesmo. Ali já ficam vários caras oferecendo passeios em quadriciclos pela praia que custa R$50,00 a meia hora. Achei puxado.

O vilarejo de Caburé tem vários restaurantes que servem um ótimo peixe. Mas fica ligado, os restaurantes mais afastados dessa vilinha servem os mesmos pratos pela metade do preço.

Quadriciclo em Caburé

Quadriciclo em Caburé

O ponto alto de Caburé é a praia, ótima por sinal. Água morna e longos trechos de mar raso. A praia estava tão boa que daria para pular a parada em Mandacaru e vir direto para Caburé.

Depois do almoço longo e preguiçoso com um grupo que eu conheci no passeio, voltamos para Barreirinhas.

Praia de Caburé

Praia de Caburé

Serviço:
O passeio sai de Barreirinhas às 8h30 da manhã e retorna às 15h30. Eu comprei o tour na agência que funciona dentro do Hotel Rio Preguiças, onde eu me hospedei e custou R$50,00. Achei um excelente preço pelo passeio.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar