Como é voar com a Norwegian Air Shuttle (Boeing 737-800)

Como é voar com a Norwegian

Eu estava bem curioso para saber como é voar com a Norwegian Air, uma das companhias aéreas do segmento low-cost mais famosas do mundo e que opera no Rio de Janeiro e também na Argentina.

***

A Norwegian é a terceira maior low-cost da Europa.  Também foi premiada como a melhor low cost mundo em voos de longa distância pelo ranking da Skytrax. Ela opera voos de curta e média distância dentro da Europa como Norwegian Air Shuttle e também voos de longa distância de várias cidades européias para diversos cantos do mundo como Norwegian Air International.

Falando no braço de longa distância, o grosso da malha são os voos entre Europa e Estados Unidos, mas a empresa também voa para Dubai, Bangkok, Buenos Aires – onde possui uma filial que opera voos na Argentina – e recentemente começou a voar de Londres para o Rio de Janeiro.

A frota deles é composta de Boeings 737-800 para os voos de curta e média distância e os Boeings 787 Dreamliner das séries -8 e -9 para os voos de longa duração. Para o Rio de Janeiro eles voam desde o aeroporto de Gatwick em Londres com o 787-9 Dreamliner.

Eu voei com eles de Copenhagen na Dinamarca para Cracóvia na Polônia, uma viagem curta de aproximadamente 1h30 que eu vou contar como foi.

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a Norwegian

Como é voar com a Norwegian Air


Como é voar com a Norwegian Air


Compra da passagem

Eu comprei a passagem direto no site deles, que tem uma versão em português do Brasil. O site é simples e fácil de usar. Entretanto, quando falamos de companhias aéreas low-cost, precisamos ficar atentos a muitos detalhes. Pois tudo que eles consideram como “extra” é cobrado a parte. Eu expliquei como essas empresas funcionam em um post aqui no blog que eu recomendo a leitura.

Ainda que muitos serviços como refeições, marcação de poltronas e despacho de bagagens seja cobrado separadamente, a companhia tem preços muito atraentes. Eu paguei 28 Euros no trecho de Copenhagen para Cracóvia na tarifa mais barata, sem despacho de bagagem ou marcação de poltrona. No fim das contas, valeu a pena. 


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in online usando o app da Norwegian. Eu não pude escolher onde sentar já que a minha tarifa era a mais barata, o app designou uma poltrona que por sorte era no corredor. Não gosto de me sentar no meio quando estou viajando sozinho, acho que ninguém gosta, não é mesmo?

Como é voar com a Norwegian

Check-in da Norwegian em Copenhagen

Eu cheguei no aeroporto de Copenhagen faltando 2h30 para a partida. Como não tinha mala para despachar, segui direto para o controle de segurança. Como este é um voo dentro do Espaço Schengen, eu não precisei fazer a imigração nem na saída da Dinamarca nem na entrada na Polônia.

Como é voar com a Norwegian

Sequência de embarque em Copenhagen

O embarque começou pontualmente, os passageiros foram separados em grupos. Foram usadas as duas portas de embarque da aeronave. Mas como só havia uma ponte de embarque, os passageiros do fundo do avião tinham que descer por uma escada, passar por fora do avião e entrar por uma escada pela porta traseira. Achei estranho, mas com isso o embarque foi rápido.

Como é voar com a Norwegian

O embarque: um grupo de passageiros pela ponte e outro grupo por fora


A aeronave

O voo foi operado por um Boeing 737-800 configurado com 186 poltronas no layout 3-3. Eu achei a poltrona bem apertadinha, só para servir de comparação, alguns 737-800 da Gol são equipados com 178 poltronas e outros com 183. Daí você pode imaginar o aperto.

Como é voar com a Norwegian

Cabine do Boeing 737-800

O voo D83560 foi operado com a aeronave prefixo EI-FHD, entregue novo para a Norwegian em 2012 e estava limpo, mas com alguns sinais de desgaste das poltronas.

Como em todas as low-cost, não existe nenhum item de conforto a bordo. Eles possuem um sistema de entretenimento acessado por dispositivos mobile. Os filmes custam 5 euros cada e o acesso a internet também é cobrado. Entretanto, algumas séries são gratuitas, assim como o mapa de navegação e informações sobre o voo.

O ponto negativo é que nas poltronas não tem tomadas ou portas USB para recarregar os dispositivos.

Como é voar com a Norwegian

Aqui vocês conseguem ver o espaço entre as poltronas

Como é voar com a Norwegian

Eu tenho 1.77cm e os joelhos quase encostam na poltrona da frente

Como é voar com a Norwegian

A aeronave apesar de nova já tem alguns sinais de desgaste


Voo e serviço de bordo

O voo partiu na hora certa, logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, que é pago. Mas achei os preços bons, inferiores ao que encontramos nos aeroportos. Durante o voo eu naveguei pelo sistema de entretenimento, vou deixar os prints aqui embaixo.

Como é voar com a Norwegian

Sistema de entretenimento da Norwegian

Como é voar com a Norwegian

Sistema de entretenimento da Norwegian

Achei a tripulação da Norwegian bem simpática e atenciosa, muito diferente de algumas empresas que parece que eles estão fazendo um favor para o passageiro.

No mais, o voo foi tranquilo e chegamos em Cracóvia na hora. O desembarque foi na posição remota e em questão de minutos já estávamos no desembarque do Aeroporto João Paulo II.

Como é voar com a Norwegian

Cabine durante o voo

Como é voar com a Norwegian

Como é voar com a Norwegian: Chegada em Cracóvia


Conclusão

O preço é bom, o serviço é eficiente, mas não tem segredo, é uma low-cost. Eu voltaria a voar com eles desde que o preço fosse igualmente bom. Mas não sei se eu toparia um voo de longa distância como do Rio até Londres.


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.