O que é uma companhia aérea low cost ou low fare?

Recentemente temos ouvido falar muito em companhias aéreas low cost ou de baixo custo, mas se você está aí se perguntando o que é uma low cost ou o que é uma companhia aérea low cost, eu vou te explicar.

***

As companhias aéreas low cost estão em praticamente todas as partes do mundo. Entretanto, a grande oferta de empresas nesse segmento está na Europa, Ásia e Estados Unidos. Muitas empresas ficaram famosas por oferecer tarifas mais baixas que as empresas tradicionais. 

Entretanto, existem características que justificam os preços mais baixo e é aí que o passageiro precisa alinhar as suas expectativas. Mas vamos por partes, ok?


O que é uma companhia aérea low cost


As companhias aérea low cost surgiram nos Estados Unidos no começo dos anos 80 com a desregulamentação do mercado americano, permitindo que as empresas tivessem mais liberdade operacional.

Para poder competir com as empresas tradicionais, essas companhias criaram um modelo de operação simplificado, cortando todos os custos que poderiam ser considerados excedentes em uma operação. 

Entre outras coisas, elas optam por frotas padronizadas, assim reduzindo os custos de manutenção. A maioria dessas empresas usam aeronaves da família Boeing 737 ou Airbus A320. E na maioria dos casos, só existe a classe econômica em alta densidade. Eles colocam o máximo de poltronas para transportar mais gente e assim, cobrir os custos e gerar lucros. 

companhia aérea low cost

Airbus A320 da Air Asia

Ah, as poltronas raramente reclinam e são bem apertadinhas. Por exemplo, os Airbus A320 da Easyjet levam 186 pessoas, enquanto os da Latam levam 174 passageiros em classe econômica. E se você acha os aviões da Latam apertados, precisam voar com a Easyjet.

Além disso, elas voam para aeroportos alternativos, distante dos grandes centros e onde o custo operacional é menor do que um grande aeroporto internacional. 

Em outras palavras, cortando gastos, aumentando a eficiência para se tornarem empresas de baixo custo.

Mas nem toda companhia aérea low cost oferece passagens mais baratas, a Gol por exemplo, é uma companhia de baixo custo, sabia? Pois o sistema de operação dela é de baixo custo, mas ela não oferece tarifas mais baixas, pois a Gol não é uma low fare.

Low fare, são as companhias aéreas de baixo custo operacional que oferecem tarifas mais baixas. Infelizmente ainda não temos nenhuma companhia brasileira que ofereçam tarifas low fare. Mas essas empresas estão começando a chegar agora no Brasil, falo disso mais adiante.

companhia aérea low cost

Ryanair, uma das mais famosas low costs do mundo


O que esperar de uma companhia aérea low cost?


Para aumentar a rentabilidade e consequentemente oferecer tarifas mais baixas, diversos serviços que são considerados comuns em empresas tradicionais são vendidos a parte em uma companhia aérea low cost. 

Por exemplo:

  • Despacho de bagagens: as tarifas dessas empresas não incluem a bagagem despachada, assim, o passageiro precisa comprar a parte o despacho de bagagem.
  • Marcação de poltrona: pode parecer uma besteira, mas a simples marcação de uma poltrona é vendida como um serviço adicional em uma companhia aérea low cost. Pois é uma forma dela ganhar um pouco mais e aumentar a sua rentabilidade.
  • Refeições: lanches ou refeições são vendidos a bordo, a maioria das empresas não oferecem nem um mísero copinho de água para matar a sede do passageiro. Tudo é vendido.
  • Sistema de entretenimento: de uma forma geral, essas empresas não têm sistema de entretenimento a bordo. Quando oferecem, o acesso a ele é vendido separadamente e claro, o fone de ouvido também é vendido.
  • Itens de conforto: Nem é preciso imaginar que essas empresas não oferecem travesseiros e mantas não é? E algumas nem tem esses itens a bordo, mas as que os possuem, são alugados durante a viagem.
  • Check-in: o simples check-in na maioria dessas empresas precisa ser feito online, o passageiro só se dirige ao balcão do aeroporto caso tenha bagagem para despachar. E já existem aeroportos onde o sistema de despacho é feito pelo próprio passageiro, sem contato algum com os atendentes das empresas. Por que isso? Pois assim as empresas podem ter um quadro menor de funcionários.

Se por um lado o passageiro abre mão dessas comodidades, em contrapartida as tarifas são mais baixas. Eu já encontrei passagens aéreas na Europa voando com a Ryanair por 10 euros, no ano passado a Thai Vietjet fez uma promoção de passagens de Bangkok para Krabi ou Phuket por 5 dólares.

companhia aérea low cost

Como as empresas cobram o despacho da babagem, a maioria dos passageiros viajam só com a mala de mão.


Quais são as principais low cost e low fare?


Na europa temos a Ryanair, a maior low cost do continente, ao lado da Easyjet, Vueling, Wizz Air, Volotea, Norwegian, Germanwings e Eurowings, as duas últimas são do grupo Lufthansa.

Nos Estados Unidos as mais conhecidas são Southwest, Frontier, Jetblue, Spirit, e Allegiant. No México voam Interjet, Viva Aerobus e Volaris.

Na Argentina já voam a Flybondi, Norwegian Air Argentina e a Smartjet. No Chile temos a Smartjet e a Sky Airline.

Já na Ásia, a mais famosa é a AirAsia, Nok Air na Tailândia, além dela voam lá a Lion Air, Vietjet, Thai Vietjet e a Jetstar entre outras. Eu já fiz um post só sobre as low costs da Tailândia, recomendo a leitura.

companhia aérea low cost

Boeing 737-900 da Thai Lion Air


Existem companhia aérea low cost no Brasil?


Como eu coloquei acima, não existem companhias brasileiras de baixo custo e que ofereçam tarifas baixas. Mas desde quando a cobrança de bagagem foi autorizada no ano passado, o Brasil começou a entrar no radar dessas empresas.

Hoje já temos a Norwegian operando voos diretos de Londres até o Rio de Janeiro. Eleita a melhor companhia aérea low cost para voos de longa distância em 2019 pelo ranking da Skytrax.

Recentemente a argentina FlyBondi anunciou que vai voar de Buenos Aires para o Rio de Janeiro a partir de outubro deste ano. E a chilena Sky Airline que já voa para o Brasil desde o ano passado.

companhia aérea low cost

Dreamliner da Norwegian Air

E a tendência é que mais empresas se interessem pelo mercado brasileiro, o que é bom para todo mundo, não é mesmo?


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.