Dicas para quem vai viajar sozinho e a questão da segurança

viajar sozinho

Nas últimas semanas a questão da segurança para quem vai viajar sozinho tem sido amplamente discutida, um assunto que sempre foi pauta entre as comunidades de viajantes e blogs que falam de experiência de viagem, mas que chegou a grande mídia depois do assassinato de duas argentinas no Equador. Se você não conhece o caso, vale dar uma busca para entender melhor.

E a internet é terra onde todo mundo tem uma opinião para dar e muitas vezes extrapolam o limite da democracia e partem para a ignorância e a falta de respeito. Aí a gente lê (incrédulo) coisas como “elas deveriam estar viajando com um homem”, “qual mãe permitiria isso” e por aí segue. Das pessoas mais simples até jornalistas vomitaram coisas abomináveis sobre esse assunto.

Viajar sozinho para mim é a expressão máxima da liberdade. De ser do dono do próprio nariz e de toda a transformação interior que uma viagem faz na gente. Quem acompanha o Vou na Janela, sabe que esse é minha maneira de viajar e a grande maioria dos blogueiros de viagem também fazem o mesmo.

Todo mundo tem as suas próprias dicas de segurança e para quem vive em uma cidade grande como São Paulo, alguns cuidados já fazem parte do nosso dia a dia, mas as vezes baixamos a guarda quando estamos viajando, achando que estamos num lugar seguro.

O que aconteceu de fato com as meninas argentinas, talvez a gente nunca saiba. É triste, lamentável e inaceitável qualquer tipo de violência. Mas que não sirva de desculpas para podar os sonhos de ninguém, seja mulher ou homem.

Falando em dias de segurança, eu tenho as minhas, quem sabe elas também sirvam para você.


Dicas para você que vai viajar sozinho


Compartilhe seu roteiro

Dois amigos meus sempre sabem dos meus roteiros e o que eu vou estar fazendo naqueles dias ou em que hotel vou ficar hospedado, sempre tem alguém “de olho”. Deixe que seus familiares saibam dos seus planos, esteja presente em redes sociais.

No celular

Tem um aplicativo de segurança pessoal para iOS e Android bem bacana, o bSafe. Com ele a gente consegue criar zonas de confiança com nosso roteiro e quando saímos dela, os nossos contatos serão alertados para que verifiquem se está tudo bem.

Cuidados no bar

Nunca aceite bebida no copo dos outros, a menos que seja uma garrafa e ela esteja fechada. Esse é um cuidado que a gente precisa tomar em qualquer lugar, seja na baladinha perto de casa ou em um país estranho. Já ouviu falar do “boa noite Cinderela”? Pois então.

Não espalhe que você está sozinho

Nunca diga a estranhos na rua que você está viajando sozinho, tão pouco diga onde está hospedado, é um convite para gente mal intencionada.

Escolha bem a hospedagem

Leia bastante o que as outras pessoas dizem sobre determinado hotel ou hostel, especialmente sobre a localização e como é o entorno a noite. Eu me hospedei em um hotel em Frankfurt numa rua que eu já conhecia, mas de uns anos pra cá virou uma cracolândia no coração financeiro da Alemanha. Não foi nada agradável caminhar por ali a noite.

Sabe o conselho de mãe: “não fale com estranhos”? Pois é, elas sabem de tudo! São cuidados básicos para quem vai viajar sozinho ter uma viagem tranquila.

Leia mais:
No blog tem uma tag com vários posts para quem vai viajar sozinho, dá uma olhada


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder março 16, 2016

    MUCIO BRETAS

    Interessante este post, nunca havia pensado nos riscos de viajar sozinho.

  • Responder junho 26, 2016

    Emanuela

    Acho interessante, ao pegar um táxi, por exemplo, tirar uma foto do carro com a placa e/ou do motorista e mandar pra algum grupo de Whats na mesma hora. Acho que para uma mulher sozinha, principalmente, é um cuidado simples e eficiente.

Deixe uma resposta