Mala de viagem: como escolher a melhor opção

mala de viagem

Muitas pessoas me perguntam sobre como escolher a mala de viagem perfeita, que mala comprar ou que tipo de mala levar em determinada viagem. Escolher bem a mala é uma garantia a mais de uma boa viagem. Nela que você levará suas roupas, itens de valor e o que você for comprar durante a sua viagem.

Eu sempre levei malas médias ou grandes, mas de um tempo pra cá, estou gostando de viajar só com a mala de bordo tamanho P. Também já expliquei em um post aqui, boas razões para viajar só com a mala de bordo, dá uma lida.  As vantagens são muitas, eu não preciso despachar, não preciso ficar esperando a restituição da mala no destino final, não tem risco de extravio e outras vantagens mais.

Eu uso um modelo Teck ABS Stilo da Sestini, tamanho ideal para levar na cabine, mas existem várias outras malas que atendem muito bem esse propósito. Esse tipo de mala é tão bom que se você acomodar as roupas corretamente, elas chegam sem amassar, prontas para serem usadas.


Como escolher a mala de viagem


Mochilas são uma boa alternativa, as menores de 30 ou 40 litros podem ser combinadas com uma mala de bordo. Ou você pode optar por mochilas maiores, a chamada “mochila camelo” de 50 litros para cima.

Boas mochilas para viagens de até 15 dias

Boas mochilas para viagens de até 15 dias

As sacolas também são uma boa alternativa, algumas podem facilmente virar uma mala de rodinha por terem o carrinho embutido. Por serem mais maleáveis, elas acabam se acomodando melhor no compartimento de bagagem dos aviões e sempre vai caber aquele par de meias que você esqueceu em cima da cama do hotel.

Se você for optar por uma mala, escolha as de case rígido e impermeável. Quanto mais leve melhor, não deixando de lado a boa resistência. Verifique se ela tem boas divisórias internas e caso não tenha, você pode comprar organizadores como esses que eu comprei na Sestini.

Organizadores são uma mão na roda

Organizadores são uma mão na roda

É legal que a mala seja expansível para garantir que você consiga acomodar aquelas comprinhas que fez durante a sua viagem. Também escolha uma mala com rodinhas com giro 360 graus, facilita muito a nossa vida nos aeroportos. Também escolha uma mala fosca e porosa, aquelas malas brilhantes ficam totalmente riscadas já na primeira viagem, caso a mala seja despachada.

Esqueça as malas brilhantes

Esqueça as malas brilhantes

Escolha uma mala de viagem com cadeado embutido, de preferência aqueles tipo TSA de padrão internacional e que a polícia dos aeroportos conseguem abrir sem ter que arrombar.

Para todos os bolsos

Para todos os bolsos

E o tamanho?

Vai depender do seu estilo de viajante e da duração. Para viagens de até 10 dias, vale a combinação mochila e mala de bordo tamanho P. Para viagens de 10 a 15 dias, a mala tamanho M é a mais indicada. Mas se sua viagem for longa, aí você vai ter que levar uma mala tamanho G, a menos que você seja como eu, que pratica o desapego e viaja só com a malinha de bordo e mochila pequena onde vai a câmera, notebook e outras coisas menores.

A minha mala perfeita

Somando todas as características acima, a minha mala perfeita tem que ter essas características abaixo:

Para mim, uma mala perfeita tem que ter esses diferenciais

Para mim, uma mala de viagem perfeita tem que ter esses diferenciais

Eu tenho certeza que depois desse post a tarefa de escolher uma mala de viagens ficou bem mais fácil, não é verdade? Ah, também não custa lembrar que todos os valores que eu coloquei acima foram consultados em novembro de 2015 e eu só indiquei produtos que eu conheço e que são realmente bons, esse post não tem jabá!


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder novembro 26, 2015

    Lilian Nascimento

    Eu tenho mais uma dica para dar: comprem malas COLORIDAS! É engraçado como todo mundo tem mala PRETA. A chance de você ou alguém pegar uma mala preta por engano é grande. Já aconteceu com a minha irmã.
    E se você já tiver a mala preta, coloque algum tipo de enfeite bem extravagante, como fitas ou penachos.
    Mas eu ainda sou mais as malas coloridas ou estampadas. Fica muito mais fácil reconhecê-a na esteira.
    Adorei o post!
    Beijos

    • mm
      Responder novembro 26, 2015

      Fabricio Moura

      Oieee Lilian, tudo bem? Eu tenho uma verde hahahahaha enxergo a bicha de longe

  • Responder janeiro 4, 2016

    Gustavo

    Bom site.

  • Responder maio 21, 2016

    Romualdo

    Oi Fabrício, tudo bem? Eu pretendo ficar 25 dias na Europa, mas quero levar só bagagem de mão. Eu pratico o desapego (hehehehe). Você acha que uma mala P está de bom tamanho ou preciso levar uma M? Se levar a M eu consigo embarcar com ela na não? Obrigado e mais uma vez parabéns pelo site. Me ajuda demais.

Deixe uma resposta