Vale a pena voar em uma classe premium economy?

Vale a pena voar em uma classe premium economy

O mercado de viagens aéreas passa constantemente por mudanças para se adaptar ao mercado. Até um tempo atrás, a maioria das companhias oferecia a primeira classe e isso mudou. As empresas investiram em uma classe executiva com requintes de primeira e criaram classes intermediárias de serviço entre a executiva e a econômica para atender uma nova fatia do mercado. Então que surgiu a classe premium economy ou econômica premiumE aí que vem a pergunta, vale a pena voar em uma classe premium economy?

Primeiro, a gente precisa entender que existem duas categorias de poltronas entre a executiva e a econômica. A premium economy e a economy comfort e muitas empresas oferecem os dois serviços. A questão é, quem é quem nesse balaio de ofertas e claro, quando vale a pena?

O que complica um pouco na hora de decidir pagar ou não para voar nessas classes é que diferente de uma executiva, esses serviços não são padronizados, por exemplo: a premium economy da Alitalia é praticamente uma mini-executiva, enquanto o mesmo serviço na United, é a mesma poltrona da econômica com maior espaço para as pernas e um pouco mais de reclino.

Mas vou explicar melhor aqui embaixo:


Premium economy


De uma forma geral, é realmente uma classe de serviço diferenciada. Melhor que a econômica normal e inferior a executiva. É ideal para quem quer um pouco mais de conforto, privacidade, um serviço diferenciado e não quer ou não pode pagar por uma executiva.

Poltronas da premium economy

Na maioria das empresas é praticamente uma “mini-executiva”, com poltrona melhor e serviço diferenciado. Como é o caso da Air France, Alitalia, American Airlines, Singapore, Air Canada, Air New Zealand e várias outras.

Serviço principal

Em outras companhias é uma poltrona semelhante a econômica, porém, mais turbinada. Com apoio para os braços mais largos, apoio para as pernas e um reclino maior. Na Lufthansa, Iberia e na British Airways são assim.

Vale a pena voar em uma classe premium economy: Lufthansa (imagem: Boarding Area)

Veja aqui como é voar na Premium Economy da Alitalia


Economy Comfort


A Economy Comfort de uma maneira geral, é a “boa” e velha poltrona da classe econômica, porém, com um espaço a mais para as pernas. Em alguns casos, um pouco a mais de reclino também.

O problema é que algumas empresas vendem essa classe como uma premium economy, ou colocam um nome sofisticado nelas que acaba confundindo o passageiro. Aí você pode acabar comprando um assento com um pouco mais de espaço achando que terá um serviço diferenciado, mas vai ser só isso.

No mais, é tudo igual na classe econômica normal, as refeições são as mesmas e o serviço igualzinho. Em geral, esses assentos são os primeiros de cada cabine e tem uma sinalização informando que é um assento mais confortável.

Poltronas da classe econômica (economy comfort)

Companhias como a Latam, Alitalia, United, KLM, Azul, Gol e Delta oferecem esse serviço, que são bem mais barato que uma premium economy, por exemplo.

Se você busca um pouco mais de espaço em comparação com a classe econômica normal e não se importa com o serviços, a economy comfort é uma boa. Para facilitar, quem tem mais de 1,80cm de altura, vai se sentir espremido na maioria das poltronas da classe econômica, aí a economy comfort com certeza será melhor para você.


Vale a pena voar em uma classe premium economy?


A resposta é: depende. Sim, pois cara empresa pratica uma faixa de preços que varia de acordo com a duração do voo e a demanda de passageiros. Se você quer um pouco mais de conforto e não quer gastar uma pequena fortuna ou não tem milhas suficientes para voar de Business, uma premium economy que cabe no seu bolso pode ser uma boa opção.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder Fevereiro 6, 2018

    Iara Ladislau

    Você poderia me ajudar com um posto voltado para viagem com crianças baseado no que você viu ou vivências.

    E dando dicas de horários, melhores companhias para fazer viagens longas com crianças

  • Responder Fevereiro 11, 2018

    Lucas Senger Jacobus

    Na Alitalia existe a possibilidade de leilão de upgrade para a executiva, de forma que pode valer a pena comprar para essa classe e arriscar para ganhar um servico ainda melhor.

    É possível dar lances a partir de 200 EUR.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.