Passageiros que compraram passagens para voar com a Qatar Airways foram pegos de surpresa com a recente crise no Qatar, que teve...

Passageiros que compraram passagens para voar com a Qatar Airways foram pegos de surpresa com a recente crise no Qatar, que teve relações diplomáticas rompidas com sete países: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Egito, Iêmen, Líbia e Maldivas. A limitação afetou diretamente as operações da Qatar Airways, especialmente as rotas para a Europa – que sobrevoam a Arábia Saudita – mas principalmente a rota para o Brasil e Argentina.

O Qatar é acusado de colaborar com grupos terroristas e por essa razão, esses sete países romperam as relações diplomáticas com o país. Apesar da crise no Qatar, os voos estão operando normalmente, mas com chegadas e partidas em horários irregulares.

Além disso, todos os voos operados de e para a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito foram suspensos indefinidamente.


Crise no Qatar: como ficam os voos da Qatar Airways


O Voo QR773 que sai de Doha com destino a São Paulo e continuação até Buenos Aires parte de Doha às 8h15 horário local e o horário de partida está mantido. Como alguns desvios de rotas estão sendo feitos, o voo – que chegava aqui em São Paulo às 16h45 – está chegando atrasado.

Rota original
Rota original

O problema maior é que o atraso vai depender do caminho feito pela aeronave naquele dia, visto que ele pode seguir dois caminhos diferentes:

1 ) Partindo de Doha e sobrevoando o Irã, Turquia, Grécia, atravessando o Mar Mediterrâneo e cruzando a África até atingir o Oceano Atlântico e chegar ao Brasil. Essa rota está atrasando em média 3 horas.

Sobrevoando a Grécia, sem escala técnica
Sobrevoando a Grécia, sem escala técnica

Outro fator que pode atrasar ainda mais o voo, é que dependendo do peso (carga e passageiros) o avião precisa fazer uma escala técnica na Grécia para reabastecimento, neste caso, somando o tempo de voo de Doha até Atenas, o tempo de solo e a viagem até o Brasil, o voo da Qatar está demorando incríveis 18h45 minutos para chegar a São Paulo.

Doha até Atenas
Doha até Atenas
De Atenas até São Paulo
De Atenas até São Paulo

2 ) Outra rota que vem sendo usada pela Qatar, é sobrevoando Omã, Iêmen, entrando na África pela Etiópia, atravessando todo continente africano até chegar ao Oceano Atlântico e o Brasil. Uma viagem de 16h10, certamente um dos voos sem escala mais longos do mundo.

Outro caminho seguido pela Qatar
Outro caminho seguido pela Qatar

Já os voos de São Paulo para Buenos Aires e Doha tem horário de partida indefinidos, pois é a mesma aeronave que vem de Doha e os atrasos causam um efeito dominó em toda operação da Qatar Airways.

Observando os sites de monitoramento de voos, já vimos o QR774 – que tem partida originalmente programada para 3h15 da madrugada – partiu de São Paulo até as 7h56 da manhã, com cerca de 4h40 de atraso.


O que fazer?

É complicadíssima a situação do passageiro que vai do Brasil para Doha ou Buenos Aires e não sabe o horário da partida do seu voo. Quem vai para Doha ainda tem um agravante, pois como a maioria das pessoas farão conexão no Aeroporto Hammad para outro destino, podem perder sua conexão facilmente.

O que a Qatar Airways recomenda é que os clientes devem entrar em contato com o número +974 4023 0072 para quem estiver no exterior ou pelo telefone (11) 2575-3000 ou e-mail [email protected], para quem estiver no Brasil.

Nos grupos de Facebook eu li muitas reclamações de que o telefone só dá ocupado. Vamos entender que é uma crise que pegou todo mundo de surpresa e certamente a companhia está tendo dificuldade de atender aos milhares de clientes que ligam diariamente. Tem que ter paciência.

Segundo a nota que a Qatar enviou para a imprensa, eles estão disponibilizando a remarcação de passagens em outros voos da própria Qatar ou em companhias aéreas parceiras sem custo, desde que um voo da Qatar não esteja disponível.

Quem tinha passagens para Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito (com conexão em Doha) a Qatar oferece levar o passageiro até um país mais próximo. Estranho isso, mas é o que dá pra fazer.


Minha Dica

Tem viagem com a Qatar nos próximos dias? Tente falar com a Qatar antes para saber do andamento do seu voo.

Acompanhe também o voo nos sites ou apps do Flight Radar ou Flight Aware para saber por onde anda o seu avião, dessa forma você não precisará ficar mofando no aeroporto.

Acompanhe aqui: QR774 e QR773

Tem conexões em Doha? Tente falar com os caras a todo custo para resolver a sua situação. Não deixe para tentar resolver no balcão de check-in.

Publicado em
Sexta-feira, 9 de junho de 2017


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.