Passaporte ou RG? Que documento eu preciso para viajar?

que documento eu preciso para viajar

Esse é o primeiro post de uma série dedica aos iniciantes, aqui eu vou abordar assuntos para quem vai fazer sua primeira viagem internacional. O primeiro assunto é: que documento eu preciso para viajar?

Nós brasileiros, podemos entrar em alguns países da América do Sul apenas com o nosso Registro Geral, ou RG: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. O que é uma mão na roda para quem vai viajar e não tem passaporte ou está com o documento vencido.

Se você pretende entrar em algum desses países com seu RG, esteja atendo, pois seu documento precisa ter menos de 10 anos da emissão e você precisa ser identificado pela foto. Em 10 anos, a gente muda, se o oficial de imigração achar que você não é a mesma pessoa da foto, nem adianta chorar, você vai voltar para casa.

Outro detalhe importante: a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), OAB, Carteira de Trabalho não servem. Já vi pessoas tendo que dar meia volta já no balcão de checkin do aeroporto.

O único documento que permite que você entre em qualquer lugar, desde que esteja válido, é o passaporte. Para ter o seu, não é nenhuma coisa do outro mundo. No site da Polícia Federal, tem tudo bem explicado.

Funciona basicamente assim: você reúne a documentação necessária e não precisa mais levar foto. No site da PF você emite a Guia de Recolhimento da União, GRU no valor de R$156,00. Após o pagamento da GRU, você consegue agendar um horário para ser atendido em alguma unidade da PF mais próxima de você. Na data marcada, é só comparecer e dar entrada no seu Passaporte.

O tempo de emissão varia em alguns lugares, aqui em São Paulo, eu sei que não tem demorado muito. Quando eu fui renovar o meu, em Setembro de 2012, demorou só uma semana para ter o documento em mãos.

Mesmo em países que permitem a entrada com o RG, eu recomendo que você gaste um pouquinho e tenha seu passaporte. Por que? Para que você não fique limitado a viajar somente pela América do Sul, além disso, ter carimbos no seu passaporte facilita a sua entrada em países com controle mais rígido de entrada e emissão de vistos.

A validade do documento é de 5 anos e você precisa ficar atendo a este prazo. Alguns países exigem que seu passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade para poder entrar.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar