Como fazer uma conexão doméstica em Guarulhos

Como fazer uma conexão doméstica em Guarulhos

Fazer uma conexão no mais movimentado aeroporto do país e no segundo mais movimentado da América Latina pode gerar muitas dúvidas. Mas o procedimento é mais simples do que você imagina. E se você nunca fez uma conexão em um grande aeroporto, neste post eu explico como fazer uma conexão doméstica em Guarulhos.

***

Primeiramente, deixa eu explicar para vocês o que é escala, conexão e stopover, pois muita gente tem dúvidas a respeito destes termos. 

Escala é quando o avião faz uma parada, ou mais, entre o ponto de partida e o destino final. Estas paradas em geral são para reabastecimento e/ou embarque e desembarque de passageiros. Após a parada, você seguirá até o seu destino final no mesmo avião. Você não precisa nem sair do seu lugar. 

Já a conexão, é uma parada entre o seu ponto de partida e o destino final com troca de aeronave. Ou seja, você vai sair de um avião e entrar no outro. Em conexões domésticas, você não precisará retirar a sua mala, ela seguirá até o destino final.

Já o stopover é uma parada intermediária de longo prazo entre o ponto de partida e o destino final. Onde o passageiro escolhe permanecer algumas horas ou até dias naquele destino. No stopover as malas precisam ser retiradas e despachadas novamente quando o passageiro retornar ao aeroporto.

Leia mais:
Como ir do Aeroporto de Guarulhos até São Paulo de trem

Jatos da Latam estacionados no Terminal 2

Como fazer uma conexão doméstica em Guarulhos


Quando você fizer os procedimentos de check-in no ponto inicial da sua viagem, você já receberá todos os cartões de embarque dos trechos seguintes. De forma que não será necessário fazer novamente os procedimentos de check-in.

Atualmente, todas as operações domésticas no Aeroporto de Guarulhos estão acontecendo no Terminal 2. Sendo assim, caso a sua viagem tenha se originado em qualquer outra cidade brasileira voando com a Gol, Latam, Azul, Passaredo ou com a ITA, você chegará ao Terminal 2.

Mapa do Terminal 2

Ao sair do avião, basta olhar nos painéis que ficam espalhados pela área de embarque do terminal para verificar qual será o portão de embarque do novo voo através de sua numeração. Estas informações ficam no cartão de embarque. É sempre importante conferir o número do portão de embarque nas telas ou com o pessoal das empresas, pois é bem frequente mudanças de portão.

Durante a conexão doméstica você não precisará pegar suas malas, elas seguirão até o destino final. Sendo assim, você nem vai precisar sair da sala de embarque e tão pouco fazer novamente o controle de segurança e raio-x novamente. A não ser que você tenha comprado duas passagens separadas com códigos de localização diferentes. Não entendeu? Eu explico!

Digamos que você tenha comprado uma passagem de Belo Horizonte para São Paulo com a Gol e outra passagem de São Paulo para Curitiba com a Latam. Neste caso, você terá que desembarcar, fazer novamente o check-in e despachar a mala – caso a tenha – até o destino final.

Aeronave da Gol chegando de mais um voo

De uma forma resumida e simples, você vai basicamente desembarcar em de um portão e entrar no outro. Mas fique atento ao horário de embarque, pois o Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos tem 2 píers de embarque (lado leste e oeste) e talvez você tenha que se deslocar de um lado para o outro, mas é só seguir as placas indicativas.

***


Como visitar o Farol Santander
Pinacoteca de São Paulo
MASP – Museu de Arte de São Paulo
Mirante do Sesc na Avenida Paulista
Mercadão de São Paulo
Roteiro no centro de São Paulo
5 lugares para ver São Paulo de cima
Como chegar em Paranapiacaba


Onde se hospedar em São Paulo
Como ir do aeroporto de Guarulhos até o centro de trem










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.