Chegando em Portugal: como é a imigração em Lisboa

Santa Justa Imigração em Lisboa

O Aeroporto da Portela, em Lisboa, é a principal porta de entrada de brasileiros na Europa e isso se deve a grande oferta de vôos diretos que a TAP Portugal opera diariamente ligando 12 cidades brasileiras à Lisboa, além de alguns vôos diretos para a cidade do Porto, no norte do país. Pelo grande número de brasileiros, sempre recebo perguntas sobre como é passar pela imigração em Lisboa, além de dicas de transporte e freeshop. 


Imigração em Lisboa


Eu já passei por Portugal algumas vezes, na ocasião anterior eu entrei pela cidade do Porto e a minha passagem pela imigração foi meio traumática, vale ler o post. Já em Lisboa foi completamente diferente. Eu desembarquei em um vôo que vinha direto de São Paulo e chegamos em Lisboa por volta das 5h da manhã, o aeroporto estava bem tranquilo e somente os passageiros do meu vôo estavam passando pelos balcões do controle imigratório.

Apesar de ter umas 150 pessoas na fila e somente 2 balcões atendendo, o processo foi rápido, o que eu percebi é que poucas pessoas eram entrevistadas e de todos os passageiros, só vi 2 argentinos serem conduzidos para a famosa salinha, o que não significa que eles tenham sido deportados.

Na minha vez eu apresentei o passaporte, já estava com a papelada toda na mão, o oficial da imigração passou o leitor de código de barras e carimbou o passaporte, sem mesmo olhar na minha cara. Quer algo mais maravilhoso que isso?

Se você vai ficar em Lisboa, basta ir reto pelo corredor, seguir as placas de restituição de bagagem e saída. Se você vai fazer conexão para outra cidade (o que era o meu caso nesta ocasião), vire à direita para passar novamente pelo raio-x. Em seguida você já vai estar na sala de embarque e free shop.


Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


Free shop

O free shop de Lisboa não é dos maiores, mas a gente consegue encontrar tudo que a maioria dos lugares do gênero oferecem. Eu fiz um post comparativos de preços de free shops aqui no blog e o de Lisboa foi o que tinha os melhores preços. Dá uma olhada.

Free shop de Lisboa

Free shop de Lisboa

Como chegar ao centro de Lisboa

A melhor maneira de ir do Aeroporto até qualquer parte da cidade é usando o metrô. O Aeroporto de Lisboa é servido pela linha vermelha, que começa no aeroporto e vai até a estação São Sebastião e se conecta às linhas verde, amarela e azul.

A estação do metrô fica fora do prédio do aeroporto, mas bem em frente a uma das saídas. Para encontrar, basta seguir as placas de sinalização.

Plataforma bem vazia

Plataforma bem vazia

Para comprar o bilhete só nas máquinas automáticas, na Europa é bem raro a gente encontrar balcões de venda de bilhetes, mas é bem simples o procedimento de compra. Para facilitar, é tudo em Português, né?

O bilhete é o “Viva Viagem”, a primeira vez que você for comprar o bilhete, terá de pagar 0,50 centavos pelo cartão, que é recarregável. Guarde o cartão para viagens posteriores. A viagem custa 1,40 euro e é válido para até 1 hora após validar nas catracas.

A rede metroviária de Lisboa não é das maiores, mas atende muito bem a quem chega pelo Aeroporto da Portela. Para usar o metro é bem simples, parecido com o daqui de São Paulo. As estações são bem sinalizadas e quase todas tem internet wi-fi grátis.

Mapa da rede metroviária de Lisboa

Mapa da rede metroviária de Lisboa

Um dos problemas do metrô de Lisboa é que poucas estações tem escadas rolante ou elevadores, o que pode ser um tormento caso você esteja com muitas malas, mas entre pagar em média 15 euros para ir do aeroporto até o centro de Lisboa e pagar 1,40 euro para usar o metrô, acho que o sacrifício vale a pena.



Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.

Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.

Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.

E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.

Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.


Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal


O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

 


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

192 Comentários

  • Responder junho 13, 2016

    Lu Oliveira

    Bom dia, Fabrício.

    To gostando muito do seu blog. Vou de ferias pra Lisboa no final do ano e gostaria de te fazer uma pergunta… o que esta me deixando encucada é se no aeroporto de Lisboa tem aquela seção de alfândega apos a passagem pela imigração, como a que voce mencionou que passou no aeroporto de Porto? Eu já fui 3 vezes a Lisboa, (2008, 2011 e 2012) porem não consigo me lembrar dessa seção de alfândega apos a imigração. Isso foi uma particularidade do aeroporto de Porto? Pergunto pois meu noivo é mestrando da UnB (vamos levar a declaração de matricula autenticada) e quer levar uma placa que utiliza pra pesquisas, para caso tenha tempo livre, adiantar coisas de artigos. Vamos ficar 20 dias na casa dos meus tios (ele naturalizado português e ela italiana). Todas as vezes que fui a Lisboa a imigração foi tranquila e o máximo que perguntaram foi o que eu iria fazer em Londres. Desculpa pelo textão, mas de acordo com a sua experiência voce acha que o equipamento eletrônico pode causar alguma encrenca por parte deles?

    Desde já gradeco a atenção.

    • mm
      Responder junho 13, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Lu, tudo bem? Tem sim, tanto para quem desembarca, como para quem vai fazer conexão para outra cidade. Se essa placa for um objeto cortante, pode ter problemas até para embarcar com ela na mala de bordo aqui no Brasil. Não é melhor despachar? É um objeto frágil?

      • Responder janeiro 18, 2018

        Johellen

        Boa noite tudo bem?
        Eu e meu marido estamos indo para Lisboa dia 16/02, vamos ficar 15 dias mas reservei um hotel pelo booking por quatro dias apenas, com a intenção de conhecer outros lugares. Precisamos levar a reserva dos hoteis do restante dos dias tbm? E meu marido é autônomo, pode usar o imposto de renda para comprovar ligação com o Brasil? temos nossa propria casa tbm ajudaria? E eu estou no seguro desemprego, acha que teria algum problema com a imigracao? Muito obrigada!

        • mm
          Responder janeiro 18, 2018

          Fabricio Moura

          Boa noite! Tudo e com você? É bom levar todas as reservas, eles pedem com frequência para ver todos os comprovantes. Quanto ao IR, ele serve sim. Acho que vocês não terão problemas.

  • Responder junho 16, 2016

    Alene

    Fabrício, fiquei assustada com seu post sobre a imigração em Porto. É por onde vou chegar a Portugal. Foi esclarecedor. Vou procurar, assim como você, estar com toda a documentação e comprovantes em dia. obrigada, penso que compartilhar experiências nos ajuda muito a dimunuir situações complicadas.

    • mm
      Responder junho 16, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Alene, tudo bem? Foi traumático! Nunca passei por nada parecido na vida em lugar nenhum do mundo =/

  • Responder junho 24, 2016

    Lu Oliveira

    Oi, Fabrício! Não é cortante, é uma placa de engenharia, pra fazer conexões com aparelhos eletrônicos etc. A preocupação dele é justamente por ser um objetivo nem frágil. Não é cortante e nem parece com uma lâmina, é um board com conexões de aparelhos eletrônicos e possui uma tela. Porem estou tentando convencer meu noivo que nao será necessário trabalhar no período de férias.

    Obrigada pela atenção!

    • mm
      Responder junho 24, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Lu, não sendo cortante, não tem problema nenhum. Eu trabalho em viagens, pois essa é a minha vida, mas trabalhar nas férias é puxado.

      Bjs

    • Responder maio 26, 2018

      Josinalda lima

      Olá amigos estou com muito medo de viaj é não consegui passe ja feis 7mês até agora essa multa não chegou vou viaja no dia 7de junho porque meu namorado e de Portugal

  • Responder outubro 10, 2016

    Estefany RF

    Olá Fabrício, venho acompanhando seu blog muito legal. Irei viajar Janeiro com 2 amigas mas me surgiu uma dúvida, fizemos as reservas dos hotéis no nome é no cartão de uma das meninas e eu e a outra menina como vamos comprovar a reserva podemos usar os papeis dela precisa algum documento q vamos ficar no mesmo quarto de hotel?

    • mm
      Responder outubro 10, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Estefany, tudo bem? Vocês 3 podem ir juntas até o balcão de imigração. Não tem problema.

  • Responder outubro 22, 2016

    Beatriz Lima

    Amei tudo aqui!
    Boa noite! 🙂

    Vou para Bélgica em Dezembro, e vamos fazer uma conexão em Lisboa. No caso vamos passar pela imigração e alfândega?! Né isso?

    Eu estou falando no plural,pois vamos ser 3 pessoas rs podemos ir os 3 juntos para o balcão da imigração e alfândega?

    Agradeço,
    Bia

    • mm
      Responder outubro 22, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Bia, tudo bem? A imigração vai ser em Lisboa sim, podem ir os 3 juntos no balcão. Se todos os voos forem com a TAP (ou AZUL em code-share com a TAP) você só retira a mala na Bélgica, nesse caso, a alfândega é feita na Bélgica. E podem ir os três juntos.

      Bjs

  • Responder novembro 1, 2016

    Renata Borges

    Olá Fabricio,

    Queria saber se consigo comprar um chip para o celular no aeroporto de Lisboa. Vou fazer uma conexão e irei para Bruxelas.

    Obrigada, Renata

    • mm
      Responder novembro 1, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Renata, tudo bem? Acha sim, mas seria bom se certificar se eles cobrem a Bélgica. Tem uma operadora, a Lebara que eu já comprei o chip deles e funciona na europa inteira.

      • Responder novembro 1, 2016

        Renata Borges

        Olá Fabrico,

        Mais uma vez obrigada. Vou olhar está operadora.

    • Responder janeiro 12, 2017

      Ricardo

      Ja inaugurou novo sistema em lisboa

      • mm
        Responder janeiro 13, 2017

        Fabricio Moura

        Sim, passei por ele em Novembro. Esse post é anterior.

        • Responder fevereiro 15, 2017

          Sabrina dalfior ongaratto

          Como funciona esse sistema? É aquele que passa o passaporte pela máquina? Está funcionando realmente? Vou em março para Lisboa mas estou morrendo de medo! Li em alguns lugares que mulheres novas e desacompanhadas são “alvo”. Sou servidora pública, isso ajuda em algo?

          • mm
            fevereiro 16, 2017

            Fabricio Moura

            Tá funcionando sim, mas ele é para saída. Todo mundo que chega passa pelo mesmo procedimento normal. Desde que você tenha a passagem de volta, comprovante de hospedagem, seguro viagem, dinheiro e cartões de crédito internacional e vínculo com o Brasil, não tem porque ser barrada.

  • Responder novembro 8, 2016

    Marco Quintanilha

    Fabricio qual o melhor chip para uso na Espanha e em Portugal? Vou fazer Madri, Barcelona, Porto e Lisboa (além de pequenas cidades) e gostaria de saber se vc sabe. Quando fui a Paris comprei um plano da Orange de 1 GB que funcionou maravilhosamente bem tanto na França quanto na Itália. Teria algo similar na Espanha ?

    • mm
      Responder novembro 9, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Marco, tudo bem? Sempre que eu vou pra Europa eu uso o chip da Lebara do Reino Unido, pois ele funciona na Europa toda e até na Ásia, o site é lebara.co.uk e também é vendido em máquinas automáticas (tipo máquina de Coca-cola) em todos os aeroportos. Fora ele, a Vodafone e Orange funcionam muito bem.

  • Responder novembro 21, 2016

    Jordana Correa Seiler

    Olá gostaria de saber se alguém pode me esclarecer uma dúvida! Eu vim de um vôo de São Paulo para o Porto em Portugual com uma conexão de Madrid. Recebi um carimbo em Madrid mas não recebi nenhum no Porto depois peguei um Obinus estou aqui em Lisboa e me disseram que tenho que ter o carimbo de Portugal no meu passaporte já que estou aqui. Já agendei para fazer o tal carimbo mas ainda não entendi a tal importância desse carimbo! Alguém sabe me dizer??

    • mm
      Responder novembro 21, 2016

      Fabricio Moura

      Nãoooo, quem disse isso não sabe o que está falando. O carimbo de entrada vale para TODOS os países que fazem parte do acordo de Schengen e Portugal faz parte, assim como a maioria dos países europeus. Relaxa, você NÃO precisa de carimbo de Portugal, eles só irão carimbar quando você for embora. PS.: Também estou em Lisboa.

      • Responder abril 11, 2017

        Diaz

        Sei que faz muito tempo o questionamento, mas poderá ajudar outros leitores. Caso a pessoa decida morar em Portugal e pleitear uma autorização de residência. Se a entrada na UE foi por outro país e a chegada em Portugal foi por vôo doméstico. É preciso ir ao SEF ou loja do cidadão e declarar entrada. Caso seja feita nos 3 primeiros dias, não terá qualquer custo. Mas caso seja fora desse prazo, será cobrado multa proporcional ao tempo que a pessoa não declarou entrada em Portugal. Para as pessoas que irão se hospedar em hotéis, o sistema hoteleiro já faz essa notificação ao SEF no ato do check-in..

  • Responder novembro 22, 2016

    Priscila Silva

    Olá, tudo bem?
    Estou acompanhando o seu blog e estou adorando.
    Vi que esta em Lisboa e vai para o Marrocos, bom eu também vou passar por esses destinos logo menos, começo a minha viagem em Dezembro, mas estou um pouco ansiosa por conta da passagem pela imigração. Será a minha primeira vez na Europa, acho que estou mais ansiosa do a passagem pela imigração dos EUA hahaha. Vou ficar por volta de uns 68 dias, sou professora então tenho férias longas nesse período do ano. Vou me hospedar na casa de um amigo Português que fez um termo de responsabilidade e autenticou em cartório em Portugal e me enviou pelo correio, vou embarcar com a passagem de volta em mãos, pedi uma declaração falando que tenho vinculo empregatício com a escola e vou autenticar no consulado e posso anexar o meu holerite e calendário do ano letivo de 2017, seguro viagem, dinheiro. Estou esquecendo de algum documento?
    Fico ansiosa pelo fato de ter lido os cometários sobre o questionamento maior em relação a mulheres que passam sozinhas pela imigração.
    Parabéns pelo blog, vou continuar acompanhando para ver as dicas sobre o Marrocos!

    • mm
      Responder novembro 23, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Priscila, tudo bem? A documentação necessária é essa mesma, em toda minha vida só me pediram uma vez algo além do meu passaporte, então, pode ficar mais tranquila. No Marrocos a imigração também foi fácil, não pediram nada, só olharam o passaporte, perguntaram a minha profissão e pronto. Obrigado pela mensagem.

  • Responder novembro 24, 2016

    Taty patricia

    Olá Fabrício tudo bem ? Gostaria de tirar uma duvida pretendo viajar em dezembro com destino a Lisboa mais de lá vou pra França …. Tenho uma duvida …. Em relação a carta de hospedagem. … Já que vou ficar na casa do meu namorado que é português… Mais mora com pais como deve ser feita a carta sendo q o comprovativo de residência dele está no nome do padrasto dele …. É minha primeira viagem … estou reciosa em passar pela imigração …. ** aguardo sua resposta será de muita ajuda pra mim desde já grata !

    • mm
      Responder novembro 28, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Taty, tudo bem? A carta pode estar assinada pelo seu namorado, não tem problema. Eu fiz a imigração em Lisboa duas vezes esse mês, na primeira vez o moço fez as perguntas de praxe e na segunda não me perguntou nada. Vai tranquila.

  • Responder dezembro 6, 2016

    ivete Quintela

    Legal seus textos. Blog de muito conteúdo. Parabéns! Gostei tanto que vou compartilhar alguns dos seus artigos com o Grupo “Vivendo Portugal”. https://www.facebook.com/groups/vivendoportugal/?fref=ts

    • mm
      Responder dezembro 6, 2016

      Fabricio Moura

      Obrigado Ivete, que bom que gostou =)

  • Responder dezembro 26, 2016

    Clelma

    Oi Fabrício, tudo bem? Muito legal seus post. Você saberia me dizer quantos euros gastaria hoje do aeroporto de Lisboa até a região da Praça Marquês de Pombal indo de taxi?

    • mm
      Responder dezembro 27, 2016

      Fabricio Moura

      Oi tudo bem? Eu fiz um trajeto bem parecido em novembro e paguei 8 euros. Fiz o mesmo de Uber e paguei 5,50 euros. Taxi em Lisboa não é caro.

  • Responder dezembro 29, 2016

    Linda

    Ola fabricio gostaria que mim tirasse umas duvidas. Sou brasileira e casada com um portugues porem ainda nao tenho minha residencia porque tive que vir ao brasil e estou retornando a portugal com dois filhos menores em janeiro la tenho endereco comprovado pelo o sef pretendo ficar em lisboa pra ele ir nos buscar meu marido vai mim fazer a carta pros meus filhos vou leva los como turistas e pra mim preciso tambem da carta e oassagem ida e volta? Pois soy casada legalmente? Oque preciso levar pra entrar tranquila com eles? Obrigado

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Linda, tudo bem? O melhor é tentar entrar como turista mesmo, com reserva de hotel (faz a reserva no Booking.com e cancela depois sem multa) e a passagem de volta. Melhor fazer isso e entrar sem dor de cabeça do que ter que voltar.

      • Responder maio 20, 2017

        Vic

        Oi Fabricio,
        Voçê escreveu : “faz a reserva no Booking.com e cancela depois sem multa”.
        Isto significa que posso reservar hotel aqui no Brasil, mostrar reserva no balcão de imigração em Lisboa e DEPOIS cancelar sem multa ?

        • mm
          Responder maio 26, 2017

          Fabricio Moura

          Dependendo do tipo de reserva sim, pode fazer e cancelar até algumas horas antes da chegada ao hotel.

    • Responder outubro 26, 2017

      [email protected]

      Olá fabricio estou indo p portugal de férias em novembro o meu namorado e português
      Ele mim informou qui vai estar a minha espera no aeroporto e vai preencher um termo de responsabilidade se eu tiver algum problema anuciar o nome dele na imigração… isso procedé? Com passagem de inda e voltar mais sem a carta convite.. vc acha qui eu vo ter problemas? estou com medo obrigado

      • mm
        Responder outubro 26, 2017

        Fabricio Moura

        Olha só, se os oficiais quiserem causar problemas, eles vão causar e não tem como fugir disso. Eu acho que você precisa sim da carta convite, pois é o que vale na hora de passar pela imigração.

  • Responder janeiro 3, 2017

    Denise

    Oi Fabricio!! Mto legal seu post!! Estou adorando td aqui!! Estou com uma dúvida… meu destino é Roma, tem uma escala em Lisboa (acho!), o tempo de espera é de 1:30h, se por acaso eu perder o próximo voo, a empresa aérea me “encaixa” no proximo voo, ou tenho que pagar? Obrigada!!

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Denise, tudo bem? Se o voo for pela mesma empresa (ou comprado tudo junto incluindo empresas diferentes) eles são obrigados a te encaixar.

  • Responder janeiro 11, 2017

    Carlos

    Boa noite, meu camarada! Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Além de ser muito informativo e explicativo, você escreve muito bem!

    Bom, estou em vias de viajar com minha esposa para Londres em maio de 2017, e devemos passar por Lisboa, que é conexão, contudo, numa espera de 22h (!!!) pelo voo seguinte, para Londres. Aí, gostaria que você me informasse se, ao desembarcar, é possível sair do aeroporto para um rápido passeio e se vale a pena (devemos chegar em Lisboa por volta de 13h e sair às 12h do dia seguinte). Existe algum trâmite? E o retorno para o aeroporto?

    Não querendo exigir demais, principalmente que não será o caso tirando o exemplo acima, nos demais aeroportos do mundo, com o tempo hábil, é possível sair do aeroporto para conhecer a cidade e retornar normalmente? É que nunca passei por uma conexão tão longa, exceto em SP (sou do RJ!)

    Abraços e sucesso!

    • mm
      Responder janeiro 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carlos, tudo bem?

      Pra sair do aeroporto você vai ter que fazer a imigração em Lisboa, mas é super tranquilo e recomendo sim que você saia para conhecer a cidade. Tem uma linha de metrô que liga o aeroporto a cidade, é barato, custa 1,90 euros o trecho. Taxi tb não é caro, custa no máximo 10 euros até o centro da cidade. Eu acho 22h é muito tempo, porque você não passa uma noite em um hotel? Assim você vai conseguir aproveitar um pouco mais da cidade, descansar e chegar descansado em Londres.

      Abraços

  • Responder janeiro 12, 2017

    Luciano

    Eu fui ao Chile com um amigo e no momento de passar pela imigração ele foi até a cabine comigo. A agente de imigração nos olhou de cima em baixo, perguntou de maneira sarcástica se eramos gays. Eu disse que eramos amigos ai ela em tom debochado disse “Amigos claro… você com 26 anos e ele com 40. É muito feio um velho namorar um garoto”.

    Eu fiquei revoltado, minha vontade foi de pegar meu passaporte das mãos dela e voltar imediatamente ao Brasil, naquele momento não tive mais vontade de conhecer o país. Foi uma péssima experiencia. Imigrações em geral são lugares de desrespeito aos direitos humanos.

    • mm
      Responder janeiro 13, 2017

      Fabricio Moura

      Nossa, Luciano. Não acredito! Meu queixo caiu com a sua história. E SE fossem, qual problema? Povinho, viu?!

  • Responder janeiro 14, 2017

    Robson

    Olá, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida e gostaria de tua opinião, eu, meu irmão e a mãe vamos a Lisboa em Fevereiro temos carta convite para cada um, porém eu e meu irmão ficaremos em hotel e a mãe na casa do amigo protugues que emitiu a carta. É aconselhável não mostrar as reservas do hotel para não ficar algo contraditório ou pode mostrar tanto a carta quanto as reservas? Abraço.

    • mm
      Responder janeiro 15, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Robson, acho que eu já respondi a sua dúvida. Não vejo problemas em ficarem hospedados em lugares diferentes. Fale a verdade sempre.

  • Responder janeiro 15, 2017

    Luiz Juvencio de Lira

    Boa noite , estaremos eu e meu marido indo para portugal no final de Janeiro, e vamos ficar 08 dias , passando por Lisboa, Obidos, Fatima, e mais que não me recordo, vamos pela CVC. Gostariamos que nos orientassemos quanto + ou – gastariamos com refeição .

    • mm
      Responder janeiro 15, 2017

      Fabricio Moura

      Em média 10 a 15 euros por refeição, claro, tem lugares bem mais caros.

  • Responder janeiro 28, 2017

    naty

    vou viajar em fevereiro pela 1ª vez a Portugal, sou brasileira e meu marido é português, queremos passar 22 dias la com a família dele, a irmã dele que vive em Portugal me mandou uma termo de responsabilidade, ela tinha tirado o termo do site do SEF mas chegando no notário para autenticar a carta a mulher não aceitou, disse que la tinham um termo deles e que aceitavam somente ele. Andei pesquisando na internet porque ela me mandou fotos do termo e só encontrei o termo quando coloquei termo de responsabilidade para visto, e eu não preciso de visto, porque é somente a visita que vou, terei algum problema por conta disso no SEF ?, e esse termo ja esta em minhas mãos no brasil, e nao da tempo se ela tiver que fazer outro

    • mm
      Responder janeiro 28, 2017

      Fabricio Moura

      Eu acho difícil você ter problemas, mas de qualquer maneira, não dá tempo mesmo.

  • Responder fevereiro 7, 2017

    Monique

    Oi Fabrício!

    Primeiramente, adorei o blog e as dicas!

    Deverei fazer a primeira viagem internacional em junho, a turismo, com minha mãe, em excursão terrestre que vai incluir no máximo uns 2 dias em Lisboa e depois 10 dias na Espanha, por várias cidades. Como é pacote turístico, terei como comprovar com o voucher informando os hotéis, etc.

    Pelo que entendi, de Portugal para a Espanha é tranquilo devido ao Tratado de Schengen, é isso?

    Vi no site da Embaixada que eles podem exigir comprovação de vínculo profissional certificado em cartório ou no consulado! Ao ligar para a Embaixada aqui em Brasília para confirmar essa informação, um senhor (não muito educado) disse que agora, ao invés de autenticar em cartório, é para fazer um apostilamento de Haia (também feito em cartório).

    Sou servidora pública e consegui a declaração do meu órgão. Em tese, esses documentos costumam ter fé pública e daí espero fazer a tal apostila em cartório. Você já enfrentou em alguma viagem a outro país essa exigência?

    Outra pergunta: como vou voltar ao Brasil de Barcelona com conexão em Lisboa, será que nessa conexão tem que passar novamente pela imigração de Lisboa?

    • mm
      Responder fevereiro 12, 2017

      Fabricio Moura

      Monique, vamos lá. 1) A comprovação de vínculo pode ser uma carta do seu empregador, comprovante de pagamento ou declaração do imposto de renda. 2) Você só vai fazer a imigração uma vez, na entrada em Portugal. Na saída eles só vão carimbar a sua saída da Europa.

      • Responder fevereiro 13, 2017

        Monique

        Valeu, Fabrício!

  • Responder fevereiro 13, 2017

    Julio

    Amigoo vou para italia em março com conexao em lisboa de apenas 01h30 de espera sera q da tempo de passar pela imigracao ,vou pela tap nos dois voos … outra duvida eu vou sem dinheiro porque minha mae mora na italia so estou com a passagem de ida e volta e a carta sera q tem algum problema ?? Abraço

    • mm
      Responder fevereiro 13, 2017

      Fabricio Moura

      Dá tempo sim, o aeroporto de Lisboa não é muito grande. Sobre o dinheiro, em todos esses anos só me pediram pra mostrar uma vez e foi no Porto, em Portugal. O ideal era você ter alguns euros em mãos + cartão de crédito internacional pra garantir.

  • Responder fevereiro 17, 2017

    Aninha Paiva

    Fabrício, boa tarde!

    Estamos indo para Zurique em 08/2017, eu e meu esposo. Iremos ficar hospedados na casa da minha cunhada que irá fazer a carta de visita. As dúvidas são as seguintes:

    1 – É obrigatório ter cartão de crédito internacional ou posso apenas levar dinheiro? Como cartão internacional a imigração aceita os cartões pré-pagos (aqueles recarregáveis)?

    2 – Onde posso adquirir o seguro viagem? Qual o valor mínimo que o seguro deve cobrir?

    3 – O que você aconselha levar como moeda? Euros ou francos suíços já que meu destino final é a Suíça?

    4 – Como documentação vamos levar a princípio passaportes, passagens de volta, carta de visita, seguro viagem e dinheiro. Teremos problema com a imigração?

    Obrigada de antemão e desculpa o interrogatório.

    • mm
      Responder fevereiro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Olá, tudo bem? Vamos lá: 1) O cartão e crédito internacional não é obrigatório, porém, é mais uma maneira de você comprovar que pode se manter no país. Os pré-pagos são aceitos; 2) Hoje meu cartão de crédito tem seguro viagem (veja se o seu também tem), se não tiver, eu gosto de usar a Sulamérica, no blog tem um post com cupom de desconto e o valor mínimo é de 30mil euros; 3) Eu levaria Euros e trocaria por Francos lá na Suíça, a cotação dessa moeda aqui no Brasil é péssima; 4) Para garantir, leva uma declaração de IR, não é obrigatório mas comprova vínculo com o Brasil.

  • Responder fevereiro 19, 2017

    Aidê Fátima de Campos

    Legal, caro Fabricio!!
    as dicas muito me ajudaram. To indo com minha filha e neto pra Berlim, com conexão em Lisboa. Vou me preparar!! Obrigada!
    Aidê

    • mm
      Responder fevereiro 20, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, vai dar tudo certo =)

  • Responder fevereiro 19, 2017

    Angela

    Olá Fabrício, estou com dúvida em relação à comprovação de renda.
    Eu posso levar extratos da conta corrente do meu cartão que está habilitado para uso internacional ? Meu limite no cartão de crédito é baixo, mas tenho o dinheiro exigido em reais na conta corrente. Não vou levar uma quantia muito alta em euros, apenas 300, pois meu namorado vai trocar quando eu chegar lá , será que tem algum problema ?
    Obrigada

    • mm
      Responder fevereiro 21, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Angela, tudo bem? Só o cartão, nunca me pediram extrato e também nunca ouvi dizer que tenham pedido. Mas já me pediram pra ver o dinheiro e os cartões uma vez no Porto.

  • Responder fevereiro 27, 2017

    CARLOS ALBERTO

    Fabricio boa tarde
    Sou portugues e moro no Brasil.
    quero ir em Portugal visitar a familia e vou levar a esposa e filho (ambos brasileiros).
    Eu tenho passaporte portugues e eles o brasileiro.Terei algum problema de eles serem barrados pois não vou ficar em hotel e sim em casa de parentes.Concerteza a minha esposa vai ter que passar pela alfandega e eu não.Será que eles vão criar algum problema?Estou perguntando porque não vou á 11 anos e não sei como está o procedimento agora

    • mm
      Responder março 3, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carlos, tudo bem? Desde que comprovem o vínculo com o Brasil + passagem de volta e carta convite da hospedagem, não tem problema. Sim, vocês vão passar separados mas se der algum problema eles vão te chamar para averiguar. Ah, faça também o seguro viagem para sua esposa e filhos.

      • Responder abril 11, 2017

        Diaz

        Não há necessidade de passarem pela imigração separados(ele na fila de nacionais UE e a família para outras nacionalidades), é permitido estarem juntos. Apesar do seguro de saúde não ser caro, é possível uma economia nesse quesito. Basta dirigir-se ao INSS e fazer os procedimentos do formulário PB-4. O acordo no âmbito da Segurança Social e INSS permite que o brasileiro seja atendido pelo sistema público português(claro que com a devida inscrição de utente). Mas particularmente acho isso bem forreta(coisa de mão-de-vaca)

        • mm
          Responder abril 12, 2017

          Fabricio Moura

          Ótimas dicas, super obrigado!

          • maio 20, 2017

            Vic

            ola Fabricio,
            Sou cidadão Europeu (com visto permanente no Brasil) e minha esposa é brasileira.

            O Diaz escreveu :”Não há necessidade de passarem pela imigração separados(ele na fila de nacionais UE e a família para outras nacionalidades), é permitido estarem juntos.”

            Já foi confirmado ? É verdade ?

          • mm
            maio 26, 2017

            Fabricio Moura

            Até onde eu sei, é separado, inclusive em Lisboa. Quem tem passaporte europeu com chip, é tudo automático.

  • Responder março 6, 2017

    Priscila

    Olá Fabrício tudo bem,meu nome é Priscila.Vou a Lisboa dia 24 de março e volto no dia 6 de abril vou passar férias na casa de amigos,com meus dois filhos pequenos ,é minha primeira viagem e tenho as passagens de ida e volta carta convite seguro viagem,passaportes com autorização para viajar com apenas um dos pais tudo certinho.
    Por eu estar com crianças e mais fácil de passar pela imigração?

    • mm
      Responder março 6, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Pricila, o procedimento é o mesmo pra todo mundo, mas quando viajam crianças só com um dos pais, eles podem querer checar a documentação e autorização das crianças para terem certeza de que está tudo correto.

  • Responder março 9, 2017

    Vero

    Boa noite, Fabricio,

    Muito obrigada pelas dicas. Tenho uma pergunta que ninguen sabe me responder direito (Sou de Uruguay mas residente no Brasil, e os requisitos são os mesmos para os dois paises).

    Tenho passagen SÃO PAULO-LISBOA e LONDRES-SÃO PAULO com um periodo de 35 dias no meio. O plan e encontrarme com meu namorado (ingles) que vai estar com carro em Portugal e fazer a viagem de carro, devagar, até Londres. Tenho seguro medico, estarei levando carta de comprovante de trabalho, cartão de credito, etc.

    O que ninguem sabe responder e si o meu bilhete LONDRES-SÃO PAULO conta como ‘bilhete de retorno’ na fronteira de Portugal?

    Uma outra pergunta, ficarei pouco tempo no espaço Shenghen, e a maior parte do tempo na Inglaterra, porém, não tenho como comprovar quanto tempo irei ficar nos paises do Shenghen. A minha viagem não será planejada até os ultimos detalhes de aonde vou ficar a noite. Tem alguma dica de como apresentar lugares de hospedagem sem ter que pagar, pois ficaría caro demais.

    Muito obrigada pela atenção e ajuda.

    Atenciosamente,

    Vero

    • mm
      Responder março 9, 2017

      Fabricio Moura

      Olá, tudo bem? A resposta é mais simples do que você imagina.

      Sim, o bilhete Londres x São Paulo vale como bilhete de retorno. Certamente você irá sair de Portugal, passar pelo norte da Espanha e entrar no Reino Unido pela França (canal da Mancha), correto? A sua saída do espaço Shenghen será na França e lá eles só vão carimbar o seu passaporte e pronto. Do lado britânico você vai ter que fazer a imigração novamente, mas é tranquilo. Em Portugal eles podem pedir o seu roteiro dentro do espaço Schenghen sim, minha sugestão: faça um roteiro básico com 4 ou 5 cidades, mesmo que não seja as cidades por onde você vai passar no final e faça uma reserva em um hostel em cada uma delas, faça a reserva pelo Booking.com, pois você pode cancelar depois sem multa, só para você ter um plano para apresentar caso o oficial de imigração queira ver o seu roteiro.

      Espero ter ajudado

      Abs.

  • Responder março 15, 2017

    Luisa

    Olá Fabrício!! O meu voo Amsterda-SSA (TAP) foi alterado, agora com escala de 8h20min em Lisboa. Vc acha que dá para fazer algum passeio abatendo dessas 8 horas o tempo de fila imigração, tempo de deslocamento na cidade e o tempo necessário para o novo embarque??? Quanto tempo sobraria e o que seria possível conhecer neste tempo??

    • mm
      Responder março 16, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Luisa, dá sim. O aeroporto de Lisboa é dentro da cidade e tem um metrô excelente. Descontando o tempo dos processos aeroportuários, sobra aí umas 4h-5h para dar um passeio.

  • Responder março 16, 2017

    Luisa

    Obrigada Fabrício!! E o que você sugere conhecer neste tempo??

  • Responder março 23, 2017

    Soraya Alves Almeida

    Oi Fabrício, tudo bem?
    Estou indo com minha filha para Espanha ( vôo direto SP-Madri), já li seu post da imigração espanhola.
    Como é a imigração na estação de trem, vou pegar um trem de Barcelona para Porto e de lá vou para Coimbra e Lisboa e depois volto para Madri. Estou pensando em passar uns dias em Amsterdã, mas imagino que como já tenho 48 anos e minha filha 17, não terei problemas com relação à drogas!!rs
    obrigada

    • mm
      Responder março 28, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Soraya, a imigração vai ser feita só no aeroporto de Madri, depois que você sair do aeroporto, poderá transitar por todos os países da Europa continental que fazem parte do Tratado de Shenghen sem passar novamente pela imigração por até 90 dias. Ou seja, você não vai fazer a imigração de novo em Portugal ou Holanda.

  • Responder abril 10, 2017

    Sandra Sampaio

    Olá Fabricio! Parabéns pelo blog! Ótimas dicas!
    Depois de ler sobre a sua entrada traumática pelo Porto, estou com dúvidas de como proceder. Em meados de outubro vou ao aniversário de uma prima no Porto, porém ficaremos em hotel, eu e meu marido.
    Não encontro voo direto, ida e volta do Porto para o Rio, por isso cogitamos de ficar em Lisboa, por uns dias, em hotel. Caso resolva entrar por Lisboa, para pegar um voo domestico para o Porto, devemos fazer nova passagem pela imigração?
    Qual é o limite de peso de bagagem?

    Desde já, obrigada!
    Sandra Sampaio

    • mm
      Responder abril 12, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Sandra, tudo bem? Foi bemmmm traumático mesmo. Mas olha, entrando por Lisboa é super tranquilo e de Lisboa ao Porto é voo doméstico, não tem que passar novamente pela imigração. De Lisboa ao Porto pela TAP o limite é uma mala de 20kgs, de Low-cost (Ryanair ou Easyjet) a mala é cobrada a parte. Dá para ir de trem também, uma viagem super gostosa que dura umas 3h.

  • Responder abril 13, 2017

    Marcelo Ferraz

    Olá Fabrício. Antes de tudo gostaria de parabenizar você pela atenção que dá aos leitores ao responder a todos. Vou fazer minha primeira viagem internacional para a Holanda com conexão pelo aeroporto de Lisboa (pela TAP). Estou um pouco ansioso. Gostaria de saber onde encontro um mapa do aeroporto pois os que encontro não tem qualquer detalhe. Lendo na Internet achei relatos de pessoas que andaram vinte minutos até a área de embarque depois da imigração e tenho medo de andar para o local errado e perder o voo. É fácil se orientar lá em Lisboa (aeroporto)? As filas atualmente são muito demoradas? e como funciona a questão das malas, só pego elas na Holanda? Desde já agradeço a atenção.

    • mm
      Responder abril 17, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Marcelo, tudo bem? O Aeroporto de Lisboa não é muito grande e do balcão de imigração até os portões de onde saem os voos para dentro da Europa é um trajeto super curto. Saindo da imigração, você vai sair pela esquerda e na sua frente vai ter um corredor, quem seguir reto vai pegar as malas e desembarcar em Portugal, quem vira a direita vai passar novamente pelo raio-x e e voltar para a sala de embarque (isso que você deve fazer). Dali tem várias placas indicando a direção dos portões de embarque. Dá para se virar sem problemas, fica tranquilo. Abraços!

  • Responder abril 20, 2017

    Larissa Cruz

    Oi,tudo bom?
    Eu sou menor de idade e vou viajar sozinha para a Europa e fazer uma conexão no Aeroporto de Lisboa.
    Depois de passar pela imigração eu vou pegar a sala para um voou domestico ou continuo no internacional?

    • mm
      Responder abril 21, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Larissa, o caminho é um só. A sala de embarque de Lisboa é unificada, os portões internacionais ficam de um lado e os domésticos (voos dentro de Portugal e outros países da Europa continental) do outro lado. Saindo da imigracão você vai virar a esquerda e vai ter um longo corredor. Quem segue em frente desembarca em Portugal, quem vira a direita (placas de conexões) passa de novo no raio-x e entra na sala de embarque.

  • Responder abril 25, 2017

    Paulo Ricardo Soares dos Santos

    Fiz conexão nesse aeroporto em março de 2015, pena que foi apenas 1 hora e meia de conexão, mas achei ele lindo e inclusive usei o wi fi dele rs.
    Vim de Londres (Heathrow) e estava aguardando o voo para o Brasil (Guarulhos) pela TAP.

  • Responder abril 26, 2017

    Ricardo Amaral

    Olá, Fabrício. Parabéns pelo site! Muitas dicas importantes.
    Eu tenho uma dúvida sobre o processo de imigração…
    Estou indo à Lisboa com esposa e filhos pequenos. Ao passar pela imigração, somos atendidos todos juntos ou em separado? Os comprovantes de hospedagem, carta-convite e passagens de volta precisam estar duplicados para mim e minha esposa ou é necessário apenas uma cópia para ambos?

    Obrigado.

    • mm
      Responder maio 5, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Ricardo, tudo bem? Podem passar todos juntos, famílias podem. Leve só uma cópia dos documentos. Abraços!

  • Responder abril 30, 2017

    Ivanete

    Oi fabracio meu nome é ivanete vou viajar com minhas filhas pra Suíça dia 8 de junho no passaporte delas já tem autorização de viagem vou entrar como turista tenho seguro viagem passagem de ida e vouta e dinheiro preciso de mas algas coisa

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Precisa do comprovante de hospedagem e dinheiro + cartões de crédito internacionais, de preferência.

  • Responder maio 4, 2017

    Alex

    Oi Fabricio, tudo bem?

    Irei em julho para a Espanha com conexão em Lisboa, terei 4 horas e 40 min livres. Você acha que dá tempo de sair do aeroporto e conhecer algo em Lisboa rapidamente, só pra não passar em branco, ou é arriscado?

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Alex, é pouco tempo. Só no desembarque + imigração e raio-x você vai perder 1 hora.

      • Responder maio 25, 2017

        Alex

        Acha que nem o Parque das Nações daria para visitar rapidamente?

        • mm
          Responder maio 26, 2017

          Fabricio Moura

          Só se você for, ficar no máximo 1h e voltar.

          • maio 26, 2017

            Alex

            Melhor do que nada, haha. Vou tentar.

            Obrigado.

  • Responder maio 5, 2017

    Silvanna

    Oi Fabrício como vai? Estou indo pra Manchester em junho para viver com meu namorado. Como é a primeira vez que vôo, estou quase em pânico… Kkkk
    Vamos asdúvidas
    1°- Vou sair de BH com conexão em Lisboa e depois Manchester. Embarco as malas com destino final em Manchester?
    2°- Passo pela alfândega em BH e Manchester?
    3°- É melhor carta convite(Não trabalho em BH) ou contrato de trabalho em Manchester?
    4°- Preciso levar Libras se sim quanto + ou -?
    5°- O que mais além da declaração do INSS, passagem ida e volta, passaporte, documentos pessoais eu devo levar…
    6°- É tranquilo encontrar a imigração no aeroporto e eu preciso passar por lá?
    6°- Minha operadora é a Tim que rooming internacional, preciso de outro chip? Qual?
    Desculpe por tantas perguntas… Kkk Socorro!!!!!!!
    Muito obrigada! Bjos

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Silvana, tudo bem? Vamos lá: 1) Se os trechos do Brasil até Manchester foram comprados juntos (imagino que com a TAP), sim, as malas você só retira em Manchester; 2) Só em Manchester; 3) Carta convite, se você mostrar o contrato de trabalhos eles vão pedir o visto de trabalho; 4) Depende muito do seu estilo, em uma viagem de turismo eu recomento 50 libras por dia; 5) Seguro viagem é obrigatório e o IR seria importante também; 6) Só seguir as placas “imigration”; 7) Eu gosto da Lebara, que funciona em toda europa com o mesmo chip e te bons preços. Espero ter ajudado.

  • Responder maio 11, 2017

    Dandara Fernandes

    Olá Fabricio.

    Irei para Amsterdã em Novembro, e minha primeira conexão é em Lisboa – Portugal. Tenho somente 23 anos e vou sozinha. Tenho um amigo lá e ele estará me mandando uma carta convite, já que ficarei hospedada na casa dele. Ficarei 12 dias. É minha primeira viagem. Como tentei meu visto Americano e não consegui estou fazendo essa viagem para tentar novamente. Acha que terei algum problema em Lisboa? Devido a idade e ir sozinha??

    • mm
      Responder maio 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Dandara, tudo bem? Não fique assustada, mas mulheres na sua faixa etária e viajando sozinha são visadas pelo pessoal de imigração, por conta do histórico de meninas que no passado tentavam imigrar ilegalmente para Portugal, Espanha e Itália. Dica: tenha em mãos a passagem de volta, a carta do seu amigo (ideal era uma reserva de hotel), dinheiro e cartão de crédito internacional, seguro viagem e se possível, algo que comprove seu vínculo com o Brasil, como um Imposto de Renda, contrato de trabalho ou carta do seu empregador.

  • Responder maio 11, 2017

    luana

    olá Fabrício, estou indo agora dia 21 pra Londres.. vou fazer conexão en Lisboa de 1 hora só ( achei pouco tempo) e vou para Londres
    minha irma mora la a 7 anos, vai me mandar a carta convite, na carta esta falando que estou de férias, e é estou indo conhecer meu sobrinho ( ela teve filho recente fez 1 ano) estou levando a passagem d volta dia 14 de junho, e ate foto d nos duas juntas. e estou levando também 5 mil reais so que em libras.minha irma disse que seguro viagem eu nao preciso fazer pq eu vou estar hospedada com ela.
    o meu cartão internacional deu problema e nao vai chega a tempo . vc acha q pode ter algum problema?
    outra coisa e que estou no seguro desemprego, qual vínculo eu posso levar pra provar que tenho vínculos no Brasil? me ajuda to cm muito medo, vai ser a primeira viagem e sozinha

    • mm
      Responder maio 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Luana, tudo bem? Independente de você ficar com a sua irmã, o seguro viagem é documento obrigatório para imigração, uma coisa não isenta a outra. Com esse valor em dinheiro, para esse período de tempo nem precisa de cartão de crédito, mas se você tiver algum cartão velho, mesmo que sem uso, leve, só pra mostrar se pedirem. Sobre o comprovante de vínculo, um contrato de aluguel, imposto de renda, tudo isso serve.

  • Responder maio 11, 2017

    luana

    e outra coisa sou nova ..tenho 27 anos..
    q vc acha q eu devo fazer?

  • Responder maio 13, 2017

    luana

    mas mesmo a minha irmã escrevendo ma carta que estaria arcando com todas as minhas despesas, ainda preciso desse seguro viagem? e outra coisa eu moro com meus pais, não tenho nada no meu nome.
    e cartão de crédito tenho, mas é so nacional.

  • Responder maio 20, 2017

    Vic

    Oi Fabricio,
    Bom dia.
    Sou cidadão europeu e minha esposa é brasileira. Moramos em Brasil.
    Para fazer turismo em Portugal os documentos necessários para a entrada são iguais ?

    • mm
      Responder maio 26, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Vic, tudo bem? Não, ela precisa comprovar que vai retornar ao Brasil, comprovar hospedagem, seguro viagem e em alguns casos eles podem querer ver o dinheiro e cartões de crédito. Minha sugestão: leve algo que comprove o vínculo com o Brasil, como contrato de trabalho, declaração de imposto de renda. Se tiverem filhos, o comprovante da matrícula escolar funciona.

      • Responder maio 29, 2017

        Vic

        Muito obrigado Fabricio.
        Para obter o NIF a gente precisa comprovante de endereço (Brasil).
        Eles querem o original, uma copia autenticada ou um documento apostiliado.
        Este documento tem prazo de validade ?
        Obrigado.

        • mm
          Responder maio 29, 2017

          Fabricio Moura

          O NIF é o equivalente ao CPF para cidadão português ou quem tem nacionalidade e dupla nacionalidade. Que eu saiba ele não tem validade.

  • Responder junho 20, 2017

    Carlos

    Olá Fabricio.

    Sabe se para Portugal e para a Europa em geral, é preciso tomar vacina contra febre amarela antes de viajar?

    Recebi algumas informações desencontradas, gostaria de ter certeza. Já te foi solicitado antes o certificado internacional de vacinação para entrar na europa?

    • mm
      Responder junho 20, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carlos, não precisa. Europa não exige vacinas de brasileiros.

      Mas, se um dia você quiser tomar, eu recomendo pois desde o ano passado vale para a vida toda.

      Abraços

  • Responder junho 24, 2017

    Caio

    Olá Fabricio!
    Estarei indo a Portugal em Outubro (aeroporto de Lisboa), será a minha primeira viagem internacional.
    Estou com um pouco de medo, pois tenho 24 anos, solteiro. Sou economista, mas comecei a trabalhar com investimentos (agente autônomo), portanto, além do contrato de representação com corretora, não tenho nenhum vínculo trabalhista, nem tampouco IR.
    Seria interessante levar algum comprovante de formação ou relacionado?
    Ficarei em Portugal, Itália e da Itália para Londres (seria recomendado, por causa da imigração de lá?) E de Londres-Paris, Paris para Lisboa novamente. Totalizando 3 semanas.
    Não tenho cartão de crédito internacional também…
    Muito arriscado?

    • mm
      Responder junho 28, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Caio, olha, você precisa comprovar seu vínculo com o Brasil, algum documento que prove que você trabalha no Brasil ou até mesmo um contrato de aluguel, matricula de curso, esse tipo de coisa. O cartão de crédito internacional é bem importante pois ele ajuda a comprovar que você pode se manter naqueles países durante as 3 semanas. Os britânicos são bem chatos com isso.

  • Responder julho 17, 2017

    Heloisa

    Boa noite Fabrício! Me salva. Rsssr. Estou indo dia 25 próximo a Lisboa. Vou pegar um voo de bh a Madrid e Madrid a Lisboa. Meu problema: meu passaporte está carimbado que a 1 ano e 2 meses atrás fiquei 5 meses em Portugal. Não consegui troca-lo por causa da suspensão de emissao da PF aqui do Brasil. Será que consigo entrar? Meu marido é residente na Espanha. Quero ir pra viver com ele. Estou gravida de 4 meses. Será que com a certidão de casamento e o DNI dele consigo entrar. Claro, levando dinheiro e cartões necessários. Aguardo ansiosa sua resposta. Estou descabelado. Obrigada

    • mm
      Responder julho 17, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Heloisa, olha, certamente vão perguntar pq você ficou 2 meses “ilegal” na Europa e isso é motivo para não deixarem você entrar. Acho que vai depender da boa vontade de quem te atender. O corretos seria o seu marido entrar com um pedido de visto de residência para você.

  • Responder agosto 4, 2017

    [email protected]

    Me ajuda com esta dúvida. Graças a tua experiência. Saio de Guarulhos e faço conexão em Lisboa, dai viajo a Luxemburgo onde farei meu passaporte europeu e de Luxemburgo a Londres, Onde ficarei morando pois terei passaporte. Preciso comprar passagem de volta para apresentar em Lisboa? Ou minha passagem de Luxemburgo a Londres resolve. A gradeco

  • Responder agosto 4, 2017

    Ruth Mary rutes

    Viajo de Guarulhos a Lisboa e aí faço conexão e vou de Lisboa a Luxemburgo onde farei meu passaporte europeu e daí vou morar em londres.Minha grande dúvida é se preciso comprar a passagem de volta ou minha passagem de Luxemburgo a Londres seria minha passagem de volta já que saio do espaço SHENguen. Que vc me aconselha a levar em Lisboa.

    • mm
      Responder agosto 4, 2017

      Fabricio Moura

      O correto é ter a passagem de volta para o Brasil, já que, quando você entrar na Europa será com passaporte brasileiro e é isso que conta naquele momento. Depois com o passaporte europeu é outra história.

  • Responder agosto 4, 2017

    Ruth Mary rutes

    Obrigado pela resposta. Então explico que vou a Luxemburgo,a Londres e apresento a volta de Londres. É isso?em Londres tenho contrato de Aluguel de 2 meses.Mas não tenho vínculo empregatício no Brasil pq sai de meu trabalho.

    • mm
      Responder agosto 4, 2017

      Fabricio Moura

      Isso mesmo!

  • Responder agosto 22, 2017

    Katia Ferraz e lima

    Olá Fabrício
    Vamos dia 24 para Lisboa.. só que primeiro vamos para o Algarve. O tempo entre um voo e outro é de 6 horas. vale a pena ir para o centro de LIsboa nesse período? a questão é que o voo chega as 5h39 e aí como é o centro de LIsboa?

    abração
    Katia Ferraz

    • mm
      Responder agosto 22, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Katia, dá tempo sim, mas considerando que você tem que estar no aeroporto pelo menos 1h30 antes do seu voo, vai ter que ser rapidão.

  • Responder setembro 7, 2017

    Renata

    Vou com minha família para a Europa em Janeiro, e estou com algumas dúvidas. Sairemos de Campinas a Lisboa e provavelmente vamos no mesmo dia de Lisboa a Londres (cerca de 4 horas entre os vôos). Como teremos que fazer já que não é conexão? Passaremos por todo o processo de imigracao, alfandega como se fosse desembarcar em Lisboa e na sequencia todo o procedimento de embarque para Londres? Em Londres passaremos pela imigracao novamente?

    • mm
      Responder setembro 13, 2017

      Fabricio Moura

      Exatamente, Renata.

  • Responder setembro 14, 2017

    Cleide

    Oi Fabrício! Estou aterrizada de medo de minha conexão em Casablanca, vou pra Lisboa e terei uma longa espera em Casablanca! Estou cozinha com medo de ir pro hotel oferecido pela Air Março. Tem problemas ficar no aeroporto? Posso passar no raio x e aguardar na sala de embarque? E qual placa seguir, é a connection?

    • mm
      Responder setembro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Poder ficar no aeroporto, você pode, mas não tem nada pra fazer lá. Não precisa ficar aterrorizada, centenas de pessoas fazem conexão lá todos os dias.

  • Responder setembro 14, 2017

    Neri Jose

    Parabéns… Exelente blog, vc tirou varias duvidas, mais gostaria de outros esclarecimento. 1°. Ir do aeroporto de Lisboa para Estaçao Oriente de metro com 2 malas medias seria possivel. (Estou viajando com a esposa). 2°. Com essas malas seria muito complicado viajar de trem para Faro. 3°. Tem Uber em Lisboa? Qual seria o preço ate a Estação Oriente.Agradeço sua gentileza. Abraço

    • mm
      Responder setembro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Sobee ir do aeroporto de Lisboa para Estaçao Oriente de metro, possível sempre é, depende do conforto que você espera ter. Sobre a ir de trem pro Faro, é tranquilo, os trens tem lugar para colocar as malas. Sim, tem Uber em Lisboa.

  • Responder setembro 26, 2017

    Matheus

    Fabrcio, Boa noite,

    Estou fechando um contrato de trabalho no Algarve e um contrato de arrendamento em quarteira. Estou indo com minha companheira e temos união estável registrada em cartório. Duas perguntas:
    1- precisarei da passagem de volta, sendo que estou indo morar lá?
    2- minha esposa terá dificuldades quando passar pela imigração? Pois eu que terei o visto de resdência e somente no SEF que solicitarei o reagrupamento familiar.

    • mm
      Responder setembro 27, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Matheus, tudo bem? Recomendo ter a passagem de volta pois só depois de estar em terras portuguesas que vocês irão regularizar a situação. Compra uma passagem de volta com possibilidade de remarcação para não perderam a passagem.

  • Responder outubro 9, 2017

    JUNIOR BOURSCHEID PAULUS

    oi fabricio, gostaria de perguntar se é possivel conseguir emprego em portugal sem ter um bom estudo.só tenho o primeiro grau completo e um curso basico de informatica.porem tenho bastante conhecimento em comercio(MERCADO).trabalhei em posto de combustivel,em mercados e tambem em lavacao automotiva.tenho 26 anos.SERA QUE TERIA ALGUMA OPORTUNIDADE.DESDE JA LHE AGRADEÇO E PARABENS PELO SEU TRABALHO.

    • mm
      Responder outubro 16, 2017

      Fabricio Moura

      Rapaz, emprego em Portugal está cada vez mais difícil.

  • Responder outubro 13, 2017

    Ricardo de Barros

    Sou poeta compositor tem vagas para artista ( trabalho )

    • mm
      Responder outubro 16, 2017

      Fabricio Moura

      Não, Ricardo. Esse é um blog de viagens.

  • Responder outubro 24, 2017

    Alexandre

    Olá Fabricio, excelente seu blog, pude encontrar informações de tudo sobre tudo…

    Estou com uma dúvida que não encontrei resposta.

    Eu e minha família estamos indo morar em Portugal (de mala e cuia).
    Minha esposa e filha (menor) tem cidadania e passaporte italiano e eu só o brasileiro.

    Dúvidas:
    1) Nós três precisamos das passagens de ida e volta ou só eu (brasileiro)?
    2) Elas também vão precisar comprovar vinculo com Brasil? IR, matricula escolar, seguro saúde?
    3) Precisamos de carta convite?
    4) Podemos dizer que estamos chegando em Portugal para fixar residência?
    5) Podemos passar na imigração todos juntos? Em qual fila? De cidadãos da UE ou na de estrangeiros?
    6) como estamos indo morar de forma definitiva, seria um complicador levar toda mudança que for possível (no limite de malas) ou levar somente o básico para passar mais tranquilo?

    Ufa, acho que é isso!
    Aguardo seu retorno e seus esclarecimentos.
    Muito obrigado e Deus abençoe.

    • mm
      Responder outubro 26, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Alexandre, vamos lá:
      1) Elas não precisam e nem passam pela imigração, podem ir direto para o portão de cidadãos europeus; 2) Se elas tiverem o cartão do seguro social português, não precisam; 3) Sim, precisa. 4) Você não pode dizer isso, elas já tem o direito, mas com certeza elas passarão direto pelo portão de cidadãos europeus; 5) Explicado acima; 6)Leve só o básico até você conseguir a permissão de residência, depois pode buscar o resto ou despachar de navio.

  • Responder outubro 27, 2017

    Kenia silva

    Oie adorei … tira uma duvida , to indo pra Portugal meu marido tá em londres e vai encontra comigo em Portugal e vamos fica 2 dia e depois vamos de voo doméstico pra londres , eu prescisa passa na imigração ou posso , passa só pelo desembarque pelo fato de fica em londres por dois dia e outra coisa fiz o seguro saúde , preciso fazer o seguro viagem tbm ?? Desde já muito obrigado

  • Responder outubro 27, 2017

    Kenia silva

    Oie adorei … tira uma duvida , to indo pra Portugal meu marido tá em londres e vai encontra comigo em Portugal e vamos fica 2 dia e depois vamos de voo doméstico pra londres , eu prescisa passa na imigração ou posso , passa só pelo desembarque pelo fato de fica só por dois dia e outra coisa fiz o seguro saúde , preciso fazer o seguro viagem tbm ?? Desde já muito obrigado

  • Responder novembro 6, 2017

    Guilherme Sales

    Ola! ano que vem vou fazer uma viagem para a Alemanha com escala em Portugal, e minha duvida é se o visto de Portugal é necessário?

  • Responder novembro 10, 2017

    André Rodrigues

    Olá Fabricio muito bom o seu post, estarei indo pra Barcelona em março mas meu voo é pela Azul até Lisboa chegando lá as 5h55 estou querendo pegar um voo pra Barcelona no mesmo aeroporto por volta das 9h, você que já passou pelo processo em imigração em Lisboa acha que é possível em 3h eu pegar esse voo das 9h para Barcelona ou o tempo é muito apertado? visto que eu preciso passar pela imigração pegar a bagagem e ainda fazer o cheking e despacha a bagagem para o outro voo. Desde já agradeço a atenção.

    • mm
      Responder novembro 14, 2017

      Fabricio Moura

      Oi André, dá tempo sim, o aeroporto de Lisboa não é muito grande. Só se seu voo até Lisboa tiver algum atraso significativo, aí seria meio apertado.

      • Responder novembro 21, 2017

        André Rodrigues

        Obrigado, Fabricio, tenho acompanhado o status desse voo quase que diariamente e ele tem chegado em Lisboa antes do horário, espero que de certo ahaha Abraço

        • mm
          Responder novembro 21, 2017

          Fabricio Moura

          Bacana, André. Eu também faço isso, ás vezes.

  • Responder novembro 21, 2017

    Gilmai Nunes

    Oi Fabrício tudo bem?
    Gostaria que vc tirasse uma dúvida
    Estou indo para Portugal em janeiro encontrar meu namorado
    Ele vai me enviar a carta convite vou precisar do seguro viagem ?
    Ou não é obrigatório?
    Obrigada .

    • mm
      Responder novembro 22, 2017

      Fabricio Moura

      Oi! Sim, seguro viagem é obrigatório.

  • Responder dezembro 4, 2017

    Rick Wakeman

    Fabricio, bom dia!

    Vou pra Portugal agora em dezembro com minha namorada. Eu tenho cidadania portuguesa, mas ela não.

    Você acha melhor irmos juntos pela fila de turista ou eu devo ir pela fila de cidadao europeu? Obrigado!

    • mm
      Responder dezembro 4, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Rick, vai junto com ela na fila de turista, vai ser melhor.

  • Responder dezembro 4, 2017

    Viagem Bonito MS

    Adorei o post. Parabéns pelo site

    • mm
      Responder dezembro 4, 2017

      Fabricio Moura

      Opa! Obrigado =)

  • Responder dezembro 14, 2017

    Alex de Lima

    Bom dia, Fabrício.
    Vou viajar para Londres em Março/18 pela TAP, com conexão em Lisboa.
    Entendo que, na ida, não preciso passar pela imigração.

    Na volta, a conexão é longa (mais de 17h de espera) e pensei em visitar o centro de Lisboa durante algumas horas.

    Minhas dúvidas: Vou precisar passar pela imigração no dia da volta, não é?
    Seria melhor passar na ida e explicar que o destino é Londres, mas quero visitar Lisboa na volta?

    Obrigado!

    • mm
      Responder dezembro 14, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Alex, vamos lá:

      1) Vou precisar passar pela imigração no dia da volta, não é? >> Sim! Para sair do aeroporto você precisará passar pela imigração sim e ainda fazer o controle de saída quando você voltar pro aeroporto para embarcar para o Brasil.

      2) Seria melhor passar na ida e explicar que o destino é Londres, mas quero visitar Lisboa na volta? >> Não funciona assim, UK não faz parte do Acordo de Schengen, são imigrações distintas.

  • Responder dezembro 14, 2017

    Alex de Lima

    Ok!
    Obrigado pelas respostas claras e diretas.

    Parabéns pelo site!

  • Responder dezembro 20, 2017

    Jefferson Donizetti

    Bom dia Fabrício!
    Excelente seu post!! Pode ter certeza que ajuda muita gente!! Inclusive eu, rsrs.
    Vou para Roma pela TAP com troca de avião em Lisboa. Perguntas:
    1- Preciso fazer imigração em Lisboa ou posso fazer em Roma?
    2- Caso eu tenha que fazer a imigração em Lisboa, quanto tempo você acha que leva? meu outro voo sai 1:30 depois que eu chegar em Lisboa, dá tempo?
    3- Como vou para Roma e vou ficar na casa de minha irmã, preciso da carta convite? Se sim, ela precisa autenticar em cartório lá em Roma?

    Desde de já muito obrigado pela ajuda!!!

  • Responder dezembro 30, 2017

    Laise

    Boa noite!

    Fabrício,

    Vou viajar de ferias com meu esposo em março para Portugal e gostaria de saber se na hora da passagem pela imigração podemos passar juntos ou é separados.

    • mm
      Responder dezembro 31, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Laise, pode ir junto sim.

  • Responder janeiro 4, 2018

    POLLYANNA

    Ola Fabricio, boa noite, estou com uma viagem marcada para Lisboa em março agora, no entando vou pra Roma no mesmo dia, meu voo chega as 05:55 da manha, estou querendo comprar a passagem para Roma as 9h voce acredita que da tempo de fazer a imigração, sai da sala de desembarque pegar as malas, depois despachar as malas novamente e corrrer pro portao de embarque ? :/

    • mm
      Responder janeiro 4, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Pollyana, se o voo de chegada a Lisboa não atrasar muito, dá tempo sim. O aeroporto de Lisboa não é muito grande.

  • Responder janeiro 18, 2018

    Douglas

    Olá amigo meu nome é Douglas sou tenho dupla cidadania italiana porém meu passaporte está vencido estou pretendendo viajar para Bilbao em março mais tá muito complicado renovar o passaporte Aki no Brasil por isso pretendo renovar na europa porém estou com dúvidas sobre si compro passagem só de ida mais si compro só ida será que vou ter problema ou devo comprar ida e volta pretendo morar em Bilbao

  • Responder janeiro 18, 2018

    Douglas

    Olá amigo meu nome é Douglas sou tenho dupla cidadania italiana porém meu passaporte está vencido estou pretendendo viajar para jj em março mais tá muito complicado renovar o passaporte Aki no Brasil por isso pretendo renovar na europa porém estou com dúvidas sobre si compro passagem só de ida mais si compro só ida será que vou ter problema ou devo comprar ida e volta pretendo morar em Bilbao

    • mm
      Responder janeiro 18, 2018

      Fabricio Moura

      Douglas, tudo bem? Se você for entrar com o passaporte brasileiro, recomendo ter a passagem de volta, se não eles podem barrar a sua entrada.

  • Responder janeiro 19, 2018

    Amanda

    Oii Fabrício! Adorei o esclarecimento sobre quais o documentos portar durante a passagem pela imigração. Vou para Portugal em fevereiro para cursar disciplinas do meu curso, fico de Fevereiro à Julho. Eu gostaria de comprar a passagem apenas de ida, e como terei um certo tempo até Julho, tentaria encontrar uma passagem de volta mais em conta. Você acha que eles irão me questionar por não ter passagem de volta?
    Obs: Eu viajarei sozinha!

    • mm
      Responder janeiro 19, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Amanda, boa chance deles complicarem a sua vida, viu?! Eu não arriscaria.

  • Responder janeiro 22, 2018

    Maria Eduarda

    Eu saí do emprego em dezembro do ano passado (2017). Tenho carta de vínculo de dezembro. Eu consigo mostrar pra não encrencarem??? Eu realmente vou a turismo. Peguei parte do dinheiro da rescisão para viajar. Meu medo de mostrar é eles ligaram pra empresa no Brasil e verem que não estou mais Lá. Pq vai achar estanho desempregada viajando.

    • mm
      Responder janeiro 23, 2018

      Fabricio Moura

      Olha, telefonar pro Brasil para confirmar o seu vínculo eu acho muito improvável.

  • Responder janeiro 22, 2018

    Felipe Ribeiro

    Olá Fabricio, tudo bom?

    Primeiramente parabéns pelo site e pela postagem. Bastante esclarecedora, assim como a sobre o Porto.

    Estou com três dúvidas, se puder me ajudar. Vou em breve para uma viagem, em que vou de Air France do Rio de Janeiro para Paris, depois passo por Madri e volto de Lisboa pro Rio, também de Air France. Ou seja, na volta faço conexão em Paris. A primeira dúvida: a imigração será feita em Lisboa ou em Paris? Segunda: a mala vai direto pro destino final (Rio de Janeiro)? Terceira: talvez tenha um post específico aqui no site mas ainda não encontrei, sobre o tax free. Onde peço o reembolso, em Lisboa ou Paris?

    Mais uma vez parabéns pelos textos. Ajudam demais !!

    • mm
      Responder janeiro 23, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Felipe, tudo bem? Vamos lá: 1) A imigração é sempre na primeira cidade europeia (exceto se for alguma do Reino Unido), por isso, a sua imigração será em Paris. 2) Sim, vai direto pro Rio. 3) Na última cidade por onde você passar, no caso, Paris.

  • Responder fevereiro 2, 2018

    Sonia

    Olá Fabrício, parabéns pelo blog.

    Estou indo para Alemanha dia 4 de fevereiro 2018 pela TAP e a imigração será em Lisboa, como não trabalho, não tenho como comprovar vínculo empregatício, estou com medo de ser barrada.
    Será uma viagem curta de 5 dias apenas.
    O que devo fazer?

    Obrigada.

    • mm
      Responder fevereiro 2, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Sonia, tudo bem? Olha, eu não tenho muito o que dizer pra você. Se ele perguntar o que você faz no Brasil, responda a sua profissão e não entre em detalhes se está empregada ou não. Boa viagem!

      • Responder fevereiro 9, 2018

        Sonia

        Olá Fabrício!
        Agradeço pela resposta e estou voltando aqui para te falar que deu tudo certo. O setor de imigração estava bem movimentado e após uns 40 minutos fui atendida sem perguntas, tendo apenas que mostrar meu passaporte e meu bilhete de volta. Mais uma vez, parabéns pelo blog e que você possa, com sua experiência, nós ajudar cada vez mais.
        Abraços.

        • mm
          Responder fevereiro 9, 2018

          Fabricio Moura

          Oi Sonia, que notícia boa =) fiquei muito feliz! Obrigado pela mensagem carinhosa.

  • Responder fevereiro 24, 2018

    Renato

    Olá tudo bem?

    Seu blog é ótimo e ajuda muito as pessoas.

    Queria tirar uma dúvida.

    Eu saí recentemente da empresa que trabalhava e agora sou autônomo porém sem abertura de empresa(CNPJ)

    Gostaria de viajar pela Europa entrando pela Espanha e depois ir para Portugal e França.

    Tenho dinheiro para tal viagem mas não tenho nada para comprovar vínculo com Brasil.

    Não declarei imposto de renda então não sei o que levar para esta comprovação.

    Desde já agradeço.

    • mm
      Responder fevereiro 24, 2018

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Talvez um contrato de aluguel, matricula em curso também serve.

  • Responder março 5, 2018

    Aglays Rodarte dos Reis

    Bom dia, Fabricio. Eu e meu companheiro iremos para Portugal (entrando e voltando pelo aeroporto de Lisboa) e Espanha. Já fizemos reserva em um hotel em Cascais (iremos direto para lá). Nossa intenção é alugar um carro e conhecer várias cidades nos dois países. Eu gostaria de saber se é uma exigência fundamental para a imigração de ambos os países termos reservas em todos os hotéis por onde dormiremos. Não queremos fazer essa viagem de maneira tão rígida. Teremos 21 dias para passar na região. Se somos obrigados a ter tais reservas, você poderia explicar melhor sobre essas reservas que podem ser feitas pelo Booking apenas “de praxe”, podendo ser ou não canceladas, por favor? Muito obrigada.

    • mm
      Responder março 6, 2018

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Eles exigem sim, eu estou agora em Roma e me pediram pra ver todas as reservas de todas as cidades que eu vou passar.

  • Responder março 12, 2018

    Claudia Coutinho de Oliveira

    Boa tarde Fabrício! Muito legal seu blog!
    Eu e meu marido iremos à Portugal em setembro deste ano, mas faremos conexão em Marrocos pois vamos viajar pela Royal Air Marrocos. Sabe me dizer qual é o procedimento na imigração lá no Marrocos? E chegando à Lisboa, teremos que repetir o procedimento?
    Depois de ler seu post, deu medo! rsrs
    Obrigada!

    • mm
      Responder março 13, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Claudia, imigração só em Lisboa. Marrocos é conexão. Boa viagem!

  • Responder junho 17, 2018

    Gustavo

    Oi! Eu, minha esposa e meus dois filhos, iremos fazer uma viagem de 40 dias pela Europa. Os hotéis já estão reservados para todos os lugares que iremos visitar. Iremos levar 4 mil euros, 1.5 mil libras para os 7 dias que iremos passar na Inglaterra e cartões de crédito para qualquer emergência que tivermos. Considerando que já estão reservados hotéis para todas as cidades que iremos visitar, pode dar algum problema na imigração? Tenho medo que o agente da imigração considere pouco esse valor por esses dias que irei passar lá e que uma viagem em família acabe virando um pesadelo. Como os hotéis e transporte entre as cidades e países já estão reservados, esse dinheiro seria usado para alimentação e os passeios que iremos fazer. Também já reservei o seguro de saúde.
    Obs: A minha incitação será em Lisboa.
    Obrigado e aguardo resposta!

    • mm
      Responder junho 18, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Gustavo, tudo bem? Acho que 4mil euros muito dinheiro, mas para esta viagem e quatro pessoas é um pouco justo. Existe uma média de gastos que eles sugerem de 60 euros por dia, também acho um pouco de exagero. Se você puder levar 5 mil euros seria bom. Mas fica atento pois existe um limite máximo que a Receita Federal permite sair do Brasil de equivalente a 10 mil reais por pessoa. Uma dica: coloque esses 1mil Euros em um cartão pré-pago de débito, tipo o Visa Travel Money.

  • Responder junho 17, 2018

    Gustavo

    Me desculpe rs, o corretor acabou substituindo imigração por incitação.

  • Responder julho 6, 2018

    Anderson

    Olá fabrício!
    Parabéns pelo blog!

    Agora no final de Julho estou indo com visto de trabalho e pretendo levar minha Esposa e Filha que irão como turistas.
    Estando em Portugal irei dá entrada no meu pedido de residência e reagrupamento familiar para as duas.
    Neste caso, como seria o procedimento na imigração?
    Teríamos problemas caso os 3 fôssemos juntos para o mesmo agente e eu explicar esta minha intenção?
    Visto que a reserva temporária de alojamento está em meu nome e será para os 3?

    Aguardo resposta. Obrigado!

    • mm
      Responder julho 7, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Anderson, tudo bem? Vocês podem ir os três para o balcão de imigração. Sua esposa e filha estão indo com a passagem de volta para o Brasil ou só a passagem de ida?

  • Responder julho 25, 2018

    Vitor Calderan

    Olá Fabrício, tudo certo?
    Obrigado pela postagem!
    Vou viajar agora em agosto, chego em Lisboa e pego outro vôo para Veneza. Porém terei apenas 1h35 para sair do avião, passar pela imigração e pegar o outro vôo (ambos os vôos no mesmo bilhete pela TAP). Se não atrasar muito o meu vôo, esse tempo é suficiente?
    Obrigado!

    • mm
      Responder julho 26, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Vitor, tudo bem? Cara, é bem arriscado pois dependendo do horária da sua chegada, as filas na imigração em Lisboa são gigantescas, eu já fiquei uns 40 minutos ali

  • Responder agosto 6, 2018

    Joaquim Rosário

    Bom dia, Fabricio!
    Estou com viagem marcada para Europa… E és a questão! Meu Tio que mora lá está aqui e vai comigo e estou com dúvida qual a melhor opção… Ir com ele pois ele já mora lá ou ir com uma carta convite que um amigo vai me enviar.. Qual opção você acha melhor para passar na Imigração?
    De resto já estou com tudo em mãos, passagem ida e volta, seguro, dinheiro etc..
    Desde já agradeço, Abraço!

  • Responder janeiro 1, 2019

    Marcelo

    Oi irei viajar para a Europa e irei para alguns países como França, Portugal, Holanda, Inglaterra e Espanha. Sei que quando chegar na Inglaterra vou ter que fazer outra imigração a minha dúvida é se depois de sair de lá e ir para a Espanha eu vou ter que fazer outra imigração? Ou a que eu fiz quando cheguei em Portugal continua valendo? Espero que entenda minha pergunta kk, não sei se ficou muito confusa. É a minha primeira viagem para a Europa e eu estou com muitas dúvidas kkkk.

    • mm
      Responder janeiro 6, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Marcelo, não está muito claro, mas eu suponho que você vai voar com a TAP, correto? se você vai do Brasil para o Reino Unido com conexão em Lisboa, você só vai fazer a conexão, sua imigração será no Reino Unido. Quando você sair do UK e entrar novamente na Europa continental, aí você fará a imigração no país que você entrar, pelo que eu entendi, Espanha. Dá uma olhada nesse post: http://www.vounajanela.com/para-iniciantes/onde-vou-fazer-a-imigracao-na-europa/

  • Responder abril 5, 2019

    liliane

    Oi
    Que maravilha de blog, tenho uma dúvida em relação ao meu vôo, comprei Recife- Madrid com stopover de 5 dias em Lisboa uso a saída de desembarque normal ou conexão?

    • mm
      Responder abril 5, 2019

      Fabricio Moura

      Olá! Obrigado pela mensagem. Saída normal.

  • Responder abril 23, 2019

    Bruno

    Olá, Fabrício! Parabéns pelo blog! Sua experiência e das demais pessoas que comentam aqui é de grande ajuda para tirar nossas dúvidas sobre imigração em Portugal.
    No meu caso, vou no próximo mês com minha esposa, minha filha de 7 anos e meus pais para Lisboa.
    O que me deixou encucado é que minha esposa não está trabalhando formalmente no Brasil, e não tem como comprovar renda.
    Levaremos toda a documentação certa de turistas (passagem de volta, reservas em hotéis de Lisboa e Albufeira, seguro-viagem, dinheiros, cartões, etc).
    Mas será que o fato de ela não ter renda comprovada, mesmo estando com o marido que comprovará renda, pode complicar passar na imigração caso perguntem?

    • mm
      Responder abril 23, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Bruno, não tem problema não, vocês estão viajando em família e com toda a documentação certinha. Vai tranquilo.

      • Responder julho 1, 2019

        Bruno

        Olá, Fabrício! Voltei para compartilhar minha experiência na imigração em Lisboa. Tudo foi bem tranquilo, olharam apenas nosso passaporte e não pediram documento nenhum (isso porque eu estava com um calhamaço de documentos se fosse preciso rs). O agente apenas perguntou se estávamos a turismo, onde nós ficaríamos e quantos dias. Mesmo quando eu disse que ficaria na casa de parentes, ele não pediu a carta convite.
        E pelo que vi, no nosso vôo, que partiu de Campinas, todos passaram sem maiores problemas. Não vi ninguém sendo levado pra salinha.
        Obrigado pelas dicas!

  • Responder março 5, 2020

    Lene

    Oi Fabricio! Sou brasielira tenho passaporte de Brasil, atualmente moro na Argentina, tenho reservado hotel,seguro viagem,passagem ida e volta, o seu roteiro de viagem que por sinal me ajudou com muitas dicas boas para turistar em Lisboa e aproveitar o máximo e também vou levar documento com vinculo com o país que eu moro ” Argentina” ( livreta de casamento e credencial de minha profissao que seria professora de Biologia , e uma mala de 10 Kg. Vou de Buenos Aires com a escala a Sao Paulo e destino a Lisboa pela empresa LATAM.Se terei algum problema do meu trajeto de origem ser Buenos Aires e fazerem perguntas que nao sao relacionada com a viagem de turismo? E quais poderia ser? E se implicaria em algo?

    • mm
      Responder março 5, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Lene, tudo bem? Dificilmente eles criariam caso. Você está indo com todos os comprovantes certinhos, passagem de volta e pode comprovar que mora na Argentina. Vai tranquila!

  • Responder outubro 18, 2020

    SARA REGINA DE SOUSA DUARTE

    Oi Fabricio, vou com minha família a Israel, e na volta para são Paulo, meu voo faz conexão em Lisboa, neste caso passo pela imigração novamente?

    • mm
      Responder outubro 19, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Sara, neste caso não precisa fazer a imigração. A não ser que vocês queiram sair do aeroporto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.