Como funciona a conexão no aeroporto de Doha no Qatar

conexão em Doha no Qatar

Se você vai viajar para qualquer lugar do mundo com a Qatar Airways, certamente fará uma conexão em Doha no Qatar. A cidade é a base da companhia aérea e o Aeroporto Internacional Hamad funciona como hub de conexões da Qatar.

Com exceção de alguns voos locais, como de São Paulo a Buenos Aires ou de Hanoi para Bangkok, todos os voos da Qatar têm Doha como destino, onde os passageiros fazem a sua conexão antes de seguir viagem.

E aí que bate aquela dúvida corriqueira: como funciona a conexão em Doha no Qatar? Preciso de visto de trânsito? O que fazer depois de sair do avião? Bom, vamos por partes!

Leia mais:
Quanto custa viajar para Doha
Dicas de Doha para organizar a sua primeira viagem
Como é passar pela imigração em Doha
Onde ficar em Doha

conexão em Doha no Qatar
Conexão em Doha no Qatar: pouso no aeroporto Hamad

Como funciona a conexão em Doha no Qatar


Depois de um longo voo, você desembarcará em um dos melhores e mais modernos aeroportos do mundo. O Aeroporto Internacional Hamad é uma obra de arte gigante e que ainda será ampliado nos próximos anos.

E toda essa modernidade se traduz em facilidades, esqueça aqueles aeroportos que deixam a gente sempre confuso sem saber pra onde ir. Ou aeroportos onde passamos horas entediados sem ter o que fazer.

Ao sair do avião, você seguirá por longos e amplos corredores. Você encontrará a todo momento funcionários da Qatar Airways e do próprio aeroporto oferecendo ajuda e tirando as dúvidas dos passageiros.

conexão em Doha no Qatar
No piso do meio fica o raio-x e logo abaixo o freeshop

Basta seguir as placas indicando “connections” que não tem erro, você perceberá um grande fluxo de pessoas indo na mesma direção. 

Em dado momento, neste longo corredor, você vai virar a direita (ou esquerda, dependendo do lado do aeroporto em que você irá desembarcar) e deixar o longo corredor para entrar na zona de controle de segurança, onde fará o controle de raio-x. Aí não tem mistério, é aquele procedimento chatinho como em qualquer lugar do mundo. 

conexão em Doha no Qatar
Depois do raio-x já vemos o famoso urso amarelo
conexão em Doha no Qatar
O urso fica no hall central do aeroporto de Doha

Depois do raio-x, você descerá por longas escadas rolantes até retornar para o saguão principal do Aeroporto Internacional Hamad, onde fica aquele imenso urso amarelo. Pronto, agora é só conferir nas telas de informações para ver de qual portão partirá seu próximo voo.

conexão em Doha no Qatar
Um trem interno conecta as partes mais distantes do terminal
conexão em Doha no Qatar
Zona C de embarque

Curiosamente, eu já fiz alguns voos em que não precisei passar pelo raio-x, como de Bangkok e Singapura para Doha. Acho que alguns destinos são dispensados do procedimento, de modo que ao sair do avião, eu desembarquei direto no saguão principal do aeroporto.

conexão em Doha no Qatar
Conexão em Doha no Qatar, o aeroporto é enorme e lindo

Preciso de visto para fazer a conexão em Doha?


Não! Cidadãos brasileiros não precisam de visto para fazer a conexão em Doha no Qatar. Na verdade, brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Qatar. Uma ótima notícia para quem pretende visitar o país ou ir para a Copa do Mundo de 2022. Basta ter um passaporte válido.

Também não precisamos apresentar nenhum certificado de vacinação, como a de febre amarela que é exigida em alguns lugares do mundo. Entretanto, o seguro viagem é obrigatório se você pretende usar o tempo de conexão para passear em Doha ou ficar alguns dias na cidade. Recomendo o Seguro Promo, que tem excelentes planos para todos os tipos de viajantes e orçamentos.

Eu já mostrei aqui no blog como é passar pela imigração em Doha, recomendo a leitura.

conexão em Doha no Qatar
Imigração em Doha

O que fazer no Qatar em uma conexão


Muita gente aproveita o tempo de conexão em Doha no Qatar para conhecer um pouco mais da cidade. E eu acho que vale muito a pena, Doha é uma cidade linda e que eu me apaixonei. Uma das melhores surpresas que eu tive nos últimos anos.

Eu já fiquei 5 dias em Doha, mas também já aproveitei uma conexão de 14 horas para passear pela cidade. Eu já escrevi um post bem completo com o que fazer em Doha em uma conexão e como saber se vale a pena sair do aeroporto, baseado no seu tempo de conexão. Recomendo a leitura.

Vídeo: 10 coisas para fazer em Doha

***


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

5 Comentários

  • Responder agosto 7, 2020

    Laertes

    Olá Fabricio! tudo bom?

    Você acha que o tempo de 3:20h é suficiente para fazer imigração em doha?

    Estou com bilhetes separados e não sei será possível despachar a mala direto pro destino final.

    Att.

    • mm
      Responder agosto 7, 2020

      Fabricio Moura

      Olá, tudo bem? Simmm, tranquilo! As filas de imigração em Doha não são longas, a grande maioria das pessoas que passam pelo aeroporto estão em trânsito e não precisam fazer a imigração. E lá tudo funciona impecavelmente.

      • Responder agosto 7, 2020

        Laertes

        Obrigado pela atenção! Então sairei de Roma e farei de conexão em Doha e os bilhetes são separados, terei que fazer a imigração em doha e despachar novamente as bagagens… 3:20h é suficiente?

        Li seu post sobre a imigração, estarei em classe executiva e vi que a imigração é ainda mais fácil…

        • mm
          Responder agosto 7, 2020

          Fabricio Moura

          Então, se os dois voos forem pela Qatar, eles conseguem despachar a mala até o destino final, vai da boa vontade deles. Se os agentes de aeroporto forem da Qatar, certamente eles farão isso. Se forem terceirizados, vai depender da boa vontade. Imigração pra quem voa em Business ou First é feita em um lounge sem filas. Você não vai gastar 10 minutos.

          • agosto 10, 2020

            laertes

            Fico mais tranquilo… Obrigado novamente pela atenção

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.