Como é o passeio de barco pelo Canal de Beagle em Ushuaia

O Passeio de barco em Ushuaia pelas águas do Canal de Beagle é um daqueles passeios obrigatórios para fazer no fim do mundo. Certamente um dos cenários mais bonitos que você encontrará durante a sua viagem a Ushuaia. Neste artigo eu compartilho com vocês como é o passeio e explico como reservar o seu passeio com ótimos descontos, sem cair em ciladas.

***

Recentemente eu estive em Ushuaia e um dos passeios que eu fiz na cidade foi a navegação pelo canal de Beagle e se tornou uma das minhas atividades favoritas na Terra do Fogo.

O canal é uma ligação natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico, além de ser a fronteira natural entre Argentina e Chile. E existem diferentes passeios de barco em Ushuaia que percorrem o canal. Alguns mais rápidos e baratos e outros mais completos e também mais caros.

Leia também:
Passeio de helicóptero em Ushuaia com pouso nas Cordilheiras

Recomendo assistir o meu vídeo com o que fazer em Ushuaia. Nele eu mostro em detalhes como é o passeio de navegação pelo Canal de Beagle.

Passeio de barco em Ushuaia
Vídeo: o que fazer em Ushuaia

Tipos de passeios de barco em Ushuaia


Recomendo comprar os passeios pela internet e com antecedência, visto que muitos esgotam rapidamente. Aliás, eu achei mais barato reservar os passeios pela plataforma Get Your Guide do que pelas agências locais, incluindo, agências que atendem só o público brasileiro.

Passeio de barco em Ushuaia
A paisagem ao longo do passeio

Passeio mais básico (3 horas)

O passeio mais bássico tem duração de 3 horas, passa pelas Ilhas Bridges, segue até a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro circundando o emblemático Farol Les Eclaireus, também chamado popularmente de Farol do Fim do Mundo. Entretanto, não existe o desembarque em nenhuma dessas ilhas.

Preço: 76 USD e  Vocês podem reservar este passeio aqui.


Passeio intermediário (4 horas)

O passeio intermediário foi o que eu fiz em Ushuaia, ele tem 4 horas de duração e passa pelos mesmos lugares do passeio mais básico. Contudo, a diferença é que ele fica mais tempo nos lugares e inclui um desembarque e a caminhada de 20 minutos por uma das Ilhas Bridges. Depois da caminhada o barco segue para a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos e finaliza o roteiro no Farol do Fim do Mundo.

Preço: 96 USD e você pode reservar este passeio de barco em Ushuaia aqui.


Passeio mais completo com pinguins (5 horas)

O passeio mais completo passa exatamente pelos mesmos lugares dos passeios anteriores, como a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos Marinhos, o Farol do Fim do Mundo. Em seguida o barco passa pela área dos destroços do transatlântico SS Monte Cervantes que naufragou ali em 1930. Em seguida o passeio segue até a Isla Martillo, onde vive uma colônia de pinguins-de-magalhães. O barco fica parado por cerca de 30 minutos para observação das aves. 

Preço: 163 USD e você também pode reservar o passeio de navegação com observação de pinguins aqui

Entretanto, se você quer descer na ilha para fazer uma caminhada junto com os pinguins, existe um passeio só com esta atividade, o “caminhada pinguinera”. Recomendo reservar com bastante antecedência pois este é um passeio que se esgota muito rapidamente, inclusive, eu não consegui fazer justamente por deixar para reservar na última hora.

Preço: 298 USD e você pode reservar este passeio com os pinguins aqui.


O barco que faz o passeio


Escolha um catamarã, pois eles são mais estáveis no mar geralmente agitado do Canal de Beagle. Os catamarãs também tem um salão interno aquecido, algo muito importante especialmente durante o inverno.

Além disso, o barco que eu fiz o passeio também tem lanchonete com várias comidinhas, bebidas e snacks, incluindo empanadas deliciosas.

Passeio de barco em Ushuaia
O catamarã que faz o passeio

Dicas para fazer o seu passeio de barco em Ushuaia


Por conta da localização, entre as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle, Ushuaia é fria na maior parte do ano.

A cidade já registrou -20 graus de temperatura durante o inverno. Mas normalmente, as temperaturas ficam entre 5 graus e -5 graus durante o período mais frio do inverno, com incidência de neve. 

Durante o verão, a temperatura oscila em torno dos 10 graus. Mas o que torna a experiência ainda mais gelada é o vento constante e as mudanças climáticas bruscas. Sol, chuva, neve, vento…  às vezes, tudo isso ao mesmo tempo.

Aliás, no pico do inverno, o dia tem apenas 6 horas de sol. O sol nasce por volta das 10h da manhã e vai se pôr lá pelas 15h30. Tenha essa informação em mente quando organizar os seus passeios.

Passeio de barco em Ushuaia
Passeio de barco em Ushuaia

Como foi o meu passeio


Os passeios de barco em Ushuaia acontecem normalmente em dois momentos do dia, pela manhã e à tarde. Eu escolhi o passeio da tarde pois a luz do fim do dia deixa tudo ainda mais bonito e tive a sorte do sol estar brilhando naquele dia.

Eu já estava na rua na hora do passeio, mas a maioria dos passeios incluem o transfer do seu hotel até o píer. O barco saiu por volta das 15 horas e depois de cerca de 40 minutos de navegação, fizemos uma parada nas Ilhas Bridges.

Ilhas Bridges
Passeio de barco em Ushuaia
Ilhas Bridges

Foi em ilhas assim que os antigos povos habitavam antes da chegada dos europeus. E várias placas espalhadas pelo lugar explicam que quando os navegadores chegaram, eles avistaram muitas fogueiras à distância e daí que veio o nome “terra do fogo”.


O ponto alto do passeio

Em seguida fomos até a Ilha dos Pássaros e Ilha dos Lobos, onde vive uma enorme colônia de lobos marinhos. O barco se aproxima bastante da ilha e podemos observar estes animais bem de perto. 

Passeio de barco em Ushuaia
Ilha dos Lobos
Passeio de barco em Ushuaia
A colônia é enorme e as aves convivem em harmonia com os lobos
Passeio de barco em Ushuaia
A ilha é o ponto alto do passeio

A parte final é até o Farol do Fim do Mundo, o Farol Les Eclaireurs. Os argentinos contam que este é o farol que teria inspirado Júlio Verne a escrever a obra “O Farol no Fim do Mundo”, mas é puro marketing. Ele foi construído em 1918 e a primeira publicação do livro de Júlio Verne foi em 1905.

Passeio de barco em Ushuaia
Farol do Fim do Mundo
Farol do Fim do Mundo

Durante todo o trajeto, podemos observar uma das regiões mais bonitas do continente americano. Por todos os lados vemos montanhas colossais cobertas de neve, em contraste com o azul do mar e do céu. Inegavelmente, um dos passeios mais legais em Ushuaia.

Retorno para Ushuaia já com o pôr do sol
Chegando em Ushuaia

Reserve aqui outros passeios em Ushuaia



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.