Definitivamente, o passeio de helicóptero em Ushuaia na Argentina é uma das experiências mais incríveis na Terra do Fogo.

Definitivamente, o passeio de helicóptero em Ushuaia na Argentina é uma das experiências mais incríveis na Terra do Fogo. Sobrevoar as Cordilheiras dos Andes por dentro de seus vales nevados e pousar no alto de uma montanha coberta de neve não é o tipo de passeio que fazemos todos os dias.

***

Ushuaia tem um leque  enorme de passeios possíveis em todas as épocas. Por conta do frio e da neve, é bem atraente para quem vive no Brasil e nunca teve a oportunidade de visitar um destino de neve antes. Já no verão, é mais comum o lugar ser invadido por americanos e europeus.

Entre os passeios mais procurados em Ushuaia estão o tour pelo Parque Nacional Terra do Fogo, incluindo o passeio no trem do fim do mundo. As trilhas até lugares emblemáticos como a Lagos Esmeralda, Glaciar Vinciguerra, a visita ao Cerro Castor, a navegação no canal de Beagle, a caminhada com os pinguins e claro, o sobrevoo na Cordilheira.

Leia também:
Passeio de barco em Ushuaia e caminhada com pinguins

Existe o passeio de helicóptero com o pouso nas montanhas, mas também existem outras opções de sobrevoo de helicóptero e até em aviões pequenos.


Vídeo do passeio:

Passeio de helicóptero em Ushuaia
Assista ao vídeo (clique na imagem)

É um passeio seguro?


A aeronave que realiza o passeio é um Robinson R44 com capacidade para até 4 pessoas incluindo o piloto. O R44 é o helicóptero monomotor mais vendido no mundo e é muito utilizado no Brasil.

E muitas pessoas questionam se o R44 é um helicóptero seguro ou não, justamente por conta do seu histórico de acidentes. Bom, para tranquilizar vocês, o R44 é um helicóptero extremamente seguro, desde que respeitando seus limites, como o peso máximo e a manutenção. 

Passeio de helicóptero em Ushuaia
Aeronave usada no voo panorâmico

Inclusive, para fazer este passeio todos os passageiros são pesados e distribuídos na aeronave de acordo com o peso. E este passeio não acontece em dias com muito vento, chuva ou neve, justamente por questões de segurança.

Mas, imprevistos podem acontecer já que vamos sobrevoar uma região de clima muito instável e sendo um passeio que envolve riscos, precisamos assinar um documento que inclui uma cláusula onde assumimos a responsabilidade por riscos físicos, lesões ou até acidentes fatais. Confesso que bateu um medo quando eu vi o documento.

Por conta disso, muita gente desiste de fazer o passeio, o que é perfeitamente compreensível, não é verdade?!


Como é o passeio de helicóptero em Ushuaia?


Durante a decolagem é impossível não sentir um frio na barriga. O helicóptero é bem pequeno e ficamos espremidos ali dentro, sem muito espaço para se mexer, mal tem espaço para as pernas para quem fica nos assentos de trás. 

Passeio de helicóptero em Ushuaia
Entrando na Cordilheira
Passeio de helicóptero em Ushuaia
As montanhas de pertinho

A impressão que eu tive é de um helicóptero muito frágil, parece uma casquinha de ovo. Mas foi só a minha impressão, como eu disse, ele é seguro!

E por ser uma aeronave leve, o R44 balança bastante especialmente quando ganhamos mais altitude e passamos por alguma corrente de vento mais forte.

Passeio de helicóptero em Ushuaia
A Laguna Esmeralda congelada

Após a decolagem, fizemos uma curva fechada em cima de Ushuaia e percorremos toda a parte mais turística da cidade antes de entrar no meio da cordilheira dos Andes em direção ao Glaciar Martial, uma das montanhas mais imponentes da Patagônia, uma imensidão de gelo sem fim. 

A visão das montanhas lá de cima é algo realmente extraordinário, um ponto de vista completamente diferente do solo.

Um dos vales da Terra do Fogo

Durante o sobrevoo, passamos muito perto de montanhas famosas dessa parte da Patagônia. Lugares emblemáticos como o Glaciar Martial, Valle Carbajal, Montanhas Vinciguerra, o majestoso Monte Olivia e ainda sobrevoamos a famosa Laguna Esmeralda, que estava praticamente toda congelada. Uma pena! Certamente no verão este passeio deve ser bem interessante.


Pouso em uma montanha congelada


Mas certamente o ponto alto desse passeio é o pouso no alto de uma montanha coberta de gelo, exatamente em frente ao Cerro Castor, a mais famosa estação de esqui de Ushuaia.

Brinde no alto da montanha

Pousar no gelo, a mais de mil metros de altitude é a grande cereja do bolo deste passeio. Lá de cima temos uma das mais belas imagens da Terra do Fogo.

Depois de um brinde gelado, decolamos de volta para a cidade. Se na decolagem lá no aeroclube de Ushuaia já deu um gelo no estômago, essa decolagem praticamente mergulhando no abismo foi de arrepiar a alma.

A volta de camarote

E no fim, as lindas paisagens dessa parte do voo foram ainda mais bonitas que o primeiro sobrevoo. Sorte que eu estava na frente neste trecho.

Mais vistas magníficas
Chegando em Ushuaia

Quanto custa o passeio de helicóptero em Ushuaia?


O tempo total do passeio é de 30 minutos, incluindo a parada de 10 minutos e vocês devem estar se perguntando: “Afinal, se esse foi o passeio mais caro que ele já fez, quanto custou?”

Eu paguei R$3.133,00 à vista!

Existem passeios mais baratos, de 15 minutos de sobrevoo e sem o pouso na montanha. Existe também o sobrevoo em aviões pequenos. Vocês podem reservar estes passeios através dos links abaixo.


Vale a pena?


Mas no fim das contas, é uma experiência tão incrível que valeu muito a pena. Valeu cada centavo pago! Faria de novo? Com toda certeza e quem sabe eu volto em Ushuaia no verão para fazer esse passeio de novo?!

E vocês, já fizeram passeios de helicóptero? O que acharam deste passeio em Ushuaia?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.