Conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo está entre os passeios mais procurados por quem visita a cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina. Além disso, é no parque que fica o famoso trem do fim do mundo, a pequena ferrovia histórica que percorre um trecho do parque fazendo a alegria dos visitantes.
***
O Parque Nacional Terra do Fogo está localizado a 12 km do centro de Ushuaia e ocupa uma área de cerca de 69 mil hectares. E apesar de ser mais famoso do lado argentino, o parque também se estende pelo território chileno. Aliás, muitas montanhas que vemos no parque, estão do lado chileno.
Falando em montanhas, o parque é salpicado dos mais imponentes picos, bosques, lagos, trilhas e até mesmo o canal de Beagle ajudam a compor o lindíssimo cenário do Parque Nacional Terra do Fogo.
Leia mais:
Passeio de barco pelo Canal de Beagle em Ushuaia
O sobrevoo de helicóptero na Cordilheira dos Andes em Ushuaia
Recomendo assistir o meu vídeo com o que fazer em Ushuaia. Nele eu mostro em detalhes como é o passeio no Parque Nacional Terra do Fogo.
Como é a visita ao Parque Nacional Terra do Fogo
Primeiramente, o Parque Nacional Terra do Fogo pode ser visitado em qualquer época do ano. No verão os visitantes buscam mais as trilhas e bosques que no inverno são inviáveis por conta da incidência de neve e o frio congelante. Aliás, é possível encontrar trechos com neve o ano inteiro no Parque Nacional Terra do Fogo, especialmente nas montanhas.
Eu visitei o parque durante o inverno e comprei o meu passeio com o Get Your Guide e foi mais barato que as agências locais, inclusive aquelas especializadas no público brasileiro. O passeio que recomendo inclui o tour até o parque ida e volta, o passeio no trem do fim do mundo e a visita a alguns lugares famosos, como o fim da Ruta Nacional 3, o ponto final da Rodovia Panamericana, que começa no Alaska.
A entrada no parque é cobrada separadamente e custa 12.000 pesos para um dia de visita ou 18.000 pesos para dois dias de visita. A entrada deve ser comprada na entrada do parque e o pagamento é apenas em dinheiro. Quando eu visitei o parque (julho) a entrada não estava sendo cobrada durante o inverno. Contudo, como as coisas mudam muito rápido na Argentina, tenha esse dinheiro prontinho para não ter dores de cabeça.
O ônibus com o guia passou no meu hotel em Ushuaia por volta das 7h da manhã e seguimos direto para o parque.
Trem do fim do mundo no Parque Nacional Terra do Fogo
A primeira parada do passeio foi na Estação do Fim do Mundo, para o embarque no trem homônimo. A história da ferrovia está fortemente ligada à história de Ushuaia.
Em 1902 foi construído na cidade um presídio para trancafiar a maioria dos criminosos condenados na Argentina. Como a cidade dependia da madeira para se sustentar, foi construída a ferrovia que ligava o presídio ao então lugar que mais tarde viria a ser o Parque Nacional Terra do Fogo. O trem transportava os presos para cortar lenha e trazer essa lenha para a cidade posteriormente.
Entretanto, o presídio foi desativado em 1947, seguido da ferrovia que caiu em abandono. Hoje, o trecho remanescente de 7 km dentro do parque é usado apenas para fins turísticos. Sendo este o trem mais austral do mundo.
O passeio no trem do fim do mundo leva 1 hora e a maria fumaça faz uma parada em uma pequena estação no meio do caminho.
O passeio no trem do fim do mundo divide opiniões. Há quem ame, mas também aqueles que dizem ser um passeio monótono e pouco interessante.
Baía de Lapataia
A segunda parada do passeio foi na Baía de Lapataia, um fiorde banhado pelas águas do Canal de Beagle e a Cordilheira dos Andes. Aliás, a baía já foi disputada entre Chile e Argentina, o Conflito de Beagle.
A baía possui uma trilha (sendero) no qual conseguimos percorrer um trecho lindo da baía. Além disso, é nas margens da baía que fica a famosa placa que marca o fim da Ruta Nacional 3. O trecho final da Rodovia Panamericana que começa no Alaska e termina nas margens da Baía de Lapataia.
Lago Acigami
No caminho entre a Baía de Lapataia e o Lago Acigami – que já foi chamado de Lago Roca – avistamos uma raposa vermelha na beira da estrada. Parece até que ela fez pose para as fotos.
O Lago Acigami foi a terceira parada do dia, um dos lagos mais bonitos do Parque Nacional Terra do Fogo, a saber que ele é considerado a vista mais bonita do parque. A água extremamente transparente reflete ao fundo as montanhas da Cordilheira dos Andes no lado chileno.
O tour ainda passa pelo Alakush Visitor Center, um local para entender a ocupação humana desde os primórdios da Terra do Fogo, para entender a fauna, flora e zoologia da Patagônia. Além de uma parada na Ensenada Zaratiegui, onde fica o Correio do Sul, o correio mais austral do mundo.