Eu viajei de São Paulo para Quito no Equador com a Avianca Colombiana com conexão em Bogotá, onde fica o principal hub da companhia. Como muitas pessoas voam do Brasil para os Estados Unidos e América Latina com eles, eu achei necessário escrever um post explicando com é a conexão em Bogotá pois eu percebi que esse assunto é motivo de dúvidas.
***
Apesar do mesmo nome, a Avianca Brasil e Avianca Colombiana (ou Internacional) são empresas distintas. O principal hub da Avianca Internacional fica no Aeroporto El Dorado em Bogotá. O aeroporto tem dois terminais, o Terminal 1 é onde opera a Avianca e a grande maioria das companhias aéreas. No Terminal 2 operam apenas a Satena e a Easyfly realizando voos domésticos para diversas cidades colombianas.
Se você vai voar do Brasil para Bogotá com a Avianca ou com a Latam – pois são as duas únicas empresas que atualmente ligam os dois países – você chegará no Terminal 1.
Leia mais:
Veja aqui como é voar com a Avianca colombiana para Bogotá
Agora vamos falar da conexão em Bogotá
Se você vai viajar do Brasil para qualquer destino internacional da Avianca e se a sua passagem está no mesmo código localizador, você vai desembarcar, passar pelo setor de raio-x, retornar para a sala de embarque e aguardar o seu próximo voo. Lembrando que ao fazer o check-in do seu voo no Brasil, a empresa já vai te entregar o cartão de embarque do seu voo até Bogotá e dos trechos seguintes.
O procedimento é simples, ao sair do avião, basta seguir as placas indicando a conexão e seguir para a fila do raio-x na sequência. Você seguirá por um longo corredor e em um ponto encontrará uma escada rolante que dá acesso ao setor de raio-x. A sua bagagem não precisará ser retirada, ela seguirá até o destino final.
Se você vai fazer a conexão para algum destino doméstico, ou seja, dentro da Colômbia, você precisará fazer a sua imigração em Bogotá, passar pelo raio-x e em seguida entrará na sala de embarque doméstica do aeroporto.
Dica: o aeroporto de Bogotá costuma ficar tumultuado, com longas filas e atrasos, evite comprar passagens com um tempo curto para fazer a sua conexão.
Se o seu destino final for a Colômbia, existem informações muito importantes que eu irei compartilhar com vocês a seguir.
Colômbia: passaporte, vistos, vacinas e taxas
Como eu disse acima, se o seu destino final for a Colômbia (Bogotá ou qualquer outra cidade), você fará o controle de imigração de entrada e saída em Bogotá. Mas antes de sair do Brasil você tem que ficar atendo a alguns detalhes peculiares para fazer a imigração em Bogotá e evitar dores de cabeça ou até mesmo não conseguir embarcar.
Além do que eu listei abaixo, você precisa ter em mãos a passagem de volta e o comprovante de hospedagem. O seguro viagem não é obrigatório, mas é muito recomendado, veja como fazer o seu seguro viagem com desconto aqui.
Preciso de visto para viajar para a Colômbia?
A resposta é: Não! Cidadãos brasileiros em viagem de turismo não precisam de visto para viajar para a Colômbia para uma permanência de até 90 dias. Se o motivo da sua viagem for trabalho ou estudo, ou alguma outra razão, você precisa entrar em contato com o consulado colombiano no Brasil para solicitar o visto apropriado para a sua viagem.
Preciso de passaporte para ir para a Colômbia?
A resposta é: Não! Cidadãos brasileiros não precisam de passaporte para ir para a Colômbia. A carteira de identidade é aceita, falando nisso, veja aqui a lista de países onde brasileiros não precisam de passaporte para entrar.
Mas existem algumas regras: o documento precisa estar em bom estado de conservação, não pode estar rasurado e de preferência, que tenha sido emitido nos últimos 10 anos. Essa última regra não é aplicada em todos os países, mas a razão dela é que o passageiro precisa ser identificável pela foto, por isso, a foto em um RG emitido há 30 anos vai ser bem diferente da fisionomia atual do passageiro.

Documentos para viajar para a Colômbia
Preciso da vacina contra febre amarela?
A resposta é: Sim! Brasileiros só conseguem embarcar para a Colômbia portando o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa. Veja aqui como emitir o seu certificado.

Certificado Internacional de vacina contra a Febre Amarela
Taxas para entrar e sair da Colômbia
Apesar do visto para permanência a turismo ser de 90 dias, quem permanecer por mais de 60 dias tem que pagar uma taxa extra pela permanência. O valor varia de acordo com o tempo de permanência em território colombiano.
Se você vai para a ilha de San Andrés, é cobrada uma taxa de entrada na ilha. O valor é de 40 dólares, algo em torno de 130.000 pesos colombianos e é pago no momento seu check-in. Ao pagar a taxa eles te entregarão um formulário, guarde com muito carinho pois ele será pedido na imigração em Bogotá e na chegada a San Andrés.
Onde ficar em Bogotá
Confira a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.
Ou confira as promoções na caixa aqui embaixo:
Reserve um passeio em Bogotá
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Paulo Sousa
Bom e elucidativo post. Fui para Bogotá em 2016, pela Copa Airlines (a experiência não foi muito boa, fomos num 737-300 velho e, a meu ver, pequeno para uma rota dessas, as turbulências em todo trajeto de ida que peguei foram prova disso), com conexão em Ciudad de Panamá.
Já no aeroporto, a imigração foi bem tranquila, sem filas, um funcionário super simpático nos recepcionou, foi tudo super rápido. Tive um pequeno inconveniente que foi minha mala que não veio junto no voo. Tive de comprar um kit de emergência (nunca mais viajo sem mala de bordo), mas, apesar da dificuldade natural do portunhol de explicar para o balcão de atendimento, a mala chegou no voo seguinte e foi enviada direto para o hotel, por volta das 23h (cheguei em Bogotá às 16h…).
Fabricio Moura
Obrigado, Paulo! Deve ter sido um 737-700, que é o modelo menor da Copa o -300 já não voa como passageiros por essas bandas há muitos anos. Deve ser os primeiros -700 dela, sem sistema de entretenimento e poltronas antigas. Péssimo mesmo, mas é o modelo de negócios da Copa, assim como o da Gol, concentrar a frota inteira em um único modelo.
Amauri
Olá Fabrício, excelente blog, conheci hoje e já to salvando os guias que preciso kkk
Pergunta: Farei um voo pra Nova York com escala de 1:15h na ida e 2h na volta em Bogotá. Pela sua experiência, o tempo é suficiente pra desembarcar, passar pelo raio-x e embarcar novamente? Valeu, abraço!
Fabricio Moura
Oi Amauri, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Olha, 1h15 é MUITO arriscado, pq o embarque em geral começa de 40min a 1h antes da decolagem. Pode ser que quando você pousar o embarque já terá começado.
Mateus Gomes Júnior
Boa noite. Temho um vôo para Punta Cana com escala em Bogotá, como conseguir chegar até a sala do novo embarque ? Vou chegar no terminal 1 e o próximo saíra do terminal 1 t m o que devo fazer?
Priscilla
Estou querendo comprar um voo com conexão em Bogotá, chega umas 21 hrs lá e o voo sai para Orlando no dia seguinte as 8 da manhã. Estou indo com meus filhos e um tem 3 anos. Queria saber se posso sair e dormir em um hotel. Liguei para avianca eles me falaram que não pode!
Achei muito estranho tudo isso! Como fico a madrugada toda com criança pequena no aeroporto?
Daniela
amauri, deu certo? pois farei a mesma coisa e estou com medo de não dar tempo
Luciana
Caíque, você teve conexão tranquila em Bogotá? Vou para os Estados Unidos em março e estou temerosa quanto a vacina da febre amarela. Alguém te pediu o cartão de vacina?
Fabrício, muito obrigada e parabéns pelo blog!! Muito bem explicado e muito útil!!
Fabricio Moura
Não pedem certificado de vacinação para quem vai fazer conexão.
Clarice
oi
eu fui para Colômbia passei 8 mês la é agora estou querendo volta
so só que eu não dei a saida da Colômbia e agora
Tania Reis
Oi Amauri, vou para o México com uma conexão longa em Bogotá e terei que ficar em um hotel. A minha pergunta é se tenho que preencher formulário saúde na Colômbia?
Caique Gomes
Olá, Fabricio, então, até onde você, sabe para conexões não é necessário a comprovação da vacina contra a febre amarela, certo? Estou indo para os Estados Unidos e tenho conexão em Bogotá… Obrigado!
Fabricio Moura
Olá, não precisa.
Renata Morais
Aqui é a Renata Morais, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Fabricio Moura
Oi Renata, obrigado pela mensagem. Fico muito feliz =)
Cynthia
Ola, tenho uma conexão de 15 horas lá em Bogotá para os EUA daqui há uns meses e queria sair do aeroporto. Poderia me dar dicas? Preciso da vacina? Pagar alguma taxa? Ou outra coisa?
Desde já agradeço
Fabricio Moura
Oi Cynthia, tudo bem? Precisa ter a vacina para febre amarela e o certificado internacional da Anvisa para sair do aeroporto. Em 15 horas, você pode sair para visitar o centro histórico de Bogotá. Mas não deixe para voltar muito tarde para o aeroporto, ele fica longe da cidade e o trânsito costuma ser carregado.
Cursos Online
Olá aqui é a Maria Oliveira Dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Fabricio Moura
Opa! Obrigado pela mensagem! Que bom que tenho ajudado =)
Suelen
Olá! Para passageiros que fazem somente conexão de 1:30hr em Bogotá (saindo do Brasil com destino a Punta Cana) é exigido o PCR negativo de COVID19?
Carlos Hinterholz
Bom dia!! Como está a situação de quem faz a conexão em Bogotá , necessita fazer o exame de PCR antes do embarque no Brasil? Tenho um vôo de GRU com conexão de 2 horas e 15 minutos em Bogotá para Cancún, pelo que entendi não necessito passar pela alfândega e sair do terminal, então pelo visto não precisaria do exame…
Att
Carlos
Tábatta
Olá. Vou fazer escala em Bogotá para voltar dos eua para o Brasil.
Preciso fazer o mig ou algum outro procedimento? Ou só voltar sem fazer nada mesmo ?
Obrigada
Fabricio Moura
Nadinha, só sair de um avião passar no raio-x e entrar no outro.
Daucio Agessi
Olá, irei para os EUA com escala em Bogotá, meu voo chega às 21h15 e parte no dia seguinte às 8h. Você acha tranquilo reservar um hotel e retornar pela manhã para o aeroporto?
Fabricio Moura
Sim, total! Mas reserve de preferência perto do aeroporto. Bogotá tem muito trânsito.
Vera Pontes
Bom dia!! Vou viajar com a Avianca para os EUA com escala em Bogotá. Menos de 2 horas de conexão. Preciso do certificado de vacinação contra Febre Amarela? Pessoas com mais de 60 também precisam do certificado de vacinação?
E quanto ao teste de COVID?
Já tentei falar com a Avianca mas eles não souberam me responder. Tentei tb acessar os sites oficiais do ministério da saúde de lá mas estão indisponíveis.
Parabéns pelo seu artigo. Muito bom! Já até li uma resposta sua sobre estes pontos mas queria saber como está a questão hoje.
Desde já, muito obrigada!
Fabricio Moura
Oi Vera! Certificado de febre amarela só é obrigatório para quem vai desembarcar. Já o certificado de vacinação até o momento segue obrigatório sim.
Gisele Toledo
Olá, vou fazer conexão em Bogotá com destino a Cancun. Chego em Bogotá as 21:30 e o próximo voo sai às 8:30 do dia seguinte. Tem lugar pra passar a noite dentro do aeroporto, fora as salas vip? Algum terminal que possa ficar nas cadeiras aguardando?
camila
Ola boa tarde. Estou indo com minha familia para a Colombia no dia 1-8 FEV. Iremos para Cartagena (1-4) e depois para San Andres (5-8). Tenho uma escala em Bogotá no dia 1 de fevereiro antes de chegar a Cartagena. Minha duvida é a seguinte: a taxa de turismo de San Andres eu só devo comprar quando eu for embarcar no dia 4 de fevereiro em Cartagena rumo a San Andres certo? Ou temos que comprar no Brasil ou em Bogotá essa taxa assim que chegarmos para apresentar na imigrição de Bogotá?
Obrigada.