como se locomover em Buenos Aires

Uma das estações do Subte

Veja neste post todas as dicas de como se locomover em Buenos Aires, usando o metrô de Buenos Aires, ônibus, táxis ou carros de app.

Veja neste post todas as dicas de como se locomover em Buenos Aires, usando o metrô de Buenos Aires, ônibus, táxis ou carros de aplicativos.

A melhor maneira de andar por Buenos Aires é caminhando, só assim conhecemos melhor a cidade e essa sempre será a minha primeira escolha independente do país. Mas se mesmo assim você optar por usar o transporte público, aqui algumas dicas de usar os meios de transportes em Buenos Aires.


Como se locomover em Buenos Aires


Metro

O Subte, como é conhecido o metrô da cidade é um dos mais antigos do mundo. A primeira linha foi inaugurada em 1913.

O metrô portenho tem uma boa rede com 6 linhas, todas identificadas com cores e letras e que cobrem uma parte dos pontos turísticos. Além disso, eles tem duas linhas o chamado “Premetro”, que são como os Trams e circulam na superfície.

BA-3
Uma das estações do Subte

Usar o Subte não tem mistério, ele funciona como a maioria das redes metroviárias de outros lugares, com uma única tarifa para toda a rede.

Recomendo consultar aqui as tarifas que mudam frequentemente em razão da altíssima inflação na Argentina. Mas resumidamente, você pode comprar os cartões Sube e Monedero, com eles a gente tem descontos progressivos para um número maior de viagens.

Por exemplo, se você recarrega seu bilhete para fazer de 1 a 20 viagens, vai sair bem mais barato que o bilhete individual.

subte-mapa-esquematico-2014
Mapa do Subte

Os trens começam a circular as 5h da manhã e a notícia ruim é que eles começam a parar a partir das 22h.


Ônibus

Os Colectivos de Buenos Aires circulam por toda a cidade e região metropolitana. No começo parece um pouco confuso, já que as empresas não seguem um padrão visual de pintura, cada ônibus é de um jeito diferente. Mas a única coisa que você precisa se preocupar é com o número da linha. Para saber que ônibus você deve pegar, no Mapa Interactivo de Buenos Aires você faz uma simulação de qual trajeto pretende fazer e ele indica o número do coletivo e as paradas.

Colectivos de Buenos Aires
Colectivos de Buenos Aires

As tarifas são de acordo com a distância que você irá percorrer, os ônibus não tem cobradores e você deve informar ao motorista qual seu destino, ele calcula o custo e você paga só o trecho que vai andar. O ruim desse sistema são as filas enormes que costumam se formar. Olha a foto abaixo.

E tem filas longas
E tem filas longas

Outro ponto ruim é que a gente nunca sabe exatamente quando um ônibus vai passar. Podendo demorar até 30 minutos ou mais.


Taxi e carros de aplicativos

Os taxis já foram bem baratinhos, mas agora com a inflação, os preços já não são tão atraentes como antes e o serviço perdeu espaço para os carros de aplicativos. O problema dos taxistas portenhos, é que alguns motoristas “espertinhos” aplicam golpes nos turistas mais desavisados. 

Falando em carros de aplicativos, o Uber funciona bem em Buenos Aires, entretanto o serviço mais popular na cidade é o Cabify, que tem preços melhores que o Uber e uma oferta maior de motoristas.


Seguro viagem para a Argentina


O seguro viagem com cobertura Covid para internação, isolamento ou traslado sanitário é obrigatório para entrar na Argentina. 
 Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde se hospedar em Buenos Aires


Na minha última viagem a Buenos Aires (Junho 2022) eu me hospedei no Hotel NH Collection no centro da cidade. Coladinho na Plaza de Mayo. O hotel é um 5 estrelas sensacional com preço de hotel 3 estrelas. Definitivamente um dos melhores hotéis que eu já fiquei. Recomendo de olhos fechados.

Mas se quiser, dê uma olhadinha no post que eu escrevi com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui).

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.