Todos os documentos: o que é preciso para viajar para a França?

viajar para a França

A França está aberta para receber brasileiros vacinados, uma ótima notícia para quem pretende visitar um dos mais charmosos países do mundo. Entenda neste post o que é preciso para viajar para a França.

***

A França está com as fronteiras abertas para receber brasileiros completamente vacinados e sem a necessidade de quarentena. A notícia é ótima, porém, existem algumas regrinhas tanto para viajar para a França, como para retornar ao Brasil.

Leia mais:
Regras e documentos para entrar na França
30 lugares o para visitar em Paris
O que fazer em Paris em 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
O que fazer em Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise


O que é preciso para viajar para a França


1) Vacinas e certificado de vacinação

A França está aceitando apenas as vacinas que foram autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Que são elas:

  • Pfizer
  • Moderna
  • AstraZeneca
  • Janssen

A vacina da AstraZeneca aplicada no Brasil é a Covidshield, que foi aprovada pelo governo francês. Por tanto, quem tomou essa vacina no Brasil está autorizado a entrar na França.

Por outro lado, a Coronavac ainda não foi autorizada e, pelo menos por enquanto, quem tomou a vacina não pode entrar na França. Contudo, a Coronavac é aceita como dose de reforço.

É importante sinalizar que é preciso esperar 7 dias após tomar a segunda dose da vacina da Pfizer, Moderna ou Astrazeneca e quatro semanas após receber a dose única da Janssen.

Após receber a segunda dose ou a dose única, é possível emitir pelo app ConecteSUS o certificado de vacinação, disponível em português, inglês e espanhol. O documento em inglês será obrigatório para viajar para a França.


2) Exames

Atualização: Desde 12 de fevereiro, visitantes com o esquema vacinal completo (duas doses) não precisam mais apresentar teste com resultado negativo para Covid-19 para entrar na França.

Atualmente é exigido o exame do tipo RT-PCR realizando em até 72 horas antes do embarque ou Antígeno, feito em até 24 horas antes de viajar para a França. Veja aqui onde fazer o teste no Aeroporto de Guarulhos.


3) Formulários

Preencher a Declaração de Honra, um documento onde você diz que não esteve em contato com pessoas infectadas nos 14 dias anteriores a sua viagem e que não apresentou sintomas nas últimas 48 horas. Você pode baixar o arquivo aqui.

Também é necessário preencher o Preencher o Digital Passenger Location Form (DPLF) com todos os dados da sua viagem. O sistema gera um document com QR Code que pode ser solicitado durante a sua viagem. Você pode preencher o formulário aqui. Após o procedimento, salve este documento em seu celular ou imprima a página com o QR Code.


4) Seguro viagem

Atualmente a França está exigindo dos visitantes o Seguro viagem com cobertura Covid de até 30.000 EUR. Faça aqui uma cotação para o seu seguro viagem.


5) Passe Sanitaire

A França exige o Passe Sanitaire para poder visitar museus, restaurantes, cafés, bares, restaurantes, centros comerciais e atrações turísticas. O Passe Sanitaire é um documento que precisa ser solicitado em uma das farmácias credenciadas na França. O custo é de 36 Euros.

Minha experiência: Eu não fiz o Passe Sanitaire e em todas as ocasiões em que me pediram o documento, eu mostrei o meu certificado do ConectSUS em inglês e foi aceito. Desde o Starbucks aos museus.

Para solicitar o documento, é preciso seguir algumas regras:

  • Não morar na União Europeia 
  • Ter mais de 18 anos
  • Ter recebido a imunização completa, respeitando os prazos de 7 dias após a segunda dose da Pfizer, Moderna e AstraZeneca ou 4 semanas após a dose única da Janssen.
  • Ter recebido a dose de reforço caso a 2ª dose tenha sido tomada há mais de 7 meses.

Documentos necessários para pedir o Passe Sanitaire:

  • Cópia da folha do passaporte onde estão os dados pessoais
  • Certificado de vacinação em inglês emitido pelo ConecteSUS

6) Saiba escolher o seu voo

É preciso ter muita atenção ao escolher o seu voo, já que muitos países ainda estão fechados para brasileiros onde até mesmo a conexão não é permitida. Para evitar transtornos, a melhor opção é escolher voos diretos do Brasil para a França.

A Latam Airlines opera voos diretos de São Paulo para Paris e a Air France voa direto de São Paulo e do Rio de Janeiro para Paris. Desde outubro passado a empresa voa direto de Paris Charles de Gaulle para Fortaleza.

viajar para a França
O que é preciso para viajar para a França

Outros documentos para viajar para a França


Além disso, é preciso os documentos normais de uma viagem para a Europa. São eles:

  • Passaporte válido
  • Passagem de retorno ao Brasil ou de saída da Europa
  • Comprovante de hospedagem
  • Comprovante financeiro (dinheiro e cartões de crédito)
  • Comprovante de vínculo com o Brasil (carta do empregador, holetire ou contrato social caso seja empresário).

Sim, são muitos documentos e nunca me pediram tudo isso, entretanto é importante levar para evitar contratempos.


Requisitos para voltar ao Brasil


Atualmente o governo brasileiro exige a apresentação de um teste negativo do tipo RT-PCR realizado em até 72 horas antes do embarque ou Antígeno, feito em até 24 horas.

O site da Air France tem um mapa com todos os laboratórios autorizados a realizar o teste em Paris e em vários lugares do mundo.  O custo médio é de 50 Euros. A Farmácia do Boulevard Haussmann (Haussmann Opera pharmacy) faz o PCR com resultado em até 24 horas e não precisa agendar.

Já o teste do tipo Antígeno pode ser feito nas farmácias, também não precisa de agendamento. Todas oferecem o serviço e a maioria emite o laudo em inglês e francês. Mas certifique-se antes de fazer o teste. O custo é de 25 Euros e o resultado sai em 15 minutos.

Minha experiência: Eu fiz o teste do tipo antígeno na farmácia pertinho do meu hotel no dia do meu retorno ao Brasil. Foi prático e bem mais barato do que fazer o RT-PCR.

Também é necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante no site da Anvisa em até 72 horas antes do seu retorno. Você pode preencher aqui. E em questão de segundos o sistema enviará para o seu email o comprovante.

Dica importante: preencha o formulário em inglês, para que você tenha o comprovante em inglês. Depois de preenchido, não tem como escolher o idioma.

Se você fizer conexão em algum país que exija o preenchimento do Digital Passenger Location Form (DPLF) ele pode ser preenchido através do link: https://app.euplf.eu/#/form

A minha conexão foi em Portugal e o país exige o preenchimento do documento. No email que s TAP me enviou avisando sobre a abertura do check-in, eles já mandaram o link para preenchimento do documento.

Todos estes documentos deverão ser apresentados no momento do check-in no aeroporto, em eventuais conexões e também na chegada ao Brasil. Sem a apresentação dos mesmos, o passageiro não conseguirá embarcar de volta ao Brasil.

***


Se você estiver procurando onde ficar em Paris, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui. Mas deixo algumas dicas abaixo.

Na minha primeira vez em Paris me hospedei no hotel Bonséjour Montmartre, que tinha nada menos que 4 estações do metrô perto e ficava a uns 15 minutos de caminhada da Gare du Nord. Eu paguei o equivalente a 280 reais na diária com café da manhã.

Já na minha segunda vez em Paris eu fiquei no sensacional Hotel Saint-Louis Pigalle. O hotel também fica em Montmartre, coladinho na estação Pigalle do metrô. Entretanto o que eu mais gostei nesse hotel, é que os quartos tem uma atmosfera de casa. 

Tem hotéis que não tem como errar e o Mercure Paris Pigalle Sacre Coeur é certamente um deles. O hotel fica coladinho na Basílica de Sacré-Coeur e com estação de metrô ao lado. 

A rede Novotel não tem como errar, são hotéis confortáveis e com preços acessíveis. A dica aqui é o Novotel Paris Les Halles, que fica pertinho do Louvre e tem instalações modernas e muito confortáveis.

Hotel Opera Maintenon é um verdadeiro achado, um hotel duas estrelas, mas com conforto de hotel 4 estrelas e ótimo preço. 

Já pensou, ficar hospedado do lado da Torre Eiffel em Paris e sem pagar uma fortuna? A dica é o Hotel Royal Phare, um hotel super charmoso e confortável localizado a uma quadra da Champ de Mars e a uns 700 metros da Torre Eiffel. 

Outro hotel que é um pequeno achado em Paris, o Hotel De Suede Saint Germain é pequeno, aconchegante e fica em uma rua bem tranquila de Paris.


Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Como ir do aeroporto de Orly até o centro da cidade
Como é passar pela imigração em Paris
Como usar o metrô de Paris
Conheça os 5 golpes mais comuns em Paris


30 lugares para visitar em Paris
O que fazer em Paris em 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
O que fazer em Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

9 Comentários

  • Responder janeiro 11, 2022

    Mô Gribel

    Fabrício, tudo bem?
    Você sabe se o Digital Passenger Location Form (DPLF) é preciso para quem chega de trem a Paris?

    • mm
      Responder janeiro 12, 2022

      Fabricio Moura

      Sim, é obrigatório para entrar no território francês.

  • Responder janeiro 25, 2022

    Denise

    Boa tarde, será que até mesmo em museus como o Louvre e na Eurodisney, eles aceitam o certificado do Conect Sus?

    • mm
      Responder fevereiro 12, 2022

      Fabricio Moura

      Oi apresentei em todos os lugares e entrei. Na Torre Eiffel, no Louvre, Arco do Triunfo…

  • Responder fevereiro 23, 2022

    MARIA

    Ola Fabricio, tenho uma duvida sobre o seguro viagem que mencionou com cobertura Covid-19. Eu nao encontrei nenhuma informacao relacionada em sites oficiais, caso tenho o link poderia compartilhar? Talvez nao seja mais exigido? ja que que quase todas a restricoes na EU foram retiradas.
    Obg!

  • Responder março 9, 2022

    Magali Senna

    Boa tarde Fabrício!

    Chegarei por Paris, ficando uma semana e após, já com carro alugado irei para Normandia.
    O EU Digital Passenger Locator Form (dPLF) foi preenchido para estadia em Paris.
    Na Normandia ainda não tenho definido o local, hotel, que ficarei. Penso que até em mais de um.

    Como fica este documento EU Digital Passenger Locator Form (dPLF)?

    Agradeço sua atenção!

    • mm
      Responder abril 22, 2022

      Fabricio Moura

      Um amigo teve um problema semelhante, ele fez dois documentos, um com os dados de Paris e o outro com os dados do segundo destino dele na França.

      • Responder maio 3, 2022

        Thayna

        Oi Fabricio irei a Paris dia 12 me tira uma dúvida tomei a 2 dose em dezembro porem não consta a 2 dose do conecteSus porem tenho a carteira de vacinação e o p certificado no poupa tempo da 1 e 2 dose se caso eu fizer o o exame de PCR antes de viajar é válido também ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.