Farol Santander em São Paulo: a visita a um dos ícones da cidade

Farol Santander em São Paulo

Seja paulistano de nascimento ou de coração, como eu, o edifício do Farol Santander pra gente vai ser sempre o Banespa ou Banespão, assim mesmo, com toda a pompa e circunstância. Um dos mais conhecidos ícones da cidade, o prédio é um dos xodós de quem nasceu aqui ou escolheu essa megalópole para chamar de sua. O “Banespão” é o tipo de “rolê” fundamental, seja para quem mora aqui ou está de visitando a capital paulistana. Pois bem, neste post eu vou mostrar como visitar o Farol Santander em São Paulo.

***

O Edifício do antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo) foi inaugurado em 1947, batizado de Edifício Altino Arantes, mas ficou conhecido mesmo como o “prédio do Banespa” ou o “Banespão”. Um dos prédios mais emblemáticos de São Paulo, começou a ser construído em 1939, com 35 andares e 161 metros de altura, por mais de 20 anos foi o prédio mais alto de São Paulo.

Desenhado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral, o prédio em art déco foi inspirado no design do Empire State Building de Nova York. Em 2000 ele foi incorporado ao Grupo Santander e em 2014 começaram as obras para transformar o Banespão no Farol Santander.

Farol Santander em São Paulo
Fachada do prédio

O que é o Farol Santander


Um espaço cultural que ocupa uma parte dos 35 andares do prédio. O lugar apresenta exposições de arte contemporânea e instalações artísticas ao longo dos seus andares. O espaço sempre recebe novas exposições, sendo assim, sempre que visitar o Farol Santander em São Paulo, você encontrará algo novo.

Farol Santander em São Paulo
O impressionante lustre de três metros de altura que pesa 1,5 tonelada 
Farol Santander em São Paulo
Hall de entrada
Farol Santander em São Paulo
Túnel todo revestido com telas que faz uma introdução do Farol Santander

Algumas exposições são bem interessantes e para a galera que curte fotos incríveis no Instagram, é um prato cheio. Tudo é muito “instagramável”. 

O Farol Santander em São Paulo dedica também alguns andares para mostrar as antigas salas do banco, com móveis dos anos de 1940 e 1950 e toda a “tecnologia” e atmosfera daquela época.

Farol Santander em São Paulo
Devaneios: os mundos de Jeeyoung Lee
Farol Santander em São Paulo
Constelação, de Maja Petric
Farol Santander em São Paulo
Obra permanente do artista Vik Muniz

Mas definitivamente, o que atrai centenas de pessoas todos os dias ao Farol Santander em São Paulo é o mirante. Localizado no 26º andar do Farol Santander, junto de um Café Suplicy, são dois mirantes, um lado é voltado para o centro da cidade e o outro lado é voltado para a Zona Leste da capital.


A vista


A vista lá de cima é bacana, entretanto não é especial. Sorry, guys! Mas trago verdades. Antes do Santander transformar o Banespão em Farol Santander, era possível visitar o mirante do 31º andar, ao lado da torre onde fica o Farol e a icônica bandeira do Estado de São Paulo.

Farol Santander em São Paulo
Vista atual

E eu tive o privilégio de subir duas vezes neste mirante. Lá de cima, sim, a vista de São Paulo era sensacional, com toda a certeza. Todavia, por conta do pequeno espaço, a subida era controlada, sendo assim, só podíamos ficar lá em cima por 5 minutos.

Apesar do curto tempo, a visita ao verdadeiro mirante do Banespão era algo extraordinário. Dá uma olhada nas imagens.

Farol Santander em São Paulo
A vista era bem mais ampla
Farol Santander em São Paulo
Centro expandido e região da Avenida Paulista ao fundo
Farol Santander em São Paulo
Zona leste
Farol Santander em São Paulo
Mercadão
Farol Santander em São Paulo
Infelizmente essa vista não temos mais

Como visitar o Farol Santander em São Paulo


O Farol Santander fica no centrão de São Paulo (Rua João Brícola,24) e o melhor jeito de chegar lá é de metrô pela Estação São Bento (linha azul). Mas tenha muita atenção, pegue a saída do Mosteiro de São Bento. Esta estação tem muitas saídas, algumas vão direto para a região da Rua 25 de Março. Quem não é de São Paulo pode se perder com facilidade. Ir de carro não é uma boa ideia, pois o Farol Santander fica em uma rua de pedestres e carros não chegam lá.

A visita ao Farol Santander em São Paulo é com dia e hora marcada. Você pode comprar a entrada na hora, entretanto a minha dica é comprar a entrada pela internet, pois as filas na bilheteria costumam ser longas.

Site: http://www.farolsantander.com.br/
No site do Farol Santander também é possível fazer uma visita virtual a algumas exposições. Dá uma olhada.


Onde ficar em São Paulo


Procurando onde ficar em São Paulo? Eu escrevi um post super completo falando das melhores regiões para se hospedar em São Paulo. Bem como para todo tipo de visita e perfis de viajantes. Recomendo a leitura.

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.