A Pinacoteca de São Paulo é o meu museu favorito aqui na capital paulistana, que sempre tem muitas novidades para o visitante. Neste post, eu vou te explicar como chegar na “Pina”, o que visitar e mais algumas dicas bônus.
***
Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. O prédio foi projetado no final do século XIX pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por obras icônicas como o Teatro Municipal de São Paulo e o Palácio dos Correios.
O acervo da Pinacoteca de São Paulo tem mais de 10 mil obras com foco na arte brasileira do século XIX, passeando por movimentos modernistas e contemporâneos. Que inclui nomes como Tarsila do Amaral, Portinari, Victor Brecheret, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Além do acervo, o museu recebe várias exposições todos os anos, como a de Ron Mueck que rendeu filas quilométricas na época.
Além de admirar as obras, o passeio pelo prédio da Pinacoteca de São Paulo é imperdível Para quem gosta de arte e arquitetura. Atrás e ao lado do prédio fica O Parque da Luz, espaço com dezenas de obras de arte que merece a visita.
A Estação Pinacoteca
Em 2004 a Pinacoteca ampliou o seu espaço incorporando um antigo edifício do Largo General Osório, pertinho da Pinacoteca e ao lado da Estação Júlio Prestes. O prédio funcionava como armazém da escritórios da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. O lugar também foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, o temido Deops, entre os anos 1940 e 1983.
Como chegar na Pinacoteca de São Paulo
A melhor forma de chegar a Pinacoteca de São Paulo é usando o transporte público, preferencialmente trem ou metrô.
A Pinacoteca fica em frente a Estação da Luz, uma das estações mais bonitas do Brasil e que eu recomendo muito a visita. Vou falar melhor dela mais abaixo. A Estação da Luz é atendida pelas Linhas Azul e Amarela do metrô de São Paulo. Além das linhas 7, 11 e 13 dos trens da CPTM.
Como são muitas linhas e são praticamente 3 estações conectadas pelo subterrâneo, existem várias saídas e as pessoas podem ficar confusas. Se você chegar de metrô, observe que existem algumas placas indicando a saída da Pinacoteca de São Paulo. Basta seguir estas placas.
Se você se perder em algum momento, a saída da Linha Amarela do metrô fica na Rua Brigadeiro Tobias. Já a saída principal da Linha Azul do metrô fica na Avenida Tiradentes. Em ambas os casos, ao sair das estações vocês já conseguirão avistar o prédio da Pinacoteca de São Paulo a distância.
Já a saída da Estação da Luz da CPTM é a melhor localizada, a saída principal dela fica exatamente em frente ao Parque da Luz, ao lado da Pinacoteca. Pode parecer complicado, mas é só seguir a sinalização que não tem erro.
Bônus: Estação da Luz
Todas as vezes que eu vou na Pinacoteca de São Paulo eu não deixo de dar uma passadinha na Estação da Luz.
A Estação da Luz começou a operar em 1867, entretanto, o prédio atual foi inaugurado em 1901. A estação foi construída pelos britânicos da São Paulo Railway, um projeto do inglês Charles Henry Driver, um arquiteto renomado por fazer belíssimas estações ferroviárias.
E os traços ingleses estão por todos os lados da Estação da Luz, como a enorme torre do relógio ao melhor estilo “big ben” e na estrutura metálica que foi importada da terra da rainha.
A estação era o ponto de conexão da linha que vinha de Jundiaí e seguia para o Porto de Santos via Paranapiacaba transportando passageiros e escoando a produção de café do Brasil para diversos cantos do mundo.
Hoje a Estação da Luz é um dos principais hubs de São Paulo, conectando três linhas de trem com duas de metrô, além dos trens turísticos que saem dali nos finais de semana.
Mais imagens da Pinacoteca de São Paulo
One ficar em São Paulo
Procurando onde ficar em São Paulo? Eu escrevi um post super completo falando das melhores regiões para se hospedar em São Paulo. Para todo tipo de visita e perfis de viajantes. Recomendo a leitura.
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram