Na minha primeira viagem a Santiago, eu acabei descobrindo o Parque Quinta Normal por acaso. Eu queria visitar o Museu Ferroviário, que fica dentro do parque e para a minha surpresa, descobri uma das maiores áreas verdes de Santiago e lugar que reúne outros quatro museus: Museu de Arte Contemporânea, Museu de Ciência e Tecnologia, Museu Infantil e o Museu Nacional de História Natural. Além disso, do lado de fora dele fica o Museu dos Direitos Humanos.
O parque, além de grande, é o mais antigo da cidade, foi criado em 1841 e foi o primeiro parque urbano de Santiago. Tem um lago com pedalinhos, área de piquenique, pista de skate e quadras esportiva. É um excelente lugar para ir com as crianças.
De todos os museus que ficam dentro do Parque Quinta Normal, eu visitei o Museu de História Natural e o Museu Ferroviário e vou focar o post neles. Em uma segunda viagem eu visitei o Museu dos Direitos Humanos, mas isso é assunto para outro post.
Museu de História Natural
Ele fica logo na entrada do parque, em um prédio neoclássico de 1876, é um ótimo lugar para entender melhor a biologia e a formação do país que conhecemos hoje. Suas plantas, animais e povos primitivos que habitavam essas terras.
Mas o que deixou o museu famoso foi o enorme esqueleto de baleia de 15 metros de comprimento no hall de entrada do museu. A baleia morreu em Valparaíso há mais de 100 anos e o esqueleto foi levado em partes até o museu.
Para quem não tem a oportunidade de ir até a Ilha de Páscoa, pode ver Moais, aquelas enormes estátuas de pedras aqui mesmo.
Sabe o que é mais legal? A entrada para o Museu de História Natural é gratuita. O museu não abre na segunda-feira e mais informações você pode conseguir no site.
Museu Ferroviário
Eu visitei o Museu Ferroviário faltando pouco mais de uma hora para o seu fechamento, mas mesmo assim foi o suficiente para passear entre as dezesseis de locomotivas a vapor incrivelmente preservadas no enorme pátio do museu.
Tem uma locomotiva Rogers de 1893, um vagão presidencial de 1900 e uma composição inteira de 1908 que a gente pode visitar e ver como o padrão de transporte ferroviário mudou desde então.
Mas um dos trens mais legais é locomotiva Transandina, que atravessava a Cordilheira dos Andes do Chile a Argentina entre 1911 e 1971.
O museu funciona de terça a domingo e a entrada custa 800 pesos chilenos, mais informações no site.
O Parque Quinta Normal é enorme, para visitar todos os museus reserve um dia inteiro e ainda vai ser corrido, talvez seja o caso de priorizar alguns, eu escolheria além desses dois que eu falei no post, o Museu dos Direitos Humanos.
Como chegar ao Parque Quinta Normal
Para visitar o Parque Quinta Normal e seus museus a melhor forma é de metro. A estação de mesmo nome fica na entrada do parque e para usar o metrô de santiago é muito simples, mais informações no Guia de Santiago do Vou na Janela.
***
Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Para mim, a Providencia é o melhor bairro para ficar em Santiago. No bairro temos fácil acesso a maioria das atrações da cidade.
Na minha primeira viagem eu fiquei no Hotel Boutique Tremo e foi uma excelente escolha. Era um hotel pequeno, com tudo novinho, confortável, com bom café da manhã e uma bela banheira de hidromassagem no quarto.
Na segunda viagem eu fiquei em um outro hotel ali pertinho, o Mito Casa Hotel Boutique, que também foi uma ótima escolha. Na terceira vez que eu estive em Santiago, eu me hospedei no NH Ciudad de Santiago, que por ser um bom hotel de rede, não tem muito como errar e eu recomendo muito.
Outro bairro muito procurado é a Bella Vista, eu tenho amigos que ficaram no The Aubrey Boutique Hotel e amaram. Em uma próxima ocasião eu tentaria me hospedar nele.
Como é passar pela imigração em Santiago
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago
O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Termas Colina e Embalse El Yeso
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Quando fui no final do ano passado todos os museus de Santiago estavam fechados por causa de uma greve, o de história natural foi o primeiro que tentei visitar e dei de cara com a porta, mas enfim em uma próxima vez espero ter a oportunidade de conhecer.
Vale muito a pena, viu?!
Sabe se é bom se hospedar em Quinta Norma? Obrigado!
Bem longe de tudo, mas tem metrô nas redondezas.