Como chegar a Valparaíso e Viña del Mar no Chile

Valparaíso e Viña del Mar

As cidades de Valparaíso e Viña del Mar no Chile são duas excelentes opções de bate-volta para quem visita a capital, Santiago. As duas cidades ficam no litoral, na costa do Oceano Pacífico, distante pouco mais de 1 hora desde Santiago e chegar lá é muito fácil e nesse post vou dar todas as dicas de como chegar a Valparaíso e Viña del Mar.


Como chegar a Valparaíso


De ônibus

A maneira mais econômica de chegar a Valparaíso é de ônibus, eles saem do Terminal Rodoviário Pajarito, que fica bem distante do centro da cidade, mas dá para chegar até lá de metrô, o terminal é atendido pela estação Pajaritos da linha vermelha. Super fácil.

As empresas que operam as linhas são a Pullman e Turbus, dá para comprar as passagens pela internet, mas se quiser comprar na hora também não tem problema, os ônibus saem a cada 15 minutos e até mesmo na alta temporada o número de frequências dão conta do recado. A passagem custa em média o equivalente a 15 reais.

Pullman Bus

Pullman Bus

Comprando ida e volta tem um desconto e você pode comprar a ida de Santiago a Valparaíso e a volta saindo de Viña del Mar.

A distância entre as duas cidades é de 110 quilômetros e as estradas são excelentes, os ônibus cumprem o trecho em aproximadamente 1h30.

Existem ônibus que saem também do Terminal Alameda, pertinho da Universidade de Santiago, o terminal tem acesso pela estação do metrô Universidad de Santiago. Essa estação fica mais próxima da região dos hotéis, mas me disseram que as frequências entre as duas cidades são menores.


De carro

Como as estradas são boas, uma opção de chegar a Valparaíso é alugando um carro, o que dá mais liberdade e mobilidade para quem quiser explorar a região, inclusive indo de Valparaíso a Viña del Mar. O aluguel de um carro no Chile custa a partir de 40 dólares a diária, o que vale muito a pena para quem viaja acompanhado.

Tarifas da Hertz

Tarifas da Hertz

A Hertz tem preços bem interessantes, um Toyota Yaris Sport que é o carro mais básico deles custa 40 dólares com quilometragem livre e olha, é um carro excelente, longe desses carrinhos básicos que são oferecidos aqui no Brasil


De tour

Em qualquer rua de Santiago a gente encontra pequenas e grandes agências de viagem que vendem pacotes de 1 dia para Valparaíso e Viña del Mar, mas claro, você vai pagar mais caro por isso.

Um pacote desses, que na maioria só inclui o transporte, custa o equivalente a 150 reais, a vantagem é a comodidade. Os caras pegam o cliente no hotel no começo do dia, percorrem todos os pontos turísticos das duas cidades e retornam a Santiago no começo da noite.


Como chegar a Viña del Mar


Viña del Mar fica do lado de Valparaíso, são apenas 8 quilômetros do porto de Valparaíso até Viña e transitar entre as duas cidades é muito fácil.

De metrô

O Metro Valparaiso opera uma linha que une as dias cidades em um trajeto margeando o Oceano Pacífico. A viagem é super curta, demora uns 10 minutos e vai da estação Puerto em Valparaíso até El Salto em Viña del mar.

O preço é cobrado de acordo com a estação em que deseja desembarcar, também é preciso comprar antes o cartão Metroval e colocar créditos para as viagens.

Quem pretende visitar a da região mais procurada de Viña del Mar, onde fica o Relógio de Flores, é só descer na estação Miramar que fica distante 500 metros do relógio.

Site: www.metro-valparaiso.cl


De ônibus

Da mesma região portuária de Valparaíso saem ônibus para Viña del Mar, mas eu não testei esse serviço. Me disseram eles param em frente ao relógio, que pode ser um pouco mais cômodo para quem não quer caminhar da estação Miramar até o relógio, que como disse acima, são só 500 metros. Também vale a pena se você não quer gastar 7 reais comprando o cartão Metroval para usar só uma vez.

***


Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Para mim, a Providencia é o melhor bairro para ficar em Santiago. No bairro temos fácil acesso a maioria das atrações da cidade.

Na minha primeira viagem eu fiquei no Hotel Boutique Tremo e foi uma excelente escolha. Era um hotel pequeno, com tudo novinho, confortável, com bom café da manhã e uma bela banheira de hidromassagem no quarto.

Na segunda viagem eu fiquei em um outro hotel ali pertinho, o Mito Casa Hotel Boutique, que também foi uma ótima escolha. Na terceira vez que eu estive em Santiago, eu me hospedei no NH Ciudad de Santiago, que por ser um bom hotel de rede, não tem muito como errar e eu recomendo muito.

Outro bairro muito procurado é a Bella Vista, eu tenho amigos que ficaram no The Aubrey Boutique Hotel e amaram. Em uma próxima ocasião eu tentaria me hospedar nele.


Como é passar pela imigração em Santiago
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago


O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno
Termas Colina e Embalse El Yeso
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra


O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.