No primeiro flight report de 2018, eu vou falar como é voar na classe econômica da Alitalia entre São Paulo e Roma. Em dezembro eu publiquei um post contando como era voar nessa mesma rota na classe Premium Economy (que vocês podem ler aqui), e agora chegou a vez da classe econômica.
A mais tradicional companhia aérea italiana e uma das mais emblemáticas da Europa foi fundada em 1946, dois anos depois já voava para o Brasil. A companhia vem passando por um complicado momento econômico, com possibilidades reais de fechar as portas. Mas nem por isso eles deixaram de acreditar e abriram novas rotas, incluindo uma segunda frequência diária para São Paulo e a aquisição recente de um Boeing 777-300, o primeiro da frota.
Leia também:
Como é voar para Roma no Airbus A330 da Alitalia
Como é voar na Premium Economy da Alitalia
Como é voar de Roma para Paris com a Alitalia
Como é passar pela imigração em Roma
Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar na classe econômica da Alitalia
Compra das passagens
Eu comprei as passagens direto no site da Alitalia, a boa notícia é que o site aceita o parcelamento em até 10 vezes sem juros para compras no cartão de crédito. O site tem uma versão em português e o procedimento foi simples.
Mas eu tive um problema, no final da transação o site travou e a compra não foi finalizada. Eu liguei no atendimento e eles fizeram o processamento manual e 2 dias depois eu recebi o meu e-ticket.
Check-in
Eu fiz o check-in online e cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos faltando 2h40 para o voo, que estava programado para sair às 22h30. Esse é o segundo voo do dia da Alitalia para Roma, o primeiro decola no final da tarde. Todos os voos são operados no Terminal 3.
A empresa tinha 4 posições para atendimento, sendo 3 para classe econômica e 1 para a Business. Tinha pouca fila no despacho de bagagens, aproveitei para trocar o boarding pass por um impresso e já peguei o segundo cartão de embarque, pois meu destino final era Paris.
Embarque
O embarque do voo AZ679 estava marcado para às 20h51, um pouco cedo em relação a hora da partida, às 22h30. Mas aí veio a explicação, nosso embarque seria feito em uma posição remota, pois como era horário de pico em Guarulhos, não tinham fingers disponíveis no Terminal 3. E por conta disso, o procedimento é mais lento. Embarcamos em um ônibus do aeroporto que nos levou até a aeronave.
A aeronave
Os voos de São Paulo a Roma são operados pelo Boeing 777-200, diferente da rota para o Rio de Janeiro onde voam os Airbus A330-200, que são um pouco mais novos.
Nossa aeronave, prefixo EI-ISB foi fabricado em 2002 (16 anos de uso) e passou por um retrofit parcial interno há alguns anos. Eles ganharam novas poltronas na classe executiva, foi criada a Premium Economy e no caso da econômica, só a parte frontal dos assentos foram trocadas, ganhando novo estofamento e revestimento com cores bem bonitas. Mas que já apresentam grandes sinais de desgaste. O sistema de entretenimento não foi atualizado.
Os Boeings 777 da Alitalia estão configurados com 293 lugares: sendo 30 na classe executiva, a Magnifica, no layout 1-2-1; 24 lugares na Premium Economy no layout 2-4-2 e 239 poltronas na classe econômica com cross-session 3-4-3 de alta densidade.
Conforto
Nas poltronas tinham um cobertor, um travesseiro e fones de ouvido. O cobertor era até bom, mas estava parecendo um pano de chão de tão velho e desgastado. O travesseiro parecia novo, pelo menos a fronha feita daquele material descartável estava nova e diferente da maioria dos travesseiros, ele é dividido ao meio, de modo que funciona como um travesseiro de pescoço.
As poltronas são um pouco apertadas, tem 43cm entre elas. Uma configuração confortável no Boeing 777, para servir de comparação, é de 48cm, a mesma usada pela Qatar. Para piorar, embaixo dos assentos das janelas ficam as caixas de circuito do sistema de entretenimento, o que atrapalha muito o conforto e não dá para esticar as pernas totalmente. Eu evitaria muito essa poltrona se fosse você, sabendo disso, eu já tinha reservado uma poltrona no corredor.
Todas as poltronas são equipadas com telas de entretenimento individual. Essa foi a minha maior decepção com a Alitalia. As telas são minúsculas, com uma qualidade de imagem péssima, cheia de chuviscos. O sistema de entretenimento é super ultrapassado, com uma interface antiga, de uso difícil e com conteúdo muito fraco.
Um controle remoto padrão fica acoplado na poltrona, pois as telas não são touch-screen e o tempo de resposta do controle também não é dos melhores.
É tão ruim que não dá vontade de usar, minha dica: carregue filmes e seriados no seu celular ou tablet, pois você ficará facilmente entediado. E leve uma bateria externa, pois as poltronas não tem tomadas e muito menos portas USB.
Voo e serviço de bordo
Iniciamos o push-back faltando uns 5 minutos antes do horário da decolagem, estávamos parqueados ao lado do Airbus A380 da Emirates e bateu uma inveja enorme, mas tudo bem.
Com o tráfego de partidas bem intenso naquela hora, o taxiamento foi longo e decolamos com quase 20 minutos de atraso.
Após a decolagem eu fui dar uma chance para o sistema de entretenimento, mas honestamente, não dá para usar aquilo. Tentei ver um filme mas eram tantos os chuviscos, que em cenas escuras, eu não conseguia ver a imagem.
Aproximadamente uma hora após a decolagem a tripulação começou a servir o jantar. Tinham duas opções, os tradicionais frango ou massa. Eu pedi frango e ganhei massa, reclamei mas o comissário fingiu que não ouviu, falta bastante cordialidade na tripulação, só um comissário que era bem simpático e brincalhão. Felizmente a massa estava “menos pior” que o frango. Mas estava meio seca e dura.
De entrada tinha uma “salada” que era uma folha de alface, uma fatia grossa de presunto, ¼ de tomate e batata cozida. De sobremesa tinham frutas picadinhas. Além disso tinha um pão francês, manteiga, biscoitos e um sachê com molho para a salada.
Os talheres eram de plástico, bem vagabundos por sinal e que estavam quebrados antes do final do jantar.
Para beber tinham sucos, água, refrigerantes e vinho tinto ou branco. Eu fui no vinho e para minha surpresa estava ótimo. Tanto que eu fui na galley repetir depois do jantar.
Depois do serviço a tripulação recolheu o lixo, serviu um café e em seguida baixaram as luzes para os passageiros dormirem. Volta e meia eles passavam servindo água ao longo da madrugada.
Na galley traseira ficam a disposição uns biscoitinhos salgados, sanduíches frios (que estavam ótimos), água, refrigerante e gelo. Deu para perceber que, apesar do jantar ter sido um pouco abaixo do esperado, a gente não passa fome a bordo.
O voo foi tranquilo, tivemos um pouco de turbulência ao sobrevoar o oceano Atlântico Norte e o deserto do Saara no norte da África.
Notei também que os banheiros ficaram imundos durante o voo, com os cestos de lixo transbordando de tanto papel. Eu sei que cuidar do banheiro é responsabilidade da tripulação, mas é inaceitável os passageiros que jogam lixo no chão e urinam fora do vaso, né?
Faltando duas horas para o pouso as luzes foram acesas e a tripulação começou a servir o café da manhã. Não tinham opções, veio um pão doce, um pão salgado, uma fatia de queijo, uma de presunto e uma azeitona. Também tinha um iogurte, geleia e manteiga. Achei o café da manhã bem fraco também, mais uma pequena decepção. Para beber tinha café, chá, água e sucos.
Logo após o fim do segundo serviço iniciamos a descida para o Aeroporto Fiumicino em Roma e desembarcamos no Terminal 3, usado pela Alitalia e companhias aéreas da aliança SkyTeam.
O desembarque em Roma foi pelos fingers, mas não entramos direto no terminal, saímos por uma porta e embarcamos nos ônibus do aeroporto. O desembarque foi em uma espécie de satélite do Terminal 3 e como ele é acessado por um skytrain, acho que o trânsito até o terminal principal foi feito de ônibus para agilizar o desembarque.
Nosso voo chegou faltando 2 horas para o meu embarque para Paris e contando o desembarque, imigração, o tempo indo de uma área para outra do terminal, eu cheguei no portão de embarque do meu voo faltando 30 minutos para o embarque. Se você vai fazer conexão em Roma, saiba que você vai precisar de pelo menos 1h30 para fazer todos os procedimentos, menos de 1h para conexão é bem arriscado.
Conclusão
Eu acho que a Alitalia entrega um serviço bem abaixo das demais companhias aéreas europeias que voam do Brasil para o velho continente. Eu vou fazer mais um voo com eles em março, eu emiti as passagens com milhas Smiles e era a única opção que eu tinha. Eu só voltaria a voar com eles se o preço das passagens fossem muito abaixo de outras companhias ou se eles melhorassem o equipamento e serviço de bordo.
Leia mais
Como é voar para Roma na Alitalia (Boeing 777)
Como é voar para Roma na Alitalia (Airbus A330)
Como é voar na Premium Economy da Alitalia (Boeing 777)
Como é voar de Roma para Paris com a Alitalia (Airbus A321)
Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou (Airbus A321)
Como é passar pela imigração em Roma
Procurando hospedagem em Roma
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui
Leia nosso post com dicas para escolher um bom lugar para se hospedar em Roma. Clique aqui.
Reserve aqui os seus passeios em Roma
Resolva aqui a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Ola Fabrício. Muito obrigado pelas dicas e seu relato sobre o voo. Irei pegar o mesmo em maio e de certa forma deu uma “brochada”. Compramos em novembro essa passagem em uma promoção. Eu ja viajei de KLM. Ibéria e British. Pelo que vc me disse ela está atrás da Iberia pelo jeito. Estaremos em um grupo grande de pessoas que nunca fizeram uma viagem dessa. Vou preparar os carregadores e tablets para essa viagem então.
Quando fizer esse voo de março, me avise como foi.
abraço
Oi Andre, eu fiz o voo e na hora a Alitalia trocou o 777 por um A330, e com isso a viagem foi bem melhor. Eu já escrevi o post, nos próximos dias irei postar no blog. Fica de olho.
Já peguei em mesmo voo de São Paulo para Roma em 2015 e foi exatamente isso que você descreveu, com o detalhe de que a entrada de fone de ouvido da minha poltrona estava entupida com palito de dente.
Acabei de fazer Roma x Buenos Aires com a Alitalia. Foi em um 777 que teve o sistema de entretenimento atualizado, graças a Deus. E a poltrona tinha um espaço razoável, mas a comida foi uma tragédia! Veio uma lasanha que era puro sal, o pão parecia uma pedra e uma saladinha de beringela que dava desgosto só de ver.
Qual o número da sua poltrona nesse voo?
Me sentei na 41J
Oi Fabricio! Voarei com a Alitalia para Roma em junho e também brochei. Mas li que alguns voos estão sendo feitos com o Boeing 777 300, mais novo e atualizado. Você voou com este neste último voo será? Sabe nos dizer algo sobre o assunto? rs
Ah! E a caixa de entretenimento conntinua embaixo das poltronas da janela?
Oi Janaina, tudo bem? Aqui em SP o 777-300 está sendo usado dia sim, dia não no voo que sai para Roma a tarde e o 777-200 está revezando com a A330 no voo que sai a noite para Roma. Mas a gente só fica sabendo qual modelo vai operar os voos na hora que eles abrem o checkin online. Não sei se o -300 tem a caixa, mas já voei em alguns -300 da mesma série que tinham a caixa mas ela era pequena e não incomodava.
Alguém pode me ajudar ,eu quero ir no corredor e não sei qual número de poltrona escolher.
Fabricio, eu e meu marido entramos nessa fria também!!! Achei peeeeeeeesssiiiimoooo tudo no avião. Aeronave velha, comida fraca e um aperto só!!! Tenho até pena de quem viaja no meio. Pior que estou em Roma agora e temos que voltar com a cia para o Brasil….
Oi Cintia, é horrível né? Eu também fiz um voo de Roma a Buenos Aires nesse aperto, 14h30 de voo, um sofrimento. Alitalia NUNCA mais.
QUAL MELHOR LUGAR PARA SE SENTAR? FILEIRA DA SAÍDA DE EMERGÊNCIA? OBRIGADA!
Sim, mas as companhias cobram por essa poltrona.
Fabrício, Bom Dia!
Apesar de já ter dito (em 26/05/18) que “Alitalia nunca mais”; será que vc tem alguma informação de como está sendo feita a rota Guarulhos/Roma?
Oi Aliomar, tudo bem? A rota está alternando com o 777-300, um modelo mais novo e um pouco melhor, mas só dá pra saber se o seu voo será com ele quando abrir o check-in online.
fiz agora em dezembro de 2019 ida e volta no 777-300 foi terrível. tenho 1,84 foi uma tortura sem fim. nem me liguei no restante por causa das dores.
Uma tortura mesmo, se puder não volto a voar com eles nunca mais.
Boa Noite, Fabrício!
Hoje recebi “uma proposta da Alitalia” para fazer um upgrade das minhas reservas.
Mas, pelo histórico, acredito que isso seja mais um “canto de sereia”.
Vou “encarar a parada”, já assumida.
Quando voltar, vou atualiza-lo sobre as aeronaves que utilizei.
Valeu pelas dicas,
Até a volta, Fabrício!!!
Opa! Compartilha aqui com a gente quando você voltar. Boa viagem =)
opa cara beleza, vou para Itália em outubro e na minha passagem ta esse 777-200,
então vai ser esse ai mesmo ?
ou tem possibilidade de na hora trocarem o avião ara um mais moderno?
meu voo sai as 14:50
O Jorge, é isso aí mesmo. Sorte se na hora trocarem para um A330, no mais, é tudo lixão mesmo. Nem sei como isso ainda voa.
bah, negócio é almoçar bem então, deixar tudo carregado, levar bateria externa, tomar um dramim e acordar somente lá…
kkkkk
hahahahha bem isso mesmo, Jorge
Post muito legal, Fabrício. Valeu mesmo.
Gde abraço.
Opa, obrigado!
Oi Fabricio,
Em março tive o “desprazer” de pegar esta aeronave da Alitalia! Pior voo da minha vida! Aquele encosto para cabeça é simplesmente horrivel! Um pedaço de madeira com um revestimento bagaceiro que detonou minha coluna e da minha mãe!
E pra quem vai ter que pegar essa aeronave, boa sorte e não esqueça de levar dorflex kkkkkkkk
Exatamente! Posso falar? Depois desse voo eu fiz outro na mesma aeronave, cheguei com uma dor insuportável nas costas e tive que fazer 3 meses de fisioterapia. E ainda sinto dores.
Achei muito bom já saber da realidade antes de voar, porque geralmente a gente acha que tudo que é estrangeiro é excelente mas já estou preparada para o pior , se vier melhor do que sua experiência, show !
Obrigada
Oi Mariana, problemas existem em todos os lugares, a gente precisa valorizar mais o que é nosso. Quer um exemplo? Metrô de SP é um dos mais limpos e eficientes do mundo (mesmo com poucas linhas), metrô de NY, Paris e Berlim estão entre os mais sujos. Metrô de NY sofre uma média de 40 panes por dia.
Fabrício, brother a ansiedade de voar para a Europa desde criança era grande, sou fã de aviação, apaixonado por aviões, mas quando entrei nessa lata velha a decepção foi tão grande que quase descia. Uma porcaria mesmo, absurdo acho que todos deveriam reclamar na empresa esse relato. Comissário de bordo super antipático, e tudo isso que vc falou. Detalhe quase não falam português coisa que acho errado pq mais da metade do avião são de Brasileiros. Aproveito pra deixar aqui que fiz Lisboa, Madrid e Paris, quem pensa em se hospedar no Íbis hotel no bairro Alesia em Páris, foi meu maior pesadelo, barulhento, povo mal educado e de quebrar fui Furtado no apto, qual vai a Paris não se iluda quase ninguém fala Inglês e tão pouco Português. To voltando essa madrugada e já tô pensando nessa lata velha da Alitalia. Abraços Fabrício.
É Josias, difícil aguentar a Alitalia viu!? Espero nunca mais voar com eles.
olha so, eu tive o mesmo problema com a compra das passagens. o site não concluiu o processo porem fizeram a cobrança no meu cartão e já estou a um mês tentando receber o reembolso. o atendimento telefônico e péssimo. mentem, enrolam e não resolvem nada. também desligam na minha cara e não me deixam falar com o financeiro. já mandei e mail e nada de resposta. vou acabar tendo que pagar por passagens que não existem. me senti muito desrespeitado pelos atendentes. se a compra já gerou uma experiência traumática , imagine estar a borbo de uma aeronave dessa companhia. minha recomendação e nem tentem . existem diversas companhias que podem leva los ao mesmo lugar. no meu caso comprei os bilhetes na air france onde tudo foi muito simples, cordial e funcional ate agor.
Marcos, pra você ver a zona que é a Alitalia, lamentável mesmo. Por mim, nunca mais!
Oi Fabrício! Tudo bem? Você sabe o que acontece se eu tiver passagem comprada e a cia parar de operar? Eles teriam que me colocar em outro voo ou o ressarcimento seria na justiça?
Obrigada!
Oi Clarissa, é difícil responder essa pergunta, olhando o histórico de empresas que fecharam as portas, cada uma tratou dessa questão de maneiras diferentes. A Varig, por exemplo, deixou muita gente na mão pois ela já tinha sido expulsa da Star Alliance e por conta disso não conseguia mais encaixar seus passageiros em voos das ex-parceiras. A Pan Am alocou os passageiros nos voos da Delta, se houvesse disponibilidade. Para citar dois exemplos de épocas diferentes. A gente nunca sabe o que pode acontecer.
Olá, vou relatar minha experiência: voei com a Alitalia em fins de novembro de 2017, saindo do rio no Airbus a330 e eu nos meus 1.80 sofri mas como nunca tinha viajado a Europa estava muito feliz, no horário da janta a fdp da aerovelha (que devia ser irmã gêmea da bruxa do 71) quase arrancou a bolota do meu joelho com o carrinho, eu dei um puta grito que assustei geral, no mais cada vez que ia beber água a aeronovinha😋queria me encher de snacks e vinho, no mais foi tudo ok. Vou de novo em março próximo e consegui saindo de São Paulo rumo a Madrid por incríveis 1550 reais também de Alitalia com um stopover de um dia em Roma, que aliás é o céu na terra pra quem gosta de história como eu, espero ter ajudado, tchau.
Jesus Cristo! Vou pra Roma mes q vem com essa companhia e fiquei simplesmente apavorada com oq li e vi nesse artigo! Perdi até a vontade de viajar… meu Deus…. q q eu faço agora? Banheiro sujo, comida desgraçada de ruim com poltronas apertadas… é o proprio inferno. Isso!
Oi Alexsandra, tudo bem? É como você disse, é o próprio inferno.
vou viajar em Julho/2019 estou morrendo de medo agora 🙁
Ahajaja cheguei no seu relato pesquisando sobre o assento da janela nas aeronaves da alitalia pq fiz sp – roma agora com eles, e claro escolhi janela rsrsrs. Eu nao conseguia me mexer com aquela caixa nos pes 😰. Vou voltar para o Brasil com ela novamente mas ja vou pegar corredor. Pelo menos no meu voo a massa estava uma delicia! Rs