Durante a pandemia do Covid-19, novas formas de “viajar” vem ganhando destaque. As visitas virtuais a museus e a lugares famosos se tornaram uma saída para estes dias de isolamento social.
Nada substitui a visita física a um museu, mas, temos aqui uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais desses lugares fantásticos e seus acervos.
5 museus famosos para uma visita virtual
British Museum, Londres
O British Museum em Londres é um dos museus mais importantes do mundo e um dos meus favoritos. O British tem uma impressionante coleção que se estende por mais de dois milhões de anos, que inclui nada menos do que oito milhões de objetos.
A plataforma gratuita de visita virtual ao British Museum permite uma verdadeira viagem por esse acervo em uma linha do tempo como em uma imensa avenida. É uma experiência muito bacana.
Museu Hermitage, São Petersburgo
O Museu Hermitage é a principal atração turística de São Petersburgo e uma das mais visitadas da Rússia. Um dos principais museus do mundo também é um dos mais impressionantes que eu já visitei.
Por mais que as credenciais sejam grandiosas, nada se compara a estar cara a cara com Museu Hermitage e suas salas suntuosas. Falando nisso, as salas e grandes salões são tão bonitas e com tanta opulência, que acabam ofuscando os mais de 3 milhões de peças que compõem o acervo dele.
A visita virtual ao Museu Hermitage é uma das minhas favoritas, pois ela usa tecnologia de navegação em 360 graus, semelhante ao Google Street View. Mas a visita vai além, clicando nos objetos, temos informações muito detalhadas sobre as peças. Um trabalho impecável do pessoal que administra o site do museu.
Palácio de Versalhes, França
Visita obrigatória para quem vai a Paris, o Palácio de Versalhes na França é um colosso de mais de 63 mil metros distribuídos em 2.300 salas.
A plataforma de visita virtual do Palácio de Versalhes foi desenvolvida em parceria com o Google e inclui passeio em 360 graus, muitas informações em texto e áudio. Alguns textos e informações estão disponíveis em português.
Rijksmuseum, Amsterdam
Localizado em Amsterdam, na Holanda, o Rijksmuseum fica na Museumplein ou Praça dos Museus. É lá que ficava o famoso letreiro “I amsterdam”. O acervo do Rijksmuseum abriga algumas das peças mais famosas de Rembrandt e claro, várias pinturas de Van Gogh em exibição.
O museu tem uma página chamada Rijksmuseum from home, que concentra tour, palestras e atividades para o visitante virtual aproveitar a distância.
Museus do Vaticano, Roma
Se atualmente é impossível visitar a Capela Sistina e se apaixonar pelas obras-primas de Michelangelo pintadas no teto, a visita virtual ao Vaticano pode ajudar. O passeio também inclui visitas interativas ao Museu Pio Clementino, Museu Chiaramonti e Capela Niccoline, entre outros.
A tecnologia usada é semelhante a do Google Street View e permite o passeio em 360 graus pelo Vaticano. Confesso que eu quase entrei a tela do computador navegando pela Capela Sistina. Mais um lugar para colocar na minha lista para quando a pandemia passar.
***
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.