Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade

Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade

Planejando uma viagem para a Polônia e pensando em como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade? Você veio ao lugar certo.

***

Cracóvia é a segunda maior cidade da Polônia e a cidade mais visitada do país. Ela foi por quase 500 anos a capital do país e ficou famosa pela proximidade com o antigo Campo de Concentração de Auschwitz e pela curiosa e belíssima Mina de Sal de Wieliczka.

O Aeroporto João Paulo II é um dos mais movimentados do país e recebe voos de vários cantos da Europa. Ele é a principal porta de entrada da segunda maior cidade polonesa. Mas não se assuste com o título, Cracóvia tem pouco mais de 850 mil habitantes.


Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade


Existem algumas maneiras de ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade, como o táxi, ônibus e o Uber. Mas a melhor forma é de trem!

Confesso que eu fiquei muito feliz quando descobri que o aeroporto de Cracóvia era conectado a cidade por um serviço de trem. E certamente foi a maneira que eu usei para chegar até a cidade.

Após desembarcar, siga as placas indicando “Train to the city”, o acesso a estação fica em uma das laterais do área aberta do terminal. Você vai encontrar o display abaixo que mostra quando partirá o próximo trem.

Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade

Suba a rampa que dá acesso a passarela que atravessa a avenida em frente ao aeroporto e conecta o terminal a estação de trens. Não tem erro, é só seguir as placas.

O aeroporto de Cracóvia é o ponto final da linha, como você pode ver no mapa abaixo, mas note que o trem segue viagem depois da estação central de Cracóvia, a Krakow Glowny. Veja que ali a gente já vê o preço da viagem até o centro de Cracóvia, o bilhete custa 9 Złoty, a moeda oficial da Polônia, o que dá uns 9 reais.

Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade

Depois dessa placa, desça pela escada rolante até a plataforma. Você encontrará algumas máquinas de vendas do bilhete. Escolha a opção “One-pass ticket” e depois escolha a sua estação de destino. O pagamento pode ser feito em notas, moedas ou cartão de crédito.

Máquinas de vendas

 

A passagem

Não existem catracas para entrar no trem, a conferência é feita lá dentro. Os vagões são bem confortáveis e com espaço para colocar as malas. No trem tem internet wi-fi e tomadas elétricas.

A viagem do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade demorou 20 minutos, pois o trem faz algumas paradas pelo caminho.

Detalhe dos trens

 

Os trens são confortáveis

Os trens saem de hora em hora, mas se você não quiser esperar pelo próximo, existe uma linha de ônibus que sai da porta do aeroporto e faz o mesmo trajeto do trem até a cidade. A linha é Balice (Kraków Lotnisko Airport) – Kraków Główny e o preço é de 9 Złoty.

Eu preferi esperar pelo trem ao invés de pegar o ônibus, pois ele demora de 40 a 50 minutos para fazer o mesmo trajeto. Além de ser um ônibus meio apertadinho que nem se compara com conforto e a agilidade do trem.

***

Bom pessoal, espero ter ajudado você que está pesquisando em como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade. Eu adorei esse trem, é muito prático e cômodo e foi uma surpresa muito positiva.



Se você estiver procurando onde ficar em Cracóvia, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui. Mas deixo algumas dicas abaixo.

Eu me hospedei no Hotel Ascot, um hotel 3 estrelas bem confortável e que tinha diárias a partir de 190 reais com café da manhã para duas pessoas.  O Hotel Ascot fica em um ponto muito estratégico, entre a estação de trens (de onde chega o trem do aeroporto) e o centro histórico.

Perto dele fica o Hotel Wyspiański, um hotel moderninho que fica coladinho no centro histórico e com preço excelente.

Outra opção é o Hotel Mikołaj, ele tem um excelente custo benefício, fica dentro do centro histórico, em uma rua super charmosa e tem quartos lindos.

Mas se você não se importa em pagar um pouco mais, pode ficar naquela que é, na minha opinião, o melhor hotel do centro histórico, o Hotel Wentzl. Esse hotel é um sonho, e a localização dele é perfeita.


Roteiro na Polônia: Cracóvia, Wroclaw, Poznan e Varsóvia
O que fazer em Varsóvia em 2 ou 3 dias
O que fazer em Wroclaw em 2 dias
O que fazer em Poznan em 2 dias
O que fazer em Cracóvia em 3 ou 4 dias

Basílica de Santa Maria
Bairro judeu de Cracóvia

 










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder novembro 25, 2019

    Mariana G.

    Post excelente!
    Sabe me dizer se é fácil identificar na plataforma qual trem vai pra Krakow Glowny ou qualquer trem que passa por ali vai pro centro da cidade? Não há necessidade de validar o bilhete do trem, certo?
    Obrigada e parabéns, amo seu blog! Suas fotos são incríveis!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.