Cruzeiro das 6 pontes pelo Rio Douro no Porto em Portugal

Cruzeiro pelo Rio Douro

Antes de ir por Porto, no norte de Portugal, tinha ouvido falar vagamente de alguns barcos que faziam cruzeiro pelo Rio Douro. Nem me preocupei muito em fazer altas pesquisas na internet, deixei para descobrir e me organizar na hora. Planeamento é sempre bom, mas as vezes é bom se deixar levar pelo acaso.

Chegando no Cais da Ribeira, o principal ponto turístico do Porto, são várias lojinhas que vendem o passeio. Tem cruzeiros de 1, 2 ou 3 dias em navio hotel. Mas eu queria fazer o mais tradicional, o Cruzeiro pelo Rio Douro das 6 pontes.

Ele dura aproximadamente 1 hora e parte do Cais da Ribeira, sobe o rio para depois descer até a foz com o Oceano Atlântico. Eu comprei o bilhete na hora, em uma lojinha na descida da Rua de São João e custou 12 euros. Chegando no cais, são várias barraquinhas de cada uma das operadoras que fazem o passeio, é só procurar a sua. Eu fiz com a Douro Acima.


Como é o cruzeiro pelo Rio Douro


O barco saiu pontualmente às 10h da manhã. Primeiro subimos o rio e antes mesmo de passar pela primeira ponte, a Dom Luís I, a gente já tem uma das imagens mais bonitas do Porto, visto de um ângulo que só esse passeio pode proporcionar.. A Ponte Dom Luís I foi inaugurada em 1886, um projeto de Teófilo Seyrig, sócio de Gustave Eiffel, conhece esse sobrenome né?

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro: Vista do Porto

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro Ponte Dom Luís I

A segunda ponte é a Maria Pia, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Rio Douro, foi construída por um tal de Gustave Eiffel em 1877, olha o sobrenome famoso aí de novo. Hoje, ela está fechada para os trens, mas foi usada até 1991 quando foi substituída pela Ponte São João.

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro: Ponte Maria Pia

A ponte seguinte é a Ponte do Infante, essa é novinha e o barco faz uma volta entre ela e a Ponte do Freixo, passa novamente por todas as pontes e segue em direção ao mar. Esse é o trecho mais longo do cruzeiro pelo Rio Douro.

O barco quase sai da parte urbana da cidade, de um lado da margem já vemos plantações de uvas que mais tarde vão virar o famoso vinho do porto, também algumas construções medievais e passamos pela última ponte, a Ponte da Arrábica e seguimos até a foz com o Atlântico, perto do Farol de Felgueiras.

Nesse trecho do cruzeiro venta muito! O melhor lugar para ver o passeio é na frente do barco, mas muitas pessoas buscam abrigo na parte fechada, tamanha é a velocidade e intensidade dos ventos.

O passeio agora segue de volta ao Cais da Ribeira, onde termina o cruzeiro. Um passeio que você não pode deixar de fazer ao visitar a cidade.

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro: vista da cidade

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Cruzeiro pelo Rio Douro

Serviço:
Duração: 1h-1h30 minutos
Frequência: Todos os dias: Verão – 10h00 às 18h00
Inverno – 11h00 às 15h00
Preço por pessoa: 12 €. Crianças até os 10 anos acompanhada dos pais não pagam.



Apesar do Porto ser uma cidade grande – com alma de cidade pequena – tudo o que interessa para ver está bem próximo. De modo que não é necessário grandes deslocamentos. O ideal é ficar em uma região que me permita fazer todos os passeios a pé. E existem duas boas regiões, a parte alta e a parte baixa do Porto. Entenda melhor no post sobre onde ficar no Porto.

Na minha primeira viagem eu me hospedei no Hotel Internacional Porto, um três estrelas coladinho na Praça da Liberdade e muito perto de tudo.

Já na minha segunda viagem eu procurei me hospedar na parte baixa, justamente para ter um outro ponto de vista da cidade. Eu escolhi o Eurostars Porto Douro, com uma vista linda para o Rio Douro e a famosa Ponte D. Luís I ao fundo.

Eu gostei tanto de ficar nessa parte alta da cidade que na minha última viagem eu fiquei no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Que segundo a moça da imigração no aeroporto, é o segundo melhor hotel da cidade.

E honestamente, o InterContinental Porto – Palácio das Cardosas é um verdadeiro palácio do Século XVIII, no coração do Porto. Era tudo perfeito, o quarto, banheiro, amenities de banho e o café da manhã de cinema. Valeu muito o investimento.


Quanto custa viajar para Portugal
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Como usar o metrô do Porto
Como é passar pela imigração do Porto
Como é passar pela imigração em Lisboa


O que fazer no Porto e em Gaia
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa
Como visitar a Torre dos Clérigos
Cruzeiro das 6 Pontes no Porto
Onde comer no Porto










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • […] casas e tabernas que beiram o rio. Ou então, para ter uma vista diferente do Porto, que tal um cruzeiro pelo Rio Douro? O Fabricio do blog Vou Na Janela, conta todos os […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.