trem noturno Londres a Amsterdã
A viagem de trem noturno pode parecer muito tentadora quando queremos percorrer uma grande distância na Europa e ainda...

A viagem de trem noturno pode parecer muito tentadora quando queremos percorrer uma grande distância na Europa e ainda economizar com a diária de hotel. Mas vale a pena?

***

Quando a gente não tem muita experiência com viagens, acaba cometendo alguns erros e isso é a coisa mais comum de acontecer, mas no fim das contas, tudo dá certo e a gente aprende um pouquinho mais. Já errei muito e aprendi para caramba e hoje falo sempre desses aprendizados aqui para evitar que vocês cometam os mesmos erros que eu.

Eu achava que viagem em trem noturno era uma ótima ideia para economizar uns trocados com hospedagem e chegar no dia seguinte no destino prontinho para curtir a cidade. Na teoria, tudo isso é muito lindo e funciona muito bem, mas na prática não é bem assim.


Viagem de trem noturno: erros que você não pode cometer


Eu fui de Frankfurt a Amsterdã em um trem noturno, saindo da Alemanha por volta da meia noite e no fim da madrugada já estaríamos na Holanda. Quando comprei as passagens no site da DB (Deutsche Bahn), tinham várias opções de horários e tarifas. Eu comprei um compartimento com cama, isso foi um acerto até certo ponto e explico mais adiante. No site tinham também as poltronas na primeira e segunda classe e aqui vai uma dica: se você for fazer uma viagem dessa, compre um compartimento com cama.

Vagão dormitório
Vagão dormitório

No site da Deutsche Bahn também tinham tarifas baixíssimas para a viagem em trem noturno, mas que exigiam fazer até 4 conexões ao longo da madrugada, nunca façam isso! As paradas de trem na europa são curtíssimas, as vezes o trem fica menos de 3 minutos parado. Você pode cair no sono e ir parar lá onde o vento faz a curva. Sempre escolha tarifas que não exijam a troca de trens.

No dia da viagem, fiz o check-out no hotel de Frankfurt, deixei as malas no guarda volumes da Hauptbanhof, a estação central e fui aproveitar o dia. Vocês já podem imaginar que depois de andar o dia todo eu estava bem cansado quando cheguei na estação para retirar a mala e embarcar no trem. Isso já foi um ponto que me fez refletir o quanto valeria a pena ter economizado uma diária e viajar em um horário mais cômodo.

Embarquei, rapidamente encontrei a minha cabine. Viajar de trem é bem confortável, mas para quem viaja com malas grandes é um problema, os compartimentos em cima das poltronas são pequenos e no máximo cabem uma mala tamanho P.

Dentro das cabines é ainda pior, como são 4 ou 6 camas,  uma em cima da outra, se você pegar a cama de baixo, poderá colocar a mala embaixo da sua cama, isso se ela também for tamanho P. Se você estiver levando uma mala grande, vai ter que deixá-la nos armários que ficam nas extremidades de cada vagão, e aí a gente fica preocupado com medo de alguém mexer na mala e quem dorme assim?

Dormitório com 6 camas
Dormitório com 6 camas

Embarque encerrado, troquei de roupa e fui me acomodar na caminha até confortável. Com o trem em movimento e a cabine vazia, era uma maravilha para dormir, confesso que caí no sono fácil. Cerca de 30 minutos depois, o trem parou na primeira estação do caminho, eu acordei assustado com a tripulação anunciando a parada no sistema de som.

Nesse momento me toquei que como aquele trem ia fazer algumas paradas até Amsterdã, eu ia acordar assustado em todas as paradas e consequentemente teria uma péssima noite de sono e não conseguiria descansar. Nesse momento tive certeza que o trem noturno tinha sido uma péssima ideia.

Durante toda a noite foi um entra e sai de gente naquela cabine e vocês já conseguem imaginar o nível de barulho que as pessoas faziam. A cada parada alguém entrava ou saía, o sistema de som gritava o nome da estação em alemão e as luzes eram acesas.

Cheguei em Amsterdam podre de tão cansado. Deixei a mala no guarda volumes do hotel, pois o check-in só poderia ser feito às 14 horas e aquela ideia de aproveitar ao máximo Frankfurt e chegar cedo em Amsterdam para aproveitar ainda mais a cidade foi por água abaixo tamanho era o cansaço.

Nessas horas, a gente percebe que economizar umas diárias fazendo viagem em trem noturno pode ser uma péssima ideia. Se você for viajar em um grupo pessoas e todos ocuparem a cabine, pode ser menos traumático do que foi para mim. Se eu faria isso de novo? Nunca mais!

Veja também:
Como comprar passagens de trem na Alemanha no site da DB
Como é viajar de trem pela Alemanha
Como viajar de trem pela Europa


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

2 thoughts on “Viagem de trem noturno: erros que você não pode cometer

  1. Bom dia meu amigo.
    Estou indo de Amsterdã para Berlim e queria saber como acho esta opção de cama. Só aparecer poltrona na 1° classe.
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.