Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo, na Noruega

A viagem de trem entre Bergen e Oslo, na Noruega, é considerada um dos trechos mais bonitos do mundo. Paisagens cênicas, vales nevados, rios congelados, fiordes e cenários que parecem ter sido pintados à mão.

***

Durante o ano de 2020, quando não podíamos viajar, eu via quase todos os dias as transmissões no YouTube de um canal de uma condutora dos trens da Vy, operadora de trens na Noruega. Ela montava a câmera no parabrisas da locomotiva e transmitia a viagem passando por algumas das mais belas paisagens da Europa. 

E um dia eu sabia que faria essa viagem assim que o mundo voltasse ao normal. Pois bem, o mundo voltou ao normal já tem um tempinho, mas só este ano eu consegui incluir a Noruega nos meus roteiros.

E eu escrevo este texto exatamente no trem entre Bergen e Oslo, tamanha foi a minha empolgação para compartilhar essa experiência logo com vocês. Mas vamos por partes.

Leia mais:
O que fazer em Bergen na Noruega
Onde se hospedar em Bergen
O que fazer em Tromso na Noruega
Como ver a aurora boreal na Noruega

Aliás, recomendo assistir o vídeo onde eu mostro a viagem em detalhes

Como é a viagem de trem de Bergen a Oslo

A ferrovia que liga Bergen a Oslo


A Bergen Railway (Bergensbanen) começou a ser construída em 1894 e ficou pronta em 1909, um verdadeiro feito da engenharia da época com 471 km de extensão e chegando a uma altitude de 1237 metros acima do nível do mar.

A ferrovia possui 182 túneis e o mais longo deles com pouco mais de 10km de extensão. Imaginem só, construir tudo isso naquela época e um dos lugares com um dos invernos mais rigorosos do hemisfério norte?

Atualmente os trens rápidos da Vy fazem a viagem entre 6h30 e 7h30, a depender das condições climáticas e do acúmulo de neve nos trilhos.

Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo
Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo, na Noruega

Compra das passagens


Eu comprei as passagens direto no site da Vy que tem versão em inglês. O processo de compra é bem simples e os trechos ficam disponíveis para comprar em até 60 dias antes da partida.

Existem os seguintes vagões:

  • Plus: que seria como uma primeira classe e que oferece poltronas com mais espaço e máquina de café.
  • Standard: como uma classe econômica, mas com bastante espaço entre as poltronas.
  • Compartment: vagão com compartimentos para até 6 pessoas. Ideal para grupos e famílias.

Existe também nos vagões seções reservadas para famílias viajando com crianças. Assim como uma “quiet zone” mais silenciosa e onde famílias com crianças não podem se sentar.

Ao comprar a passagem, escolha a tarifa Flex, pois assim você conseguirá marcar a sua poltrona. Na passagem vem indicando o vagão e o número da poltrona. Chegando na estação é só procurar pelo vagão determinado e achar a sua poltrona.

Dica: no trecho entre Bergen e Oslo, tente se sentar do lado esquerdo do trem. Já no sentido inverso, procure pelo lado direito.

Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo, na Noruega

O trem que faz a viagem


Eu comprei o vagão Standard que foi a metade do preço do vagão Plus e não me arrependi. A poltrona era larga, confortável, com apoio para os pés, tomadas elétricas e conexão wi-fi gratuita.

Nas extremidades dos vagões ficam os racks para malas grandes. Malas menores e mochilas podem ser acomodadas no compartimento acima das poltronas. O trem possui calefação, então você não vai ficar congelado no inverno norueguês.

Eles também possuem um vagão bar/restaurante com alguns snacks. Minha dica é comprar alguma coisa para comer e beber nas lojinhas das estações, pois o que é oferecido no vagão restaurante, além de bem mais caro, não tem muita variedade.

Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo
Trem de Bergen para Oslo
Interior dos vagões do trem de Bergen para Oslo

A viagem de trem entre Bergen e Oslo

O trem sai pontualmente e faz algumas paradas para embarque e desembarque em cidades ao longo do caminho, como Dale, Voss e Myrdal, entre outras. A viagem passa por paisagens daquelas de cinema.

Estação de trens de Bergen
Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo
Estação de trens de Bergen

É impossível desgrudar os olhos da janela, especialmente à medida que o trem vai subindo em direção ao Hardangervidda National Park, onde fica o platô que dá o nome ao parque, sendo este o mais alto da Europa. O trem sobe tanto que é bem comum sentir pressão nos ouvidos, como dentro de um avião.

Paisagens congeladas ao longo do caminho
Como é a viagem de trem entre Bergen e Oslo
Definitivamente foi a viagem de trem mais bonita que eu já fiz

Eu fiz a viagem em novembro de 2023 no meio do outono e já estava tudo coberto pela neve, um visual absolutamente lindo.

Vales e picos nevados, rios e cachoeiras congeladas, os pinheiros completamente cobertos por uma camada branquinha de neve. Os famosos fiordes noruegueses ao longo do caminho. Pequenos vilarejos absolutamente encantadores brotando na paisagem congelada a todo o momento. Definitivamente, a viagem de trem mais bonita que eu já fiz.

Um mar de neve
Uma das paisagens mais bonitas da Noruega

Passeios e experiências que eu recomendo em Bergen



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

2 Comentários

  • Responder fevereiro 18, 2024

    MALSIMAR

    Olá,
    Já li em outro site que entre Oslo e Bergen é melhor sentar do lado esquerdo do trem e vocês falaram o contrário. Será que o outro que esta errado?
    Poderia conferir e responder por favor?

    • mm
      Responder fevereiro 23, 2024

      Fabricio Moura

      No trecho entre Bergen e Oslo, tente se sentar do lado esquerdo do trem. Já no sentido inverso, procure pelo lado direito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.