As 10 viagens de trem mais bonitas da América do Norte

As viagens de trem mais bonitas da América

Olá viajantes! Neste post eu trago para vocês as viagens de trem mais bonitas da América do Norte. Da linda travessia do Grand Canyon ao Alaska, são viagens de sonhos sobre os trilhos cruzando as mais belas paisagens do continente norte americano.

***

Viajar de trem é realmente muito bom, algo que evoca as nossas memórias mais afetivas. E em um país com poucas opções de viagens ferroviárias como o nosso, fazer uma viagem de trem é praticamente um sonho.

Eu já mostrei aqui no blog as 10 viagens de trem mais bonitas da Europa, e também as 10 viagens de trem mais bonitas do mundo de acordo com o  jornal britânico The Guardian. Inclusive, na lista do periódico britânico consta a viagem de trem de Curitiba a Morretes, que eu inclusive já fiz e mostrei aqui no blog.

Recomendo a leitura desses posts que eu linkei acima, mas hoje vamos explorar as viagens de trem mais bonitas da América do Norte.

As viagens de trem mais bonitas da América
Canada

As viagens de trem mais bonitas da América do Norte


1) California Zephyr – de Chicago a Emeryville, na California

O California Zephyr da Amtrak atravessa sete estados americanos recriando a viagem que os pioneiros faziam para povoar o meio oeste americano. Sabe todas aquelas paisagens épicas de filmes de velho oeste? O California Zephyr passa por toda essa região desértica, como as impressionantes Montanhas Rochosas, Sierra Nevada, cruza o histórico túnel Moffat, o rio Truckee, entre outros marcos naturais do meio oeste dos Estados Unidos.

A viagem do California Zephyr dura 4 dias e o trem faz várias paradas ao longo do caminho para que os passageiros possam desfrutar ao máximo da experiência. A passagem custa a partir de US$ 250 o que eu acho bem barato por se tratar de uma viagem tão longa, O California Zephyr é um trem luxuoso que conta com restaurantes, bares, cabines com cama e vagões com teto de vidro para observação.

As viagens de trem mais bonitas da América
California Zephyr

2) Canada Cost to Cost – Halifax a Vancouver

Essa viagem é um dos meus sonhos, atravessar o Canadá inteiro de trem fazendo paradas nas principais cidades canadenses ao longo do caminho. O Canada Cost to Cost é a viagem de trem mais tradicional do Canadá, que atravessa o país em 16 dias.

O trem sai de Halifax na costa do Oceano Atlântico e termina do outro lado do país, em Vancouver na Costa do Oceano Pacífico. Durante a viagem, o Canada Cost to Cost faz paradas em Quebec, Montreal, Toronto e Jasper antes de chegar em Vancouver. Além disso, trem faz paradas em importantes pontos turísticos ao longo do território canadense, como a travessia das planícies e das montanhas rochosas canadenses.

As viagens de trem mais bonitas da América
Parques Nacionais Canadenses

Os trens partem sempre aos sábados e apesar de ser uma viagem de 16 dias, 11 pernoites são em hotéis ao longo do caminho e 5 noites no trem, em cabines com camas. O trem conta também com restaurantes e bares. E quanto custa essa viagem dos sonhos em uma das viagens de trem mais bonitas da América do Norte? A partir de US$ 3.600 com tudo incluso. Mais informações no site da Amtrak.

As viagens de trem mais bonitas da América
Canada Cost to Cost

3) Amtrak Cascades – Eugene (EUA) a Vancouver (Canadá)

O Amtrak Cascades sai de Eugene no Oregon nos Estados Unidos, passa por Portland, a belíssima Seattle e termina a sua jornada cerca de 12 horas depois em Vancouver no Canadá.

O trem atravessa umas das regiões naturais mais bonitas e exuberantes dos Estados Unidos. Com paisagens de montanha ou serpenteando a costa do Oceano Pacífico, uma experiência única e que não poderia ficar de fora da lista com as viagens de trem mais bonitas da América do Norte.

O bacana de fazer essa viagem no Amtrak Cascades é incluir uma parada de pelo menos dois dias em Seattle para explorar uma das cidades mais interessantes da Costa Oeste dos Estados Unidos. E depois, fazer a magnifica travessia das Montanhas Rochosas rumo a Vancouver no Canadá.

As viagens de trem mais bonitas da América
Amtrak Cascades

4) Grand Canyon Railway – Williams ao Grand Canyon

Uma das viagens mais clássicas no oeste americano, é também uma das mais curtas. O Grand Canyon Railway faz a viagem de Williams no Arizona até a margem sul do Grand Canyon em pouco mais de 2 horas.

O Grand Canyon Railway faz esta viagem entre as duas cidades desde 1901 e em quase 120 anos de história já levou gente importante e também foi alvo de bandidos a cavalo. Nada mais velho oeste do que isso, não é mesmo?

A viagem também inclui uma parada de 4 horas para o passageiro explorar o Grand Canyon com calma antes de voltar para Williams. Apesar de ser um trajeto curto, o trem atravessa algumas das mais belas paisagens do oeste americano com muito luxo e conforto para os passageiros.

As viagens de trem mais bonitas da América
Grand Canyon

5) El Chepe (Copper Canyon train) – Chihuahua a Topolobampo 

Conhecido no México como “El Chepe”, o Copper Canyon Train faz a viagem da Chihuahua no interior mexicano a Topolobampo na costa do Oceano Pacífico no estado de Sinaloa.

O trem atravessa o famoso Copper Canyon, um dos mais belos cânions da América do Norte, bem no coração da Sierra Madre. Em 4 horas de viagem o passageiro vai ver paisagens áridas, abismos, pontes e túneis enquanto serpenteia pelas montanhas de Sierra Madre.

O ideal dessa viagem é se programar para ficar pelo menos uma noite em Barranca del Cobre onde fica o Copper Canyon antes de seguir a viagem até a costa do Pacífico.

As viagens de trem mais bonitas da América
El Chepe

6) Durango Railroad – Durango a Silverton no Colorado

A viagem de Durango até Silverton no estado americano do Colorado é super curta, são cerca de 18 quilômetros mas que atravessa algumas das paisagens naturais mais bonitas da região. A viagem é feita em carros dos anos 20 puxados por uma locomotiva a vapor, como no fim do século 19.

Apesar da curta distância, o trajeto percorrido pela Narrow Gauge Railroad inclui paisagens cênicas no meio de montanhas, abismos, pontes de ferro e túneis. No outono e inverno, o passageiro pode apreciar os belos picos nevados do Colorado bem de perto. 

As viagens de trem mais bonitas da América
Durango Railroad

7) Canadian Rockies Railway (Rocky Mountaineer) – Vancouver a Calgary

A Canadian Rockies Railway é uma excelente alternativa para quem não tem 16 dias para percorrer a Canada Cost to Cost que eu citei acima. Esta viagem cobre um roteiro incrível entre Vancouver e Calgary no Canadá. O trem passa ainda por Jasper e Banff, duas das mais belas cidades canadenses encravadas no meio das Montanhas Rochosas.

A viagem pode ser feita em algumas horas, entretanto o bacana é se programar para descer em cada uma das cidades, como Jasper e Banff e explorar os fantásticos parques nacionais canadenses.

As viagens de trem mais bonitas da América
Rocky Mountaineer

8) Coast Starlight – Seattle a Los Angeles

Não é difícil encontrar alguém dizendo que esta é a viagem de trem mais bonita da América do Norte. Basta olhar as fotos para a gente ter certeza de que é uma viagem incrível.

O Coast Starlight faz a viagem de Seattle até Los Angeles em 35 horas em um trajeto de mais de 2 mil quilômetros. O trem percorre o terreno acidentado da costa junto ao Oceano Pacífico, montanhas e florestas do norte da Califórnia. O trem passa por Portland, Sacramento, São Francisco e San Jose. 

E o Coast Starlight é um dos últimos trens americanos a oferecer um serviço completo para os passageiros, com bares, restaurantes e até cinema a bordo. Ele conta também com várias opções de entretenimento, incluindo degustação de vinhos e champanhe grátis.

As viagens de trem mais bonitas da América
Coast Starlight

9) Coastal Classic – Anchorage a Seward, Alaska

Que tal atravessar as mais belas paisagens do Alasca de trem? Considerada uma das viagens de trem mais bonitas da América do Norte, o trem Coastal Classic liga Anchorage a Seward em pouco mais de 4 horas de viagem. O tempo é curto, mas os passageiros devem preparar os olhos e o coração para atravessar desfiladeiros, túneis, geleiras imensas, montanhas acidentadas no meio da natureza selvagem do Alasca. Não é difícil avistar alces, baleias beluga, ovelhas e águias cruzando a paisagem única do Alasca.

O Coastal Classic faz a viagem entre as duas cidades diariamente, uma ótima opção para pernoitar em Seward ou em Girdwood antes de retornar para Anchorage. E a melhor época para fazer a viagem é durante o verão norte americano, quando a flora e fauna do Alasca explodem em cores e formas.

As viagens de trem mais bonitas da América
Coastal Classic

10) Empire Builder – Chicago a Seattle

O Empire Builder da Amtrak faz a clássica viagem de Chicago até Seattle passando por St. Paul, Minneapolis, Spokane e Portland antes de chegar em Seattle. A viagem dura 46 horas e atravessa toda parte norte do território americano.

Cruzando paisagens únicas como a travessia do Rio Mississipi, Big Sky em Montana, Glacier National Park, e as Montanhas Cascades antes de chegar na costa oeste. Os mais aficionados dizem que a viagem pelo Empire Builder é a melhor maneira de ver os Estados Unidos com conforto e sem pressa.

As viagens de trem mais bonitas da América
Empire Builder










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder julho 14, 2020

    Ana Paula

    As viagens dos trens que passam pelos parques nacionais do Canadá devem ser incríveis! Nós fomos passar 1 fim de semana nos parques e com certeza são os locais mais bonitos que já vi em toda minha vida!

    • mm
      Responder julho 16, 2020

      Fabricio Moura

      Esses parques são incríveis né? Quando estive em Vancouver eu fiquei maravilhado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.