Castelo Neuschwanstein: um dos mais bonitos do mundo

Castelo Neuschwanstein

Acredite, é o castelo mais bonito e um dos mais famosos do mundo, para mostrar a grandiosidade do lugar, eu tive que recorrer a uma foto aérea, que não é minha, para que você possa se apaixonar pelo Castelo Neuschwanstein, assim como eu me apaixonei.

O nome é difícil de pronunciar, Neuschwanstein, é uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, da ópera Lohengrin, de Richard Wagner. Ele fica relativamente perto de Munique, é o bate-volta perfeito para quem visita a capital da Baviera.

O Castelo Neuschwanstein surgiu dos sonhos megalomaníacos do Rei Ludwig II, que morreu antes e ver a sua obra máxima concluída.

castelo5

Castelo Neuschwanstein

Ele fica no topo de uma montanha na cidade de Füssen, é um dos principais cartões postais da Alemanha, foi finalista do concurso pelas Novas Maravilhas do Mundo e ficou ainda mais famoso depois disso. Ele também serviu de inspiração para Wall Disney fazer o castelo da Cinderela. Notou a semelhança?

As credenciais são muitas e o castelo não decepciona, a visita é guiada e com tempo contado, só 30 minutos, que passam por algumas alas e aposentos. Cada um com design diferente, todos inspirado nas óperas de Wagner, uma das paixões do Rei Ludwig II.

A megalomania se estende para todos os cantos do Castelo Neuschwanstein, chegando ao ponto de ter uma gruta dentro dos aposentos reais, mas como ele morreu antes, o quarto nunca foi usado.

Na subida até o castelo

Na subida até o castelo

Mesmo a visita guiada dentro do castelo sendo bem curta, o passeio nas áreas externas não tem limite de tempo, é um lugar que deixa a gente boquiaberto com a magnitude e riqueza de detalhes do Castelo Neuschwanstein.

Como o lugar é muito procurado, vale a pena comprar o ingresso com antecedência, principalmente para visitas nos meses menos frios.

A entrada custa 12 euros para adultos; idosos e estudantes pagam 11 euros e a boa notícia é que menores de 18 anos não pagam, desde que estejam acompanhados dos pais.

A entrada pode ser comprada no site: hohenschwangau.de


Como chegar ao Castelo Neuschwanstein


Como eu disse, é o bate-volta perfeito para quem está em Munique ou visitando alguma cidade da chamada Rota Romântica na Alemanha.

Você pode alugar um carro, contratar um tour, mas na Alemanha o transporte é público extremamente eficiente e a melhor opção é ir de trem, além de ser mais barato.

Estação de Munique

Estação de Munique

Os trens até Füssen saem de hora em hora da estação central de trens de Munique, a viagem dura em média 2 horas e é bem tranquila e confortável.

Cada trecho varia entre 20 e 30 euros, dependendo do horário e podem ser comprados no site da Deutsche Bahn. Aqui no blog tem um post onde eu explico como comprar direto no site da DB:

Como comprar passagens na Alemanha no site da DB

Você também pode comprar a passagem direto nas máquinas de autoatendimento na estação. O procedimento é simples, as máquinas tem vários idiomas disponíveis: inglês, espanhol, francês, italiano, turco e claro, alemão.

Depois de selecionar o idioma, basta escolher o tipo de bilhete: ponto a ponto (ideal para viagens dentro da cidade) ou “all offers” para escolher por outro tipo de bilhete mais adequado.

Eu recomendo comprar o Bayern Ticket, que permite diversas viagens de trem e alguns ônibus pela Bavária com um único passe, e que pode ser até 50% mais econômico que comprar a viagem trecho a trecho.

Depois de comprar o bilhete, basta verificar nos vários painéis da estação em qual plataforma o próximo trem partirá, tente chegar pelo menos uns 20 minutos antes para pegar um bom lugar, as poltronas não são numeradas.

Chegando em Füssen

A estação de trens de Füssen é minúscula, a gente entra em uma porta e sai na outra, logo em frente a estação fica um ponto de ônibus de onde saem as linhas número 73 e 78 que vão direto até o Castelo Neuschwanstein. Se você comprou o Bayern Ticket, basta mostrar ao cobrador para poder usar o ônibus.

Estação de Füssen

Estação de Füssen

A viagem até o ponto mais próximo do castelo dura uns 10 minutos, deste ponto até a portaria tem uma caminhadinha de uns 5 minutos ladeira acima.

Se você comprou sua entrada pelo site, precisa entrar numa fila para retirar os bilhetes, quem optar por comprar na hora, basta entrar em uma das filas correspondentes. Lembrando que você pode correr o risco de não encontrar entrada na hora, por isso a importância de comprar com antecedência.

Ônibus 78

Ônibus 78

Chegando até o castelo

O Castelo Neuschwanstein fica no topo de uma montanha, você pode pegar mais um ônibus até lá, nesse o Bayern Ticket não é válido, a passagem custa menos de 2 euros para subir e 1 euro para descer. Lembrando que se tiver neve o ônibus não funciona.

Você também pode optar por subir de charrete, custa 6 para subir e 3 euros para descer e o cocheiro te deixa na porta do castelo, o que o ônibus não faz.

Você também pode aproveitar o ar puro da montanha e fazer como quase todo mundo faz e subir a pé. Apesar da altura do castelo, a estrada nem é tão íngreme, mas considere pelo menos uns 40 minutos de caminhada. Como eu estava ligeiramente cansado, optei por subir de ônibus e descer a pé.

A vista lá de cima

A vista lá de cima

Os ingressos são numerados, cada grupo entra no seu horário, se você perder o seu grupo já era, o valor não é reembolsável. Fique atento a seu número e na hora marcada o grupo é chamado. Cada visita dura só 30 minutos e não pode tirar fotos no interior do castelo.

Visitar o Castelo Neuschwanstein é um passeio muito legal que você pode fazer quando passar por Munique ou alguma cidade da Rota Romântica, apesar de ser um bate-volta, considere aí praticamente um dia perdido nessa função, mas vale a pena.

Vista lá de cima

Vista lá de cima

Rua de Füssen e o castelo no fundo

Rua de Füssen e o castelo no fundo

Leia mais:
Todos os posts sobre Munique
Roteiro de 4 dias em Munique
Todos os posts sobre a Alemanha


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar