Como comprar passagens de trem na Alemanha no site da DB

passagens de trem na Alemanha

Comprar passagens de trem para viajar na Alemanha ou da Alemanha para outros países é uma tarefa super simples, mas é preciso ficar atendo a alguns pequenos detalhes que podem passar despercebidos e que podem atrapalhar um pouco a sua viagem.

Existem duas formas de comprar passagens, pelo site da DB (Deutsche Bahn) em inglês ou alemão ou pela Rail Europe, que é uma empresa européia que vende passagens de trem para todos os países do velho continente e o maior atrativo é que eles tem um site em português.

Você pode ficar tentado em comprar na Rail Europe pela facilidade do idioma, ou pelo site ser simples e descomplicado de usar, mas não caia nessa, por trás de toda essa comodidade eles cobram uma tarifa super amarga pelo serviço.

Quando fazemos a busca no site deles, essas tarifas não aparecem, só na hora de fechar a compra é que vem a surpresa, 20 euros de taxas. Além deles cobrarem quase 10 euros para entregar o bilhete na sua casa. Mas você também pode retirar os bilheres da Rail Europe em um procedimento chatinho nas máquinas de autoatendimento nas estações. Na DB você pode imprimir a passagem em casa, sem nenhuma burocracia.

Sabendo que é bem mais vantajoso comprar no site da DB, vou explicar como funciona. O site não é dos mais bonitos, são muitas telinhas até você fechar a compra, mas a coisa funciona bem, sem muitos problemas.

Acesse o site aqui, se o idioma não mudar automaticamente para o inglês, faça isso na barra de navegação no topo da página.

Home do site da DB

Home do site da DB

No lado esquerdo do site, tem a área de buscas, nada muito diferente do que a gente já está acostumado quando pesquisamos passagens aéreas na maioria dos sites. Faça a busca de acordo com os critérios da sua viagem.

Escolha o melhor horário ou tarifa

Escolha o melhor horário ou tarifa

No meu caso, eu estava comprando a passagem de Berlim para Frankfurt. Veja como o site oferece uma infinidade de opções de horários e valores. Na coluna de valores aparecem dois preços diferentes, em “Saver Fares” são passagens sem reembolso, remarcação de dias e só permitem viajar no horários escolhido. A tarifa “Standard Fares” permite a remarcação, também permite que você viaje em qualquer horário naquele dia, mas a desvantagem, além da diferença de valores, é que ela não deixa você reservar a poltrona.

Observe também que nessa tela aparece o tempo total da viagem e o número de conexões. Eu optei pelo horário das 12h25, sem paradas até Frankfurt e todos os serviços são operados pelo ICE, o trem de alta velocidade alemão.

Na tela seguinte o site mostra novamente a sua escolha, oferece a opção de mudança de tarifa ou primeira classe. Eu só cliquei em continuar.

Escolha outro serviço ou confirme a tarifa já escolhida

Escolha outro serviço ou confirme a tarifa já escolhida

Nessa tela o site te oferece a compra compartilhada com o BahnCard, que é um bilhete que vale para os trens urbanos, metrô e ônibus para a cidade que você está indo. Se você não se interessar, basta marcar “Do not buy a BahnCard” e clicar em continuar.

O site oferece mais serviços

O site oferece mais serviços

A tela seguinte é a de registro, você pode comprar sem criar uma conta no site da DB, mas eu recomendo que você gaste 5 minutos e faça o cadastro que é até simples e a vantagem é que você terá uma área para acompanhar todas as suas viagens, reimprimir as passagens ou fazer mudanças nas suas reservas, quando permitido.

Faça seu cadastro

Faça seu cadastro

Na hora de se cadastrar, uma dica importantíssima, coloque seu nome exatamente conforme está gravado no seu cartão de crédito, pois os fiscais da DB conferem todos os bilhetes comprados online com o cartão de crédito em que a compra foi feita e o nome no ticket tem que estar exatamente como no cartão. Se o houver divergência entre os nomes, que seja a falta de uma letra, você pode ter que descer do trem ou comprar outra passagem na hora se quiser seguir viagem.

Após o cadastro, o site pergunta que tipo de bilhete você quer. Marque “Online Ticket” e a opção onde ele pergunta quem será o passageiro. No fim da página, o site ainda oferece a a reserva de assento por 4,50 euros. Vale a pena, vai que você não consiga uma boa poltrona?!

Escolha “Online ticket”

Escolha “Online ticket”

Você não consegue escolher uma poltrona específica, mas consegue marcar opções mais próximas do que você deseja e o site faz a escolha de lugar por você. Em “Compartment Type” tem “Open Saloon” que é o vagão comum. “Open Saloon with table” são aquelas poltronas viradas uma de frente para a outra com mesa no meio e “Compartment” que são as cabines fechadas.

Escolha do tipo de assento

Escolha do tipo de assento

Em “Location of the seats” você pode escolher entre janela ou corredor e por fim em “Zone” eles oferecem “Phone zone” onde os passageiros podem convesar e falar ao telefone ou “Quiet Zone” onde o silêncio reina absoluto. Feita a sua escolha é só clicar em “Proceed”.

Na tela seguinte o site mostra o resumo da sua reserva. Confira se está tudo de acordo com as suas escolhas, marque “Make Reservation” e clique em “Proceed”.

Confirme os dados e siga em frente

Confirme os dados e siga em frente

A próxima tela mostra mais alguns serviços. Eu não comprei nenhum deles, mas pode ser interessante já comprar o “Single Ticket” para quando você chegar a seu destino, poder usar a rede local de transporte até seu hotel. Não foi o meu caso, só cliquei em “Proceed”.

Mais serviços

Mais serviços

Nesta tela você precisa marcar o tipo de identificação. No caso de estrangeiros, só o Cartão de Crédito é válido como identificação, nem mesmo o passaporte. Por isso o seu nome no cadastro tem que estar exatamente como impresso no seu cartão de crédito, lembra que eu falei isso lá atrás?

Tela de identificação

Tela de identificação

Na tela seguinte vem a forma de pagamento. Além do cartão do crédito, você pode fazer o pagamento via PayPal, em ambos os casos é cobrada uma taxa de 0,50 centavos de euro. Clique em continuar.

Finalmente a tela de pagamento

Finalmente a tela de pagamento

Na tela seguinte o site mostra um resumão da sua compra. Mais uma vez, confira se está tudo certo e finalmente, clique em “Proceed” para fechar a compra.

Mais uma vez, confirme tudo

Mais uma vez, confirme tudo

A próxima tela é a confirmação da compra. Você consegue imprimir aqui o seu Ticket e o site ainda dá algumas orientações, como a impressão ter que ser feita em papel tamanho A4 e a recomendação de apresentar o cartão de crédito da compra como identificação durante a viagem.

Imprima aqui o seu ticket

Imprima aqui o seu ticket

Nesse momento, você deve ter recebido em seu email uma confirmação da compra com o Ticket também anexado.

Entendendo a sua passagem

A passagem vem em Alemão e como eu não falo uma linha sequer do idioma, demorei um pouco para entender o meu ticket, mas o que você precisa saber está marcado embaixo:

Entendendo a sua passagem

Entendendo a sua passagem

1 – A data da sua viagem

2 – O trecho. No meu caso saindo de Berlim para Frankfurt às 12h25 da estação B-HBF (Berlin Hauptbahnhof), a estação central de Berlim.

3 – Os valores da sua passagem vem aqui.

4 – Seus dados conforme no cartão e o código da reserva (Auftragsnummer) que com ele você consegue imprimir um ticket caso necessário nas máquinas de autoatedimento das estações.

5 – Aqui vem os dados da viagem como Datum (data), Zeit (horário), Gleis (plataforma), Produkte (número do serviço) e os dados do seu assento 1 Sitzplatz (1 lugar, no meu caso); WG.2 (carro número 2); Pl 71 (Poltrona 71); Fenster (janela), Großraum (salão aberto), Nichtraucher (não fumante) e Ruhebereich (zona silenciosa).

Mais informações no site

Como você se registrou, no site é possível ter mais detalhes da sua viagem, como o itinerário, mapa das estações, conexões e a outros serviços.

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças comprar passagens de trem usando o site da DB? É só ter um pouco de paciência pois o site não é muito bem otimizado e são várias telinhas até você conseguir finalizar a compra. Mas super vale a pena em comparação a site da Rail Europe, seja pela economia de 20 euros (cerca de R$ 87,00) e por conseguir imprimir seu ticket em casa.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

11 Comentários

  • Responder outubro 5, 2015

    Erika

    Muito bom, Fabricio!!! Obrigada por me fazer economizar com a Rail!! Kkkk! Abraço!

    • mm
      Responder outubro 5, 2015

      Fabricio Moura

      Essa é a ideia! kkkkkkk Abração!

  • Responder outubro 22, 2015

    collana di oro uomo

    Obrigado CAROL, os idosos e crianças nao precisam comparecer mesmo, (caso seja solicitado) mas no caso da Eliane Pellegrinelli ela disse que esta tirando o visto com a filha, e quer muito viajar. Por isso disse que ela levasse a filha, para o consul poder ver que as duas estao indo juntas e que o visto dela seja aprovado…
    collana di oro uomo http://www.topbulgari.net/it/collana-in-oro-giallo-bulgari-bzero1-con-pendente-di-diamanti-asfaltata-p-237.html

  • Responder janeiro 5, 2017

    Lilian

    Olá Fabricio. Acabei de comprar uma passagem pelo site, pensei que receberia o bilhete por email, mas vem pelo correio, é isto mesmo ?
    Grata.

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Não, vem por email e no fim da compra você tem que que escolher “Online Ticket” pra poder imprimir na hora.

  • Responder janeiro 7, 2017

    Eleonora Rodrigues

    Fabrício, muito boa sua descrição!
    Dá para comprar sem stress.
    Muito obrigada!

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Simmm, super fácil e mais barato.

  • Responder julho 21, 2017

    Claudia

    Valeu Fabricio, por dedicar seu tempo a auxiliar as pessoas. Mesmo lendo sem dificuldades em inglês me senti muito mais segura após seu post.
    Obrigada!

    • mm
      Responder julho 21, 2017

      Fabricio Moura

      Obrigado, Claudia =)

  • Responder agosto 17, 2017

    Carolina Iris

    Oii, tudo bem? Eu comprei para duas pessoas mas não precisei colocar os dados do outro passageiro. Será que tá certo? Sabe algo sobre isso? Grata desde já.

    • mm
      Responder agosto 17, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carolina, tudo bem? Não sei te responder, eu comprei só pra mim na época. Mas no site você consegue consultar a passagem e fazer a manutenção dos dados.

Deixe uma resposta