Em agosto de 2015 eu tive a oportunidade de me hospedar pela primeira vez em um apartamento agenciado pelo Airbnb, em Buenos Aires. Tenho até um pouco de vergonha de dizer que nunca havia usado o serviço, mas sempre existe uma primeira vez para tudo, mesmo que um pouco tardia.
O Airbnb é uma plataforma comunitária onde pessoas anunciam e reservam acomodações em todos os cantos do mundo. O serviço surgiu em 2008 e hoje conta com mais de 550 mil acomodações anunciadas. Você pode alugar desde um quarto até o imóvel inteiro. Tem ofertas para todos os gostos e orçamentos.
Por que se hospedar em um Airbnb?
Se você ainda está na dúvida se deve ou não considerar essa opção de hospedagem em sua próxima viagem, eu listei abaixo boas razões para você trocar um quartinho caro de hotel por uma hospedagem via Airbnb:
É mais pessoal
Se você não gosta dos ambientes frios e impessoais dos hotéis, não suporta a possibilidade de dividir um banheiro coletivo em um hostel ou já não tem paciência e nem idade para barganhar por um sofá no couchsurfing. Então o Airbnb é seu lugar.
Você pode alugar desde um quarto até um apartamento inteiro. Sabe aquela ambiente caseiro que você sente falta quando deixa o conforto do seu lar para viajar? Com Airbnb você tem um pouco disso, mesmo que não seja a sua casa.
Desde o começo das negociações até a sua partida, você terá contato com o dono do imóvel. Isso é legal, pois são pessoas que gostam de receber bem e sempre dão dicas da cidade, daquelas que a gente nunca encontra nos guias de viagens. Nada como ser tratado bem estando longe de casa, não é mesmo?
É mais barato, sim!
Com o dólar e o euro nas alturas, fica cada vez mais difícil viajar bem e barato, a gente precisa rebolar para cortar custos e nesse ponto o Airbnb é imbatível. Você pode se hospedar um lugar incrível pagamento menos do que pagaria em um hostel.
Mesmo que você não alugue o imóvel inteiro, vai poder usar das facilidades dele. Como internet, cozinha e lavanderia. Pense na economia que você vai fazer não tendo que jantar todos os dias fora, procurar lavanderias ou pagar pelo acesso a internet nos hotéis que cada vez mais tem cobrado por esse serviço.
É seguro
O pagamento é feito por cartão de crédito, Paypal ou boleto bancário no caso do Brasil. Toda transação acontece no site, em nenhum momento você vai mandar uma grana pra conta do dono do imóvel.
Seja como um local
Cansado do rótulo de turista? Quer viver a experiência de um local? Hospedado via Airbnb você poderá ser um pouco disso. Conhecer os hábitos, costumes, trocar experiências com seu anfitrião. Coisa que você jamais teria em um hostel, por exemplo, onde todos os hóspedes são de outros lugares.
Dicas que valem para qualquer tipo de hospedagem
1) Sempre pesquise muito, esse é o segredo para conseguir boas acomodações. Nunca se empolgue com os primeiros imóveis que encontrar, saiba que em alguns lugares existem milhares de locais disponíveis, alguns apartamentos são bem mais caros que hotéis mais famosinhos.
2) Converse muito com o dono do lugar antes. Combine horários de chegada e saída, peça referências e dicas de como chegar.
3) Pergunte que facilidades o imóvel oferece.
4) Se informe sobre a política de cancelamentos do lugar.
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram
Carine
Olá, eu vou viajar para a Argentina, Chile e Uruguai, procurei apartamentos no Airbnb mas não achei os preços vantajosos, encontrei apartamentos com preços semelhantes no Booking. Vou continuar pesquisando, pois é sempre bom novas ferramentas que possam ajudar.
Legal suas dicas do site!
Fabricio Moura
Valeu, Carine! Preços no Airbnb tem variado bastante ultimamente, as vezes, já não vale tanto a pena. Tem que pesquisar mesmo. Bjs