O que fazer em Arraial d´Ajuda no litoral da Bahia

O que fazer em Arraial d´Ajuda

Depois de pousar em Porto Seguro, a cidade de Arraial d´Ajuda foi minha primeira parada na viagem por essa parte do litoral da Bahia, chamada de Costa do Descobrimento. A razão? Como o nome já diz, foi por essas bandas que o Brasil foi descoberto pelos portugueses em 1500.

Apesar de Arraial d´Ajuda ser uma cidade de passagem para quem chega em Porto Seguro e vai em direção a Trancoso, a cidade tem um centro histórico super bonitinho e praias ótimas. Além de que, é uma boa opção de hospedagem para explorar a região.

O que fazer em Arraial d´Ajuda: Mirante da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda


O que fazer em Arraial d´Ajuda


Dá para resumir Arraial d´Ajuda de duas formas: centro histórico e praias. O legal da cidade é passar o dia nas praias e no fim de tarde e noite explorar o centro histórico e os bons restaurantes.

Arraial tem várias praias, as mais famosas são a Praia do Mucugê, Praia do Parracho, Praia da Pitinga e a mais distante e tranquila de todas, a Praia de Taípe, já em direção a Trancoso.

O que fazer em Arraial d´Ajuda: Praia do Mucugê

Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a principal praia de Arraial d´Ajuda e a mais famosa de todas, cheia de barracas e música ao vivo. Quem procura um pouco de tranquilidade, é melhor fugir dessa região das barracas e ir mais para o sul, para a Praia do Parracho. Mas se você quiser andar um pouco mais, eu recomendo a Praia de Taípe (leia mais aqui), que é linda e muito tranquila.

Praia de Taípe

Praia de Taípe

A verdade é que todas essas praias são bonitas e o mar é gostoso em todas elas, por isso, eu acho que vale escolher uma praia que agrade mais o seu estilo e curtir a vontade, sem ficar preocupado em explorar todas as praias da região.

A tarde vale subir a ladeira de volta para o centro de Arraial d´Ajuda e curtir o centro histórico. Ele gira todo em torno da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, a modesta igrejinha que começou a ser construída em 1550 e foi o primeiro santuário do Brasil.

O que fazer em Arraial d´Ajuda: Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda

Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda

Mirante

Atrás dela fica um mirante famoso, de onde a gente tem uma vista sensacional da costa. A tradição local diz que se você amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim nas grades do mirante, seus desejos serão realizados. Fato é que o visual é lindo e colorido.

A noite escolha um restaurante charmoso para um delicioso jantar, mas aqui vai uma notícia ruim: se você espera se esbaldar da maravilhosa culinária baiana nesses restaurantes, pode esquecer. O carro forte aqui é culinária italiana ou argentina, pois vários donos de restaurantes são argentinos e isso foi uma pequena decepção em Arraial d´Ajuda.

O que fazer em Arraial d´Ajuda: Centrinho da cidade

Ironicamente, o único restaurante que eu encontrei e que servia uma moqueca baiana era de um britânico. Mas olha, estava ótima e não era moqueca para gringo ver. Uma boa surpresa em Arraial d´Ajuda.


Como chegar a Arraial d´Ajuda


O aeroporto mais próximo fica em Porto Seguro e recebe dezenas de voos diários de várias cidades brasileiras. Do aeroporto você vai precisar atravessar o Rio Buranhém de balsa (10 reais a travessia). Eu recomendo alugar um carro já no aeroporto de Porto Seguro para você ter mais mobilidade, ou contratar um transfer do seu hotel (preço médio 150 reais ida e volta).


Onde se hospedar em Arraial d´Ajuda


Arraial d´Ajuda é cheia de opções de hospedagem para todos os bolsos. Andando por lá, eu fiquei apaixonado por algumas ruazinhas super arborizadas com pousadas e restaurantes lindos. Eu marquei essa região no mapa abaixo e no link você pode ver a relação de pousadas e hotéis.

Onde se hospedar em Arraial d´Ajuda

Veja aqui a minha lista de sugestão de hospedagem em Arraial d´Ajuda

Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.

Booking.com

Leia mais

O que fazer em Trancoso
Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Praia de Taípe entre Arraial d´Ajuda e Trancoso


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar