A Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil

a Praia do Espelho

Eu estava cheio de expectativas para conhecer a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. E se tem algo que eu aprendi, é quanto maior a expectativa, maior pode ser a decepção. Mas calma, não estou dizendo que a Praia do Espelho não merece esse título, é que para que ela mostre todo o seu esplendor existem alguns fatores que precisam estar combinados. Mas vamos por partes, ok?

A Praia do Espelho fica no litoral sul da Bahia, entre a badalada Trancoso e a calma e bucólica Caraíva. O acesso difícil faz com que seja um dos cantinhos mais isolados e exclusivos dessa região.

A Praia do Espelho tem esse nome pois quando a maré está baixa e o tempo está claro e ensolarado, ela tem um efeito semelhante a um espelho, refletindo a luz do sol na água. Quando esse fenômeno não acontece, ela é apenas outra das praias lindas do sul da Bahia, e tudo bem, ela não deixa de ser bonita por isso.

A primeira imagem da Praia do Espelho

Quando eu cheguei lá, a maré estava alta e tempo nublado. Pronto, bastou para dar um pouco de arrependimento de ter enfrentado aquela longa estrada esburacada até lá. A primeira imagem que a gente vê é do mirante ao lado do estacionamento, um visual deslumbrante, mas como vocês podem ver na foto, o céu estava fechado e o dia não estava muito bonito, mas fomos lá.

Depois de descer a longa escadaria morro abaixo, chegamos na famosa Praia do Espelho. Sim, é bonita, não estava cheia, mas longe da fama que ela tinha conquistado. Mas como a natureza sempre tem alguma surpresa para revelar, eis que o tempo deu uma bela melhorada em questão de minutos e tudo começou a ficar mais bonito.

O mirante

A Praia do Espelho é imensa, você pode gastar horas andando por ela, e foi caminhando sentido norte que descobrimos uma parte escondida, ainda mais isolada, formando uma pequena baía. Então o céu se abriu e a água assumiu tons e mais tons de azul e ficou tudo ainda mais lindo.

Não chegamos a ver o efeito do espelho na água, mas o mar estava lindo, a temperatura estava ótima e curtimos uma praia deliciosa. Agora sim, tinha valido a pena chegar até lá.

Um dos cantinhos da praia, e o tempo ia melhorando

O presente da natureza

Algumas horas depois o tempo estava lindo


Como chegar a Praia do Espelho


A Praia do Espelho fica no distrito de Curuípe, entre Trancoso e Caraíva. O acesso é por estrada de terra, bem sofrida por sinal. A melhor maneira de ir é alugando um carro, eu aluguei um em Arraial d’Ajuda por 90 reais a diária.

Para quem está em Porto Seguro, basta atravessar para Arraial d’Ajuda de balsa, em Arraial você pode optar por seguir pela BA-986 e depois pela BA-001, que são asfaltadas mas que tem uns buracos pelo caminho. O trajeto tem 32 km até o trevo de Trancoso, lá você deve pegar a estrada de terra sentido Caraíva/Praia do Espelho por 18 km. Esse que é o trecho ruim, se estiver chovendo deve ser evitado pois pode virar um atoleiro.

A parte boa da estrada

Outra rota mais curta é seguindo pela estrada de terra de Arraial d’Ajuda a Trancoso, são 14 quilômetros e a estrada não é tão ruim pois como existem vários condomínios de luxo por ali, a estrada é bem cuidada.

Apesar de ser um lugar meio inóspito, existem alguns vilarejos pelo caminho, eu não vi postos de gasolina e perto de Curuípe tem uma oficina mecânica que vive cheia por conta dos carros que quebram naquela estrada. Também não precisa ficar com medo de se perder, volta e meia tem uma plaquinha indicando a Praia do Espelho. O estacionamento custa 20 reais e não aceitam cartões.

Você pode contratar um tour também, eu vi sendo vendido em Arraial por 55 reais. Também existe uma linha de ônibus que sai de Arraial, passa por Trancoso e segue até Caraíva, mas você vai precisar descer 3km antes da praia, ou seja, não recomendo, é muito perrengue.


Onde comer, beber e ficar na Praia do Espelho


Por ser um lugar exclusivo e isolado, não é uma praia barata. Na praia existem poucos quiosques, e os preços são de doer no bolso. Uma cerveja long-neck custa 14 reais, uma porção de batatas fritas por 40 reais e uma de peixe por 70 reais. Vale dizer que aceitam cartões de crédito e tem wi-fi.

Ninguém é de ferro, mas era cara

Uma dica boa para quem vai de carro é levar um cooler com bebida e comida e não gastar uma fortuna nas barracas.

Quem quiser se hospedar na Praia do Espelho vai pagar caro, mas vai ter esse paraíso particular só para você.

Não existem muitas opções, mas eu listei as melhores abaixo:

Bahia Beach House

Bungalow Bahia Praia do Espelho

Pousada do Outeiro

Pousada Brisas do Espelho

Pousada Bendito Seja

Hotel Fazenda Calá & Divino

Que tal essa vista?


O que eu recomendo


Para quem quiser gastar pouco, pode se hospedar em Trancoso ou em Arraial d’Ajuda e fazer um bate-volta até a Praia do Espelho.

Trancoso não é uma cidade barata, mas tem boas opções de hospedagem, até mesmo dentro do Quadrado, o centrinho histórico e lugar mais lindo da região.

Veja a minha lista de sugestão de hospedagem em Trancoso

Outra opção ainda mais econômica é se hospedar em Arraial d’Ajuda, que também tem praias lindas e lugares muito bacanas.

Veja a minha lista de sugestão de hospedagem em Arraial d’Ajuda


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar