O que fazer em Trancoso no litoral sul da Bahia

O que fazer em Trancoso

Trancoso ficou famosinha por ser o destino escolhido pelas “celebs” em busca de paz, descanso e também de badalação. Mas a boa notícia é que você não precisa ser rico e famoso para curtir Trancoso. A cidade e a região cabem em qualquer bolso e nesse post eu vou explicar o que fazer em Trancoso sem gastar rios de dinheiro.

Só para você se localizar, Trancoso é um vilarejo super charmoso que pertence a Porto Seguro, no sul da Bahia e tem uma população de 11 mil habitantes. A cidadezinha fica entre Porto Seguro e Caraívas. É bem pequena mesmo e dá para chegar lá facinho, vou explicar melhor no fim do post.

A vibe de Trancoso


O que fazer em Trancoso


Trancoso se resume a duas coisas: praias lindas e o centro histórico da cidade, chamado de Quadrado. Vai se familiarizando com esse nome pois tudo lá gira em torno dele.

Sabe aquelas fotos lindas de Trancoso com casinhas rústicas e a igrejinha ao fundo? Ali é o Quadrado e nas casinhas funcionam pousadas e restaurantes. As pousadas tem essa carinha de rústica por fora mas são super luxuosas por dentro. Com piscinas de borda infinita incríveis que deixaria qualquer um apaixonado.

Dentro do Quadrado não entram carros, o que confere ao lugar essa atmosfera de paz, é uma delícia. Andar pela grama sem compromisso, apreciando as casinhas antigas é super relaxante e não paga nada, né?

O que fazer em Trancoso: O Quadrado

A vista do mirante

Atrás da igrejinha fica um mirante com uma vista sensacional da Praia dos Nativos e do mar da Bahia. O lugar fica cheio de crianças jogando bola, correndo e brincando. Algo que a gente que vive em cidades médias e grandes não vê com frequência, não é?

Geralmente quem visita Trancoso opta por curtir a manhã e o começo da tarde nas praias e o fim de tarde e a noite no Quadrado. Isso porque os restaurantes e bares dessa área só abrem no fim do dia.

O que fazer em Trancoso: Restaurante no Quadrado

O quadrado

Falando em praias, elas são lindas e são muitas. Aqui vale a pena escolher uma ou duas e ser feliz, pois todas são lindas. A não ser que você vá ficar um mês em Trancoso e queira explorar todo o litoral.

Mas fica ligado, pois algumas tem o mar bem violento, a gente percebe que não é muito seguro pelo diminuto número de banhistas, mesmo com o calorão e sol na cabeça. Uma delas é a Praia do Rio Verde, com uma imensa faixa de areia, mar batido e ondas que parecem que vão quebrar a gente em duas partes. Essa também é uma das mais badaladas, com pousadas de luxo, bares e baladinhas. Mas para quem procura sossego, é só andar um pouco para o sul e encontrar a paz.

O que fazer em Trancoso: Praia do Rio Verde

Outra super famosa é a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ela fica a 18 km ao sul de Trancoso, pertinho de Caraíva. Aqui no blog tem um post onde eu falo dela e explico como chegar lá (leia aqui).

Praia do Espelho

A Praia dos Nativos é aquela que a gente vê de cima do mirante da igrejinha, é super bonita e de fácil acesso. Algumas pousadas de luxo tem acesso direto a essa praia, mas você pode desfrutar do lugar independente de onde estiver hospedado.

Ali perto fica a Praia dos Coqueiros, outra praia linda mas bem parecida com todas as outras. Gente, não tem praia feia nessa região, acreditem!

O que fazer em Trancoso: Praia dos Coqueiros

Um pouco mais ao norte, entre Trancoso e Arraial D’ajuda fica a Praia de Taípe, a minha favorita! Ela é super tranquila, praticamente deserta, com quilômetros de areia e falésias lindas. Apesar de isolada, ela tem duas barracas onde você pode comer sem gastar uma fortuna.

O que fazer em Trancoso: Praia de Taípe

Praia de Taípe

E no fim do dia, todo mundo volta para Trancoso para curtir o Quadrado. O forte ali são os restaurantes, um mais charmoso que o outro. Mas nas duas vezes em que eu jantei ali não dei muita sorte, a comida não estava boa. Na primeira vez pedi um peixe no Restaurante Canto do Quadrado e estava sem sabor, na segunda uma carne no restaurante da Pousada Morena que estava uma borracha.

Falando em restaurantes, os preços deles não são exatamente baratinhos, mas também não são exorbitantes, os pratos custam em média 60 reais. Saindo do Quadrado a gente acha outros restaurantes bons e com pratos bem mais em conta.

O que fazer em Trancoso: O charme do Quadrado a noite

Um lugar muito charmoso

Trancoso é uma delícia mesmo, é o tipo de lugar com uma atmosfera única. A vontade é ficar lá para sempre e não ir embora nunca mais.


Como chegar a Trancoso


De carro

A partir de Porto Seguro, onde fica o aeroporto mais próximo, existem dois caminhos: Um mais curto em estrada de terra e um mais longo de asfalto, mas com alguns trechos bem esburacados.

Saindo de Porto Seguro, você precisa atravessar para Arraial d’Ajuda de balsa, em Arraial você vai seguir pela BA-986 e depois pela BA-001, que são asfaltadas, são 44 km até lá.

Reze para não ter um problema no carro pois a estrada não tem infraestrutura nenhuma, nada de postos de gasolina, oficina mecânica ou borracharia.

Se você optar por fazer um dos trechos pela estrada de terra, vai seguir pela BA-986 até uma placa a esquerda indicando Trancoso e a Praia de Taípe, no total são 28 km até Trancoso. A estrada estava boa em novembro de 2017 quando eu passei lá. Ali existem vários resorts de luxo e eles cuidam da manutenção da estrada. O caminho no geral é fácil e tem até sinalização em alguns pontos.

A parte boa da estrada

Chegando em Trancoso, você pode ser abordado por alguns caras usando uma camiseta de agências de turismo, eles dizem que é um serviço da prefeitura para guiar visitantes. No fundo os caras trabalham para barraqueiros e eles levam as pessoas para as praias onde ficam essas barracas, claro, esperando que você consuma, mas ninguém te obriga a nada. Nós recusamos e o cara ficou seguindo a gente de moto indicando o tal caminho, ficamos até com um pouco de medo, sabe como é, quem mora em cidade grande fica sempre alerta.

Outra dica importante: tenha dinheiro trocado para pagar os estacionamentos e os flanelinhas quando for estacionar nas proximidades do Quadrado.

De ônibus

Você consegue também chegar em Trancoso de ônibus. Considerando que você chegue por Porto Seguro, atravesse a balsa para Arraial D’ajuda e pegue o ônibus da Viação Águia Azul em frente ao desembarque da balsa. São 14 frequências diárias em cada sentido, veja os horários aqui.

A cara de quem está louco pra voltar


Onde se hospedar em Trancoso


Trancoso tem hospedagem para todos os bolsos, das pousadas luxuosas até os hostels. Dá uma olhada na nossa lista de hotéis abaixo.

Booking.com

Não encontrou o hotel acima, dá uma olhada na nossa lista completa de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder Janeiro 8, 2018

    Fabio Pastorello

    Adorei o post, sempre bom lembrar de Trancoso e as fotos estão lindas. Taípe também é a minha favorita, principalmente aquele pedacinho da Lagoa Azul. Abraços.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.