Como é voar com a Lao, Airlines a linha aérea do Laos

Como é voar com a Lao Airlines

Como é voar com a Lao Airlines, a principal empresa aérea do Laos e que oferece um serviço correto e pontual entre as principais cidades do Laos e países vizinhos.

***

Na minha última viagem pela Ásia, eu procurava uma forma mais barata de ir de Luang Prabang no Laos para a capital do país, Vientiane. A distância entre as duas cidades é de 340 quilômetros e o trajeto pode ser feito de ônibus, mas a viagem pode durar de 10 a 12 horas por conta das estradas ruins do Laos, opção automaticamente descartada. Existem duas empresas que voam direto entre as duas cidades, a minúscula Lao Skyways que só tem uma aeronave turboélice de fabricação chinesa e a Lao Airlines, a linha aérea de bandeira do país.

A Lao Airlines me pareceu de longe a melhor opção. A empresa tem uma frota de 11 aeronaves Airbus A320 e ATR72 e voa para 20 cidades no Laos, Camboja, China, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Coréia do Sul.

A compra da passagem eu fiz pelo site deles (laoairlines.com) que está disponível também em inglês. A compra foi super tranquila, o processo é todo intuitivo e sem pegadinhas. O pagamento eu fiz com meu cartão de crédito e em questão de minutos recebi o e-ticket no meu email.

Vale dizer que todos os passageiros podem despachar uma mala de até 20 kgs e também levar uma bagagem de mão de até 7 kgs para voos domésticos e 10 kgs para voos internacionais. Eu levei uma mala de 19 kgs e uma mala de mão de quase 9 kgs, além de uma terceira bolsa tipo carteiro e em nenhum momento eles conferiram o peso ou questionaram a terceira bolsa.

O voo partiu do Aeroporto Internacional de Luang Prabang com destino ao Aeroporto Internacional Wattay em Vientiane, um trajeto com duração de 45 minutos.


Como é voar com a Lao Airlines


Check-in e segurança

Eu fiz o check-in no balcão da companhia no Aeroporto Internacional de Luang Prabang, no momento eles tinham 4 posições atendendo e eu esperei cerca de 3 minutos para ser atendido. O funcionário pegou meu passaporte, despachou a minha mala e me deu o cartão de embarque. Não fez nenhuma pergunta sobre itens proibidos na bagagem de mão, ou pesou a minha mala de mão.

Logo ao lado dos balcões de check-in ficam os balcões de conferência dos voos domésticos e internacionais. Depois dessa parte, independente se passageiro estiver indo para fora do Laos ou para algum destino doméstico, a verificação de raio-x e sala de embarque são as mesmas.

Diferente de outros países, não me pediram para retirar o computador da mala ou retirar os sapatos. Também não olharam passaporte ou cartões de embarque e em questão de dois minutos eu já estava na sala de embarque.

Sala de embarque de Luang Prabang

Embarque

O embarque começou exatamente na hora prevista e pela pela primeira vez na vida, eu vi passageiros respeitando a ordem de chamada para embarque. Só se levantavam quem fosse embarcar naquele momento.

A tripulação foi super simpática e algo que chama bastante atenção nessas companhias asiáticas são os uniformes das comissárias, acho lindo. Todos os anúncios são feitos em laociano, o idioma oficial do Laos, e inglês.

A aeronave

O voo foi operado por um Airbus A320, a aeronave estava com 6 anos de uso e foi entregue nova para a Lao Airlines e confesso que foi uma ótima surpresa. O avião está configurado com 16 poltronas da executiva (layout 2-2) e 126 na econômica (layout 3-3).

Como é voar com a Lao Airlines: classe econômica do A320

Como é voar com a Lao Airlines: super colorido

Como é voar com a Lao Airlines: ótimo espaço entre as poltronas

O avião estava limpo, as poltronas de couro verde, carpete azul escuro e cintos de segurança amarelos davam um tom alegre. Parecia um pouco com as poltronas da Ethiopian Airlines.

O espaço entre as poltronas era excelente, parecia uma premium economy. Eu tenho 1,77cm e pude até cruzar as pernas. As poltronas tinham também apoio de cabeça ajustável, sistema de entretenimento de bordo individual e entrada USB. Mas que não estavam funcionando nesse voo, acredito que por ser um trajeto muito curto.

Como é voar com a Lao Airlines: telas individuais e porta USB

Voo e serviço de bordo

Começamos o push-back 20 minutos antes do previsto, acredito que em razão da organização da empresa e dos passageiros que foram ordeiros e educados. Pouco antes de decolar os comissários distribuíram toalhinhas refrescantes.

Como é voar com a Lao Airlines: pushback

Como é voar com a Lao Airlines: decolando em Luang Prabang

Esse voo não teve serviço de bordo, nem daria tempo mesmo. Mas a tripulação distribuiu garrafinhas de água para os passageiros.

Como o sistema de entretenimento de bordo estava indisponível, uma opção era a revista da empresa, a Champa Meuanglao, uma publicação bem mediana que precisa urgente de um plano editorial.

Como é voar com a Lao Airlines: revista de bordo

O voo foi super tranquilo, mas na descida em Vientiane fomos pegos por uma tempestade, o avião foi jogado de um lado para o outro, tocou a pista com certa dificuldade e custamos para parar.

A chuva era tanta que ficamos presos dentro do avião por uns 30 minutos até poder desembarcar. Os voos domésticos estão chegando em um terminal improvisado no aeroporto de Vientiane e ele não tem fingers. Como a rampa estava alagada por conta da chuva, nem os ônibus da empresa conseguiam chegar até o avião.

Quando a chuva diminuiu, conseguimos desembarcar. Os funcionários da Lao Airlines foram acompanhando os passageiros um por um com guarda chuvas até os ônibus.

Como é voar com a Lao Airlines: desembarque depois do alagamento

O desembarque foi bem bizarro, o ônibus saiu do aeroporto e parou na porta de entrada do terminal. Nós entramos pela porta da frente, passamos pelo diminuto saguão e entramos na área fechada para poder retirar as malas. Nenhuma conferência foi feita. Qualquer pessoa poderia entrar na área fechada do aeroporto tranquilamente. Eu fiquei um pouco chocado com a preocupação zero com a segurança das autoridades aeroviárias do Laos.

Não sei se foi por conta da chuva ou se esse procedimento é normal no Laos. Depois de uns 40 minutos a minha mala chegou naquela sala apertada e com apenas uma esteira velha para todos os voos. Foi extremamente caótico.

Conclusão

Voar com a Lao Airlines foi uma excelente surpresa. A companhia é super pontual, conta com aeronaves boas e confortáveis e tem funcionários muito simpáticos e prestativos. A experiência ruim no aeroporto não tem nada a ver com a empresa. Mas uma falha de infraestrutura do principal aeroporto internacional do país. Certamente eu voltaria a voar com eles.

Postado em:
27 de julho de 2017

Imagem de capa: Suparat Chairatprasert (Airliners.net)


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar