Como é voar com a Latam dentro do Brasil e o Mercado Latam

voar com a Latam dentro do Brasil

Várias pessoas me pediram um post sobre como é voar com a Latam dentro do Brasil e como está funcionando a cobrança serviço de bordo da empresa e as principais mudanças desde o fim da TAM e o nascimento dessa nova empresa aérea.

Bom, provavelmente você sabe que a TAM foi comprada pela chilena LAN Airlines e dessa fusão surgiu a Latam Airlines. Quem estava habituado a voar com a TAM, estranhou muito todas as mudanças que a companhia passou até agora. Realmente é outra empresa e infelizmente, mudou para a pior.

A Latam é uma empresa com preço de companhia aérea premium e com serviço de low-cost. Se antes, na TAM, a gente tinha balinhas de boas vindas e serviço de bordo gratuito, hoje a gente tem que pagar para despachar as malas e pela comida.

Eu já fiz vários voos dentro do Brasil com a Latam, de São Paulo para Belém, São Luís, Rio, Curitiba e recentemente ida e volta para Porto Seguro na Bahia. Nesse post, eu vou falar como é voar com a Latam dentro do Brasil na rota de São Paulo (Guarulhos) a Porto Seguro.

Presença da Latam no T2 em Guarulhos


Como é voar com a Latam dentro do Brasil


Compra da passagem

Eu comprei as passagens direto no site da Latam e não tem mistério, só que a gente precisa ficar atento as faixas de preços pois a tarifa Light – a mais barata – não possui despacho de bagagem incluída. As tarifas Flex e Top possuem despacho de bagagem de 1 ou 2 malas de até 23kgs e algumas outras facilidades, além de outras faixas de acúmulo no programa de fidelidade.

Eu voei só com a mala de mão e com a tarifa Light o passageiro pode levar uma mala de mão de até 10 quilos e uma mochila ou bolsa. Para mim, estava perfeito. A tarifa Light também permite a marcar a poltrona e acumular milhas no Latam Fidelidade.

Fique atento às condições das tarifas

Check-in

Eu fiz o check-in pelo aplicativo da Latam, de maneira simples e rápida. Como não ia despachar a mala, eu cheguei no Aeroporto de Guarulhos faltando pouco mais de 1h para o embarque e entrei direto para a sala de embarque doméstico no Terminal 2.

Embarque

Eu estava na sala de embarque quando foi anunciado que o voo teria um atraso em razão das condições climáticas em Porto Seguro. Chovia muito forte na cidade e a pista daquele aeroporto por ser curta, não oferece condições seguras para as operações de pouso e decolagem com chuva intensa. Bom, as horas foram passando até que o voo foi cancelado e remarcado para o dia seguinte. O que fazer, né?

Voo que foi cancelado

A Latam providenciou hotel, transporte e jantar para todos os passageiros. Mesmo morando em São Paulo, eu optei pela acomodação da empresa, para facilitar o retorno para Guarulhos no outro dia.

No dia seguinte o voo estava marcado para sair às 13h30, voo JJ3602 e lá fomos nós. Embarque de prioridades, seguido dos demais passageiros em fila única.

A aeronave

Os voos ida e volta foram operados pelos Airbus A321 configurados em classe única com 220 poltronas na tradicional cross section 3-3. A aeronave, prefixo PT-MXI (que curiosamente cumpriu o voo de ida e volta) ainda está com a pintura da TAM.

A aeronave foi fabricada em 2011 e entregue nova a TAM, por tanto, já tem aí 6 anos de uso e está bem conservado.

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: A321 da Latam ainda na pintura da TAM

Estas aeronaves não são equipadas com sistema de entretenimento individual, apenas as telas coletivas e que só tinham o mapa de voo sendo exibido. Por outro lado, os A321 estão equipados com o Latam Entertainment, o sistema de entretenimento da Latam e que pode ser acessado com o aplicativo Latam Entertainment para iOS e Android.

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: O A321 por dentro

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: Tomadas entre as poltronas

Espaço razoável entre as poltronas

Voo e serviço de bordo

O voo partiu com 30 minutos de atraso, em nenhum momento a companhia explicou a razão. Já o voo de retorno estava previsto para sair às 14h45 e às 14h43 estava alinhado na pista para a decolagem, acho que foi meu primeiro voo da Latam sem atraso.

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: Voo tranquilo

Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo pago, o Mercado Latam. O modelo é semelhante ao das empresas aéreas do segmento low-cost, ou seja, é tudo pago mesmo.

Eu fiz algumas fotos do cardápio, para vocês verem as opções e os valores. Eu achei os preços medianos, nada baratinho, mas também nada absurdo, considerando o preço de aeroporto que é de doer nos bolsos.

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: Mercado Latam

Menu de vendas

O pagamento é feito em dinheiro, preferencialmente trocado ou no cartão de crédito. O cardápio tem algumas boas opções de lanches, snacks e bebidas.

Eu tomei uma cerveja e um mix de castanhas por 18 reais. Não é exatamente baratinho, mas não é proibitivo.

Opções do Mercado Latam

Opções do Mercado Latam

Opções do Mercado Latam

Opções do Mercado Latam

Depois do lanchinho eu fui explorar o Latam Entertainment. É uma versão mais compacta do sistema que vem embarcado nas aeronaves Boeing 767, 777, A320 e A350 que cumprem os voos internacionais. Tem alguns filmes, lançamentos, séries, música, mapa de navegação. Achei interessante uma opção no menu com programas de até 30 minutos de duração, bom para voos curtos.

Quem quiser assistir a programação no notebook ou sem baixar o app, é só se conectar a rede wi-fi da aeronave a digitar http://entertainment no navegador.

Latam Entertainment (detalhe do mapa de voo da volta)

Catálogo de filmes e séries

Como é voar com a Latam dentro do Brasil: Revista Vamos

Nas poltronas ficam disponíveis o menu do Mercado Latam e a revista Vamos, que é bem interessante e sempre achei muito bem feita.

O voo foi tranquilo e em 1h50 depois estávamos pousando em Porto Seguro.

Conclusão

Para quem estava acostumado a voar com a TAM, viajar com a Latam é uma decepção. Justamente por eles oferecerem um serviço low-cost e high-fare. Mas infelizmente é a tendência do mercado, né?

Leia mais

Como é voar com a Latam para o México
Como é voar com a Latam para o Chile
Como é voar no Airbus A350 da Latam


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

10 Comentários

  • Responder abril 12, 2018

    Andreia

    Boa tarde Fabricio
    Obrigada pelo relato, bem esclarecedor.
    Eles servem água de graça no voo?
    Obrigada.

    • mm
      Responder abril 12, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Andreia, obrigado pela mensagem.

      Sim, mas tem que pedir, não passam servindo.

  • Responder agosto 8, 2018

    Jailton Ferrer

    Nunca viajei pela Latam, depois do seu depoimento acho que vai ficar a desejar. 🙁

    • mm
      Responder agosto 8, 2018

      Fabricio Moura

      Depois que eu escrevi esse post ainda piorou mais.

  • Responder agosto 9, 2018

    Carlos Bianchini Pontes

    Não recomendaria a Latam ultimamente, pelo menos quando se trata de Vitória Espirito Santo, que decepção, que transtornos nos causaram, o Vôo que estava programado para Brasília 17:00 não tinha vaga e relocaram para um vôo paras as 22:00 hs, já imaginaram ficar mais 5 horas no aeroporto, sem contar que já tínhamos chegado 2 horas antes, e tem mais, na vinda de Brasília para Vitória fazendo conexão em Belo Horizonte houve um atraso de 2 horas, sendo melhor vir de carro, que gastaria o mesmo tempo, ou uma empresa aérea competente

    • mm
      Responder agosto 10, 2018

      Fabricio Moura

      Pior que todas estão no mesmo patamar, Carlos. No Brasil e fora. Eu voei de Lisboa para Varsóvia na Executiva da TAP e eles perderam a minha mala, para completar, me deixaram 6h esperando no aeroporto.

  • Responder setembro 9, 2018

    leliane

    Que medo to fora mesmo nem quero.

    • mm
      Responder setembro 9, 2018

      Fabricio Moura

      Medo de que, gente? hahaha

  • Responder outubro 1, 2018

    Alvaro

    A TAM não foi comprada pela LAN chilena, foi simplesmente uma fusão, ninguém comprou ninguém.

    Quanto ao serviço, realmente é de low cost, mas tem que se ver que hoje em média são as tarifas mais baratas no Brasil para a maioria das rotas.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.