Você consegue viajar sem fazer compras?

viajar sem fazer compras

Que atire a primeira pedra quem nunca voltou de viagem com alguma comprinha na mala. Fazer compras em viagens é um comportamento natural do brasileiro no exterior e com o dólar favorável nos últimos anos, virou algo comum aquela passadinha no freeshop ou compras nos Estados Unidos por exemplo. Viajar sem fazer compras era algo quase impensável.

Nada mais comum do que o galerão voltando de Miami com malas cheias de Hollister, Abercrombie e Tommy Hilfiger e todo mundo quase uniformizado nas ruas. Tudo bem que era mais barato que comprar aqui no Brasil e nunca vou julgar ninguém por isso. Mas uma coisa que me chocava era saber que as pessoas chegavam em Nova York e iam direto do aeroporto para os outlets. Guys, vocês estão em Nova York, uma das cidades mais desejadas do mundo e vão passar o dia dentro de um shopping?

Mas parece que o jogo mudou, essa semana eu li uma matéria no site Investimentos e Notícias com dados do blog Dicas de Nova York onde dizia que os brasileiros não deixaram de viajar para os Estados Unidos, o número se manteve regular, mas os hábitos consumistas mudaram drasticamente depois da alta do dólar.

Isso reforça o que eu já percebia com base no grande número de emails e comentários que eu recebo aqui no blog: que nós brasileiros cortamos o necessário para continuar viajando. Muitas pessoas me procuram pedindo roteiros personalizados mais em conta, mas ninguém quer deixar de viajar e todos os vôos que eu fiz esse ano estavam lotados.

Esse reflexo econômico tem o seu lado positivo (minha opinião), como viajar para aproveitar o destino e só trazer na mala só as melhores recordações. Isso me lembra o primeiro post que eu escrevi aqui no blog : Viajar é bem mais que uma linda foto nas redes sociais.

Quando a gente se desprende de algumas amarras, nos sentimos livres para viver e claro, viajar melhor. E se você que está lendo esse post agora está apreensivo por ter perdido o poder de compras no exterior, que tal relaxar e curtir mais a sua viagem?

E aí, você consegue viajar sem fazer compras?

Leia também:
Viajar é bem mais que uma linda foto nas redes sociais
8 dicas para economizar em viagens


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar